Comunicação


ID: 2771

Novo vídeo institucional da IECLB - 2014

Acesse, assista, compartilhe e divulgue a nossa Igreja!

14/06/2014

Vídeo Institucional da IECLB - 2014 - capa
Vídeo Institucional da IECLB - 2014
1 | 1
Ampliar

Com lançamento realizado durante o Encontro da Presidência com a Pastora e os Pastores Sinodais, ocorrido em São Leopoldo/RS, de 11 a 14 de março de 2014, o novo vídeo institucional da IECLB, elaborado pela equipe da Presidência com a colaboração da NTZ Comunicação, foi idealizado para apresentar conceitualmente os importantes passos da trajetória da Igreja e o atual momento da sua participação como Igreja missionária.

As premissas abordadas na elaboração do roteiro do vídeo buscaram atender os anseios de uma comunidade que vive a mesma fé e está sempre em construção no contexto da sociedade brasileira. A utilização de fotos e vídeos reais para representar essa história transmite um sentido bastante apropriado dos cuidados que a IECLB tem com a sua comunidade e com o povo do Brasil, país que a acolheu na sua missão como Igreja.

Segundo o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, um ponto importante considerado na elaboração do Vídeo Institucional da Igreja foi mostrar a IECLB como ela é: pessoas compartilhando atividades e buscando o desenvolvimento das suas comunidades com trabalho e dedicação, com vistas a um futuro com mais responsabilidade, ética, generosidade, justiça, respeito e sustentabilidade, a partir dos valores do Evangelho compreendidos pela confessionalidade luterana.

Ministros, Ministras, Conselheiros, Conselheiras, Sínodos, Paróquias, Comunidades, setores de trabalho e organizações identificadas confessionalmente receberam oportunamente o vídeo, disponibilizado nas versões Português, Português com legenda, Alemão, Espanhol e Inglês.

Agora, a Presidência disponibiliza o vídeo também no Portal Luteranos, juntamente com o documento que explica o conceito deste recurso audiovisual.

Acesse, assita, compartilhe e divulgue a nossa Igreja!


Com lançamento em 2014, a IECLB idealizou um vídeo institucional para apresentar conceitualmente os importantes passos da sua trajetória e o atual momento da sua participação como Igreja missionária. As premissas abordadas na elaboração do roteiro do vídeo buscaram atender os anseios de uma comunidade que vive a mesma fé e está sempre em construção no contexto da sociedade brasileira. A utilização de fotos e vídeos reais para representar essa história transmite um sentido bastante apropriado dos cuidados que a IECLB tem com a sua comunidade e com o povo do Brasil, país que a acolheu na sua missão como Igreja.

Várias técnicas de comunicação visual foram utilizadas na construção do vídeo que a IECLB levará ao público em geral. Imagens, animações em 3D e compilação de atividades da Instituição, que se desenrolam ao longo dos quase 200 anos da história da Igreja no Brasil, locução, textos aplicados às imagens e aos vídeos, além de trilhas especiais (uma delas, Castelo Forte) compõem os dez minutos do trabalho final.

A sequência de imagens e vídeos disponibilizados para a construção do conteúdo foi montada em movimento para que houvesse um alinhamento de forma tal que se percebesse o quanto a Igreja é ativa na missão que Deus lhe confiou e o quanto todas as organizações identificadas confessionalmente estão envolvidas nos propósitos da Igreja.

O conceitual que inspirou o roteiro é o de uma Igreja que busca realizar a sua missão e integrar pessoas, estimulando a vivência comunitária e o testemunho do Evangelho. Um ponto importante considerado mostra a realidade da IECLB como ela é: pessoas compartilhando atividades e buscando o desenvolvimento das suas comunidades com trabalho e dedicação, com vistas a um futuro com mais responsabilidade, ética, generosidade, justiça, respeito e sustentabilidade, a partir dos valores do Evangelho, colocados mais democraticamente ao alcance da interpretação de todos por meio do Reformador Martim Lutero.

Ao longo dos anos que se sucederam à imigração alemã no Brasil, o vídeo destaca o vínculo da IECLB com a nação brasileira e como os seus membros participaram na formação da nossa sociedade, buscando alcançar os mais longínquos recantos deste país. O Brasil, por si só, é um composto de culturas, etnias, contrastes diversos e, dentro desta premissa, o trabalho da Igreja, apresentado no vídeo resumidamente, não estabelece fronteiras de atuação.

O sentido gráfico-visual desta mídia consistiu em representar a história, a missão e as ações da Igreja com os melhores recursos da comunicação: o envolvimento de imagens com forte valor agregado, aliadas a vídeos, textos em áudio e legendas conceituais. Cada momento do vídeo foi planejado e desenvolvido em equipe durante um ano de trabalho, que envolveu o levantamento dos objetivos e das necessidades da Igreja, a solicitação de imagens e vídeos para os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Centros de Formação, os setores de trabalho e as organizações vinculadas confessionalmente, a elaboração do roteiro, a seleção e a edição de imagens e vídeos, a execução das animações em 3D, a aplicação de textos e efeitos visuais, além da seleção de trilhas específicas para a IECLB. Uma etapa fundamental na execução do vídeo foi a elaboração do texto para a locução, que deveria, em poucos minutos e com uma linguagem acessível, apresentar o jeito de ser IECLB, a face da Instituição. O vídeo está disponível em quatro versões: Português, Português legendado, Alemão, Inglês e Espanhol.

A interpretação de quem assiste ao vídeo se dá nas mais variadas direções e sentidos, pois este traz no seu âmago formatos de comunicação visual e informações que conduzem o espectador a assimilar os valores e as ações da Igreja. A combinação de imagens com locução, textos e trilhas, alinhados com as pessoas, a sua fé e as suas ações, encanta e emociona.

O vídeo institucional da IECLB tem início com uma animação do logotipo da Igreja em 3D, cujo movimento traz a cruz em formação sobre a imagem noturna do Brasil no planeta (via satélite). Esta montagem, com brilho e luzes, forma o aramado do logo sobre o território nacional, remetendo ao alcance geográfico da IECLB.

Em transição, a locução apresenta a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a sequência em 3D, em um giro de variadas telas simultaneamente, mostra elementos e imagens de pessoas com ações diversas em movimento circular, compondo a trajetória da Igreja ao longo da sua história. O objetivo da animação é estabelecer uma dinamicidade de movimentos em torno desta história em escala de tempo e espaço. A tecnologia aplicada para a visualização de cenas indica avanços, como em um registro de memória, permitindo às pessoas que vivenciaram alguma ou algumas das fases uma lembrança e às que não vivenciaram, um registro interessante dos elementos de construção da Igreja no Brasil.

Palavras-chave são inseridas nos conteúdos, com o propósito de estabelecer vínculo com as imagens apresentadas. Tudo tem lógica e sentido. Uma sequência de imagens antigas em movimentos acelerados, em transição para os tempos atuais, acompanhada de locução, permite às pessoas visualizarem a trajetória da Igreja, quando da chegada dos imigrantes alemães, no início do século XIX. Nesta escala de tempo, os luteranos alemães construíram, no Brasil, uma estrutura que alcança um significado muito relevante para a sociedade brasileira, de intensa atividade religiosa e cultural.

O vídeo institucional da IECLB foi concebido para representar fases distintas e bem delineadas, no sentido de uma amostragem da trajetória da Igreja, do envolvimento grandioso de pessoas para buscar cumprir a missão que Deus confiou à IECLB, levando todos à reflexão e mostrando à comunidade de fé a importância de cada um e cada uma nesta grande construção.

Esta mídia trata de forma especial a abordagem do coletivo, estabelecendo um forte conceito de união. A lógica da atuação de uma Igreja que não somente acolhe, mas vai ao encontro dos que necessitam, que prioriza pessoas, não desprezando ninguém, valorizando crianças, jovens, adultos, idosos, pobres, remediados e ricos, pessoas em paz ou em sofrimento, etc., se sobrepõe ao trivial da sociedade individualista, globalizada e vaidosa dos dias de hoje.

Pessoas, comunidade, alcance, seriedade, fé e dedicação são algumas palavras que expressam a impressão de quem acessa o vídeo institucional da IECLB. A fase especialmente elaborada para designar ações das pessoas que fazem parte das comunidades nos leva à reflexão profunda. Conduzidos por uma trilha de forte conotação emocional, especialmente para os luteranos, Deus é castelo forte, de Martim Lutero, o vídeo traz imagens aéreas desenvolvidas em 3D, cuja intenção é remeter à vida, à beleza da Criação e da nossa história: nascemos, vivemos, amamos, nos alegramos, enfrentamos adversidades, comemoramos, envelhecemos e morremos.

O ciclo da vida tem início ao nascer do sol, em um horizonte de águas que um dia Jesus nos mostrou, em momentos diferentes, ao indicar o nosso alimento e a fé, caminhando sobre as águas e se deixando batizar. Neste sentido, o vídeo traz à tona o contexto das etapas da vida, do amanhecer da nossa existência, do dia ensolarado, do céu claro, das nuvens, das tempestades, do entardecer e da noite. A vida de todos nós está assim representada suavemente, como o fundo em 3D das imagens.

Uma transição importante se faz notar no momento em que o céu se torna claro justamente na imagem da celebração, quando recebemos Cristo e, na sequência, o fortalecimento, com a comunidade de fé reunida em oração, no culto. As nuvens e o mau tempo representam a realidade que vivenciamos em um mundo de muitas dificuldades (pessoais e coletivas), descrença e violência. No vídeo, estas vivências estão claramente simbolizadas pela transição das imagens das realizações sobrepostas aos efeitos e significados que a natureza nos permite entender e associar.

Nesta lógica da vida, do dia seguinte, presente que Deus concede a cada amanhecer, tudo se inicia novamente, se renova e nós trilhamos, com fé, sob a proteção de Deus, a nossa caminhada. Este destino encontra em Jesus aquilo que a natureza representa: a força para continuar, perseverar, agir, dia após dia, em construção, em comunhão.

As imagens são aplicadas com texto sobre esta proposta gráfica, das fases da vida, fortalecendo o imaginário no sentido das finalidades das ações da Igreja. Neste sentido, a IECLB se move em todas as direções, em todas as fases da nossa existência, praticando ações em prol de um futuro digno e sustentável para toda a Criação.

A imagem que encerra o ciclo de fotos-conceito, sob o nome esperança, mostra um pai com o seu filho nos braços, ambos segurando a cruz de Cristo, nos permitindo compreender que a nossa vida está nas mãos de Deus, que nos dá forças, ajuda, conduz e protege a cada novo amanhecer.

Presidência da IECLB

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br