Comunidade Evangélica de Joinville - UP



Princesa Isabel , 508 Centro
CEP 89201-970 - Joinville /SC - Brasil
cej@ielusc.br
ID: 2382

''Pois teu é o reino''... Qual reino?

01/03/2011

“Pois teu é o reino”... Qual reino?
Esse é o primeiro trecho da doxologia ao final da oração que Jesus ensinou: “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. Relatos históricos nos revelam que as primeiras comunidades cristãs acrescentaram essa parte à oração do “Pai nosso”. Já no Antigo Testamento o rei Davi incluía em sua oração esse louvor (veja essa maravilhosa oração no texto de I Crônicas 29.10-14).
 
Doxologia significa ação de graças e louvor. É assim que encerramos nossa oração: dando louvor e graças. A oração, após tantos pedidos, “venha o teu reino, seja feita a tua vontade, não nos deixes cair em tentação...”, é encerrada com palavras de gratidão e a convicção de que o reino não é nosso, mas de Deus. O final da oração está conectado com o todo: dizer “pois teu é o reino” é dizer que Deus sabe o que fazer, afinal dele é o reinado, ele diz o sim e o não, é colocar-se em humildade diante de Deus sabendo que Ele exerce seu cuidado e sua autoridade.
 
Quando oramos “pois teu é o reino” colocamo-nos, como boas filhas e bons filhos, nos braços de Deus, confiando em Sua bondade e em Seu amor. E esse reino é diferente do reino que muitas pessoas acham. No reino de Deus  as pessoas são incluídas, curadas de seus sofrimentos, são amadas e perdoadas. Dizer para Deus “pois teu é o reino” é ter certeza de que somente ele pode transformar tudo quando tudo se coloca ao contrário. Nós precisamos ser alcançados por esse reino e precisamos dizer que o reino pertence a Deus. “Pois teu é o reino” e “venha o teu reino” indicam uma confissão de fé e um pedido para que o reino de Deus venha até nós. Em Jesus Cristo, o reino de Deus vem até nós e exerce a misericórdia conosco. E, para sermos fiéis, seguimos o seu exemplo de amor, partilha e doação. Dessa forma, a diaconia - nascida de Jesus - não pode ser seletiva, ela encontra o próximo no cotidiano em todas as esferas sociais. Não somos nós que determinamos quem vai entrar ou não no reino de Deus. Ele vem até nós. Saiba que você faz parte desse Reino, por causa do amor de Cristo!
 
Diác. Angela Lenke
Coordenadora do Departamento de Diaconia da CEJ-UP


Autor(a): Angela Lenke
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51791
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br