Bíblia



ID: 2769

Efésios 1.15-19 - Eu ouvi falar sobre a sua fé - Estudo Bíblico

Dia Mundial de Oração (DMO) - 2023

28/01/2023

Efésios 1.15-19 em Mandarim - escrita tradicional ( colunas da direita para a esquerda)
Efésios 1.15-19 em Mandarim - escrita no computador
1 | 1
Ampliar

Dia Mundial de Oração
Preparado pelo Comitê do DMO de Taiwan
3 de março de 2023

Eu ouvi falar sobre a sua fé”
Estudo Bíblico - Efésios 1:15-19

* Quebra-gelo

Planeje cantar hinos conhecidos para o louvor e adoração, ou aqueles sugeridos para o Culto de Adoração.

Escolha uma atividade de grupo para motivar os participantes a se conhecerem.

*Leitura Bíblica

Efésios 1:15-19 (NRSV - New Revised Standard Version)

Ouvi falar de sua fé no Senhor Jesus e de seu amor para com todos os santos, e por isso não cesso de dar graças por vocês, lembrando de vocês em minhas orações. Rogo para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria e de revelação ao conhecê-lo, para que, com os olhos do vosso coração iluminados, saibais qual é a esperança para a qual vos chamou, quais são as riquezas da sua gloriosa herança entre os santos, e qual é a imensurável grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação do seu grande poder.

Efésios 1:15-19 (NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje, São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil)

Por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor de vocês por todos os irmãos da fé, não paro de agradecer a Deus. Eu sempre me lembro de vocês nas minhas orações. E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os fará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim o conheçam como devem. Peço que ele abra as suas mentes para que vejam a luz e conheçam a esperança para a qual os chamou. E também para que saibam como são ricas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos.

*O contexto da carta aos Efésios

* Durante o primeiro século, Éfeso foi a capital da província romana na Ásia e uma importante cidade portuária no leste do Mar Egeu. Foi a quarta maior cidade do Império Romano, depois de Roma, Corinto e Antioquia, com aproximadamente uma população entre 350.000 a 500.000 habitantes.

*Os efésios adoravam principalmente Ártemis, a deusa grega da caça e da fertilidade e protetora das jovens. A idolatria e a feitiçaria eram predominantes naquela época, e a fabricação de santuários de prata era um negócio próspero. Portanto, o sustento de muitos dependia do Templo de Ártemis, que então se tornou o centro religioso e econômico.

* As igrejas hoje geralmente aceitam que Paulo escreveu esta carta às igrejas na região asiática enquanto estava preso em Roma.

*Quando Paulo espalhou o evangelho e a verdade em Éfeso, muitos judeus e gregos locais creram em Jesus Cristo e O seguiram de todo o coração (Atos 19: 1-17). Com firme determinação, aqueles que desistiram de sua profissão e sustento (feitiçaria) queimaram abertamente seus pergaminhos que eram muito valiosos na época. Eles não apenas perderam muita riqueza e status, mas também sofreram forte pressão da família e dos amigos (Atos 19:18-20). Apesar de todas as dificuldades, eles mantiveram a fé, o que deixou Paulo extremamente satisfeito. Paulo demonstrou seu amor genuíno por eles. “Desde que ouvi falar de sua fé no Senhor Jesus... não paro de dar graças por vocês” (Efésios 1:15-16).

*Paulo ensinou os gentios a viver sua fé em Jesus em um contexto de adversidades religiosas. Ele também os encorajou a se unirem em paz. A epístola de Efésios queria equipar os santos para edificar o corpo de Cristo, até que chegassem à unidade na fé.

*Interpretação do texto

Paulo deu graças a Deus pelos efésios viverem o seu amor e fé. Ele orou para que eles recebessem um espírito de sabedoria e revelação e “viessem a conhecer [Deus]” por meio da luz e inspiração do Espírito Santo! Paulo pediu a Deus que iluminasse os discípulos, para que pudessem ver estas três verdades:

1. A esperança para a qual Deus chamou os discípulos

O chamado de Deus tem um significado e um propósito. Ele nos chama a nos voltarmos para Cristo e nos tornarmos santos, a nos despojarmos de nosso velho eu e nos revestirmos de nosso novo eu, a viver uma nova vida em abundância e a glorificar o nome de Deus. Este é um chamado que traz mudança para a vida. Além disso, em Jesus Cristo, somos nomeados para adoção como filhos de Deus e recebemos a esperança de nossa herança para a redenção. (Efésios 1:5, 11, 14 e 1 Pedro 1:3-5).

*Meditação: Muitas vezes nos frustramos com as dificuldades e obstáculos e podemos mesmo perder a esperança e a fé ou confiar em nossa fraca natureza humana. No entanto, somos chamados a manter a nossa “esperança e fé” no reino e nas promessas de Deus. Através da iluminação do Espírito Santo, chegamos a ver o Deus fiel, amoroso e gracioso. Recuperamos nossa esperança e fé para enfrentar os desafios e seguir em frente. Como está escrito em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

2. As riquezas da gloriosa herança de Deus entre os santos

Como mencionado acima, os crentes foram nomeados para adoção como filhos de Deus e foi lhes dada a esperança de obter a herança Dele. E aqui, é enfatizado que os discípulos de Deus são a herança de Deus.

Deus disse uma vez aos israelitas através de Moisés: “Agora, pois, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade mais preciosa dentre todos os povos” (Êxodo 19:5). Felizmente, esse privilégio não foi limitado aos israelitas no Antigo Testamento, ele também é dado aos seguidores de Jesus no Novo Testamento (1 Pedro 2:9). O capítulo 11 de Hebreus enumera várias figuras bíblicas que são exemplos de fé. Até hoje, ainda existem dezenas de milhares de servos fiéis de Deus que dedicam suas vidas a espalhar o evangelho e a compartilhar o amor de Deus a todas as nações. Estes são a herança gloriosa de Deus entre os santos na história!

*Meditação: Ao longo da carta, o autor compartilhou suas orações pelos santos na confiança de que eles pudessem compreender quão amplo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo (Efésios 3:18). Devemos estar dispostos a responder a esse amor vivendo não para nós mesmos, mas para Deus? O amor de Cristo pode ser revelado através de nossas ações, que apontarão para a gloriosa e abundante herança de Deus! Quais são as histórias de fé que você ouviu?

3. A imensurável grandeza do poder de Deus

Paulo escreveu em detalhes sobre a grandeza do poder de Deus em Efésios 1:20-23:

*Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e está sentado à direita de Deus nos lugares celestiais, muito acima de todo governo e autoridade e poder e domínio!

*Jesus Cristo é o cabeça sobre todas as coisas para a igreja. A igreja e os discípulos olharão para este grande poder para cumprir a Grande Comissão que Jesus Cristo nos concedeu (Mateus 28:18–20).

*Meditação: Aos olhos de Deus, não somos pedaços de confete que vão com o vento sem uma direção específica, mas somos como peças insubstituíveis de um quebra-cabeça. Apesar de nossas diferentes origens sociais, contextos regionais e culturas diversas, chegamos à unidade em Jesus Cristo. Jesus nos ajuda a nos comprometer a quebrar as barreiras criadas para nos separar. Portanto, devemos confiar no grande poder de nosso Senhor e nos unir para compartilhar o Evangelho com a mensagem que nos foi confiada.

*Perguntas para conversação em grupo

- Por favor, compartilhe como o Espírito Santo ajuda, guia ou brilha sobre você enquanto você age sob o amor de Deus.

- Quais são as esperanças que a fé cristã trouxe para você?

- Por favor, compartilhe como você é encorajado pelos testemunhos dos santos.

- De que maneira a igreja de Éfeso demonstrou sua fé em Cristo? (Por favor, consulte o contexto da carta acima). Como você vive sua fé em Cristo?

*Aplicação e Implementação

Escreva um cartão ou uma carta para alguém que você gosta. Expresse seu pedido e incentive-o a cuidar uns dos outros, a defender a fé em Cristo, a ser um testemunho do poder de Deus e a compartilhar o amor de Jesus.


Direitos Autorais © 2021 Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração, Inc. (World Day of Prayer International Committee, Inc. - WDPIC)

“Eu ouvi falar sobre a sua fé” foi preparado pelo Comitê do Dia Mundial de Oração de Taiwan para o Culto de Adoração e Atividades Educacionais para a celebração anual do Dia Mundial de Oração (DMO) de 2023. Os materiais do DMO são desenvolvidos para uso exclusivo dos programas do DMO organizados por comitês nacionais ou locais e suas organizações parceiras. Para qualquer outro uso, os materiais do Pacote de Recursos do DMO 2023 não podem ser reproduzidos sem a permissão do Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (WDPIC).

Direitos de reprodução limitados concedidos—Estudo Bíblico, Culto de Adoração, História do País, Programa Infantil, Arte e Explicação da Artista, hinos e fotos compostos pelo DMO podem ser reproduzidos—impressos ou eletronicamente—para as atividades do DMO com congregações e grupos, se o crédito apropriado for dado. Os Comitês Nacionais/Regionais do DMO estão autorizados a revender reproduções dos recursos para fins do programa do DMO.

Os hinos sugeridos para o Culto e o Programa Infantil incluem informações protegidas por ireitos autorais dos editores. A permissão para reproduzir ou traduzir os hinos protegidos por direitos autorais foi concedida apenas para uso do DMO de Taiwan 2023.

Apenas os Comitês Nacionais/Regionais do DMO conectados ao WDPIC (Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração) podem disponibilizar o pacote de recursos ou partes dos materiais disponíveis online. Os comitês que disponibilizam materiais online devem garantir que os grupos e indivíduos que acessam os materiais online prestem contas ao comitê.

Quaisquer ofertas ou fundos coletados relacionados às atividades do DMO devem ser relatados aos comitês do DMO.

As citações bíblicas são da New Revised Standard Version of the Bible (Nova Versão Padrão Ntional Council of Churches of Christ in the USA. (Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional de Igrejas de Cristo nos Estados Unidos) e são usadas com permissão. Todos os direitos reservados.

Para mais informação, por favor, contactar:

World Day of Prayer International Committee (Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração)

475 Riverside Drive Room 729
Nova York, NY. 10115. USA
admin@worlddayofprayer.net - http://worlddayofprayer.net


Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Área: Ecumene / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 19
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 69479

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br