Comunidade Evangélica de Joinville - UP



Princesa Isabel , 508 Centro
CEP 89201-970 - Joinville /SC - Brasil
cej@ielusc.br
ID: 2382

Pastor Georg Hoelzel

01/08/1987

 

Pastor Georg Hoelzel

Poucos meses após a fundação, Joinville já contava com a presença de um pastor, que era o P. Dr. Jacob Daniel Hoffmann. Este desempenhou suas funções no período de dezembro de 1851 até julho de 1853.

Seu sucessor foi o Pastor Georg Hoelzel. D. P. Hoelzel nasceu em Neuburg, Böhmen, na Alemanha, em 1820. Antes de vir ao Brasil, atuou na Comunidade de Gablonz, na Austria.

Sua atividade pastoral iniciou em Joinville em junho de 1854, na Comunidade de Dona Francisca. A experiência adquirida.na Comunidade da Áustria e principalmente o fato de lá ter trabalhado como pastor evangélico em meio a um mundo essencialmente católico lhe foi de grande valiaem seu novo campo de trabalho. Somado a isto dois outros fatores foram determinantes para o desempenho de suas funções:

Primeiro, o fato de a Comunidade ser pequena em número de membros, o que favoreceu a possibilidade de o P. Hoelzel visitar constantemente a todos, conhecendo assim profundamente a vida de cada um. Com isto pôde verdadeiramente ser o cura d'almas de seus membros.

Segundo, que suas pregações nos cultos encontraram corações famintos pela Palavra de Deus. Tendo em vista que a Comunidade ainda não dispunha de um local de encontro regular, as pregações tão profundas do P. Hoelzel despertaram nos membros a compreensão de que a construção de uma igreja era imprescindível.

A construção de uma igreja, todavia, esbarrou eventualmente na dificuldade financeira dos imigrantes. Este apelo teve resultado positivo, pois a construção foi autorizada, e não só isto. A Comunidade recebeu também uma razoável soma em dinheiro do Governo Imperial. E as terras destinadas à construção foram doadas pela Direção da Sociedade Colonizadora. Durante o período em que o P. Hoelzel serviu à Comunidade ocorreram o lançamento da pedra fundamental, construção e inauguração do que é hoje a Igreja da Paz em Joinville. Importante é que esta construção não significou apenas a criação de um espaço para o culto a Deus, mas que através desta construção ocorreu a união de todos os membros envolvidos e principalmente o sentido e amadurecimento do ¨ser Comunidade¨.

O Pastor Georg Hoelzel permaneceu na Comunidade ate 21 de novembro de 1858, quando, por motivos desconhecidos, desistiu do ministério pastoral nesta região. Tendo em vista, porém, que após sua saída a Comunidade não se entendeu com o novo pastor e que ficou muito tempo sem atendimento direto, decidiu-se procurar novamente pelo P. Hoelzel. Este se encontrava agora em São Paulo e resolveu aceitar o convite para retornar. Quando de sua volta encontrou uma Comunidade enfraquecida numericamente, pois muitos membros acabaram se filiando à Comunidade de Estrada da Ilha. Com isto ficara difícil a manutenção do trabalho, já que também o Governo Imperial parara de prestar auxílio financeiro. Mesmo assim Hoelzel soube enfrentar estes problemas, permanecendo como guia espiritual de seus membros até 1889, perfazendo assim 27 anos de ministério pastoral em Joinville. Também esta comunidade tem neste pastor um guia que soube cunhar e determinar corajosamente o seu posterior desenvolvimento.


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987


Veja também: Prédicas e outros textos de Georg Hoelzel
 

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br