Prédicas e Meditações



ID: 2931

2020 finda. 2021 chega cheio de esperanças!

Natal 2020

21/12/2020

 

Para nós, do Instituto Luterano Campos Verdejantes, 2020 começou com grandes projetos: dar continuidade às obras das instalações, com lançamento da laje sobre os aproximadamente 440m2 levantados recentemente; buscar voluntários para engrossar nossas fileiras laboriosas; buscar recursos para darmos continuidade ao projeto como um todo; darmos andamento a um projeto para angariarmos cadeiras de rodas, dentre outros. Todos estes trabalhos eram “presenciais”. Surgiu ainda ideia de realizarmos uma campanha para angariamos recursos para obtenção de cadeiras e mesas para nosso Auditório.

Começamos bem. O projeto “Um Lacre alegre” estava pronto para ser lançado nas escolas, de quem obteríamos o incentivo para alcançarmos a ajuda das crianças na obtenção dos tão almejados “lacres”. O projeto de construção, com a preparação da caixaria da laje na área das paredes levantadas estava em andamento. Para o projeto de obtenção de recursos iniciamos contatos com empresa especializada no assunto.

17 de março. Veio a pandemia. Uso de máscara facial. Lavar as mãos x Álcool em Gel. Lockdown. Distanciamento Social. Quarentena. Grupo de Risco. Fique-em-Casa. Reuniões Presenciais x Reuniões Virtuais. Coronavirus. COVID-19. Palavras e termos novos que foram imputados em nosso dia-a-dia, sem que nada pudéssemos fazer.

Num processo de introspecção, observamos que a grande maioria dos Voluntários ativos do Instituto estavam no “Grupo de Risco”, o que nos obrigou a deixarmos de fazer as Reuniões Presenciais e aprendermos tecnologia de informação suficiente para procedermos Reuniões Virtuais. Quem diria, aprendemos. Reunimo-nos inúmeras vezes via plataforma virtual.

A obra de conclusão da laje, que tinha dado um bom início com montagem da caixaria e a chegada de todo o material para o lançamento da laje, ficou paralisada até final de agosto, quando foram reiniciadas. Finalmente em 20 de novembro foi lançado o concreto da laje, terminando assim mais esta etapa.

Objetivávamos buscar pessoas para engrossar as fileiras de apoiadores para atividades voluntárias e outros apoios junto ao Instituto. Como este trabalho deve ser realizado no corpo-a-corpo, tivemos que deixá-lo para posteridade.

A empresa contratada para obtenção de recursos trabalhou conosco via plataforma virtual, o que nos facilitou em muito. Orientações foram dadas para ajustes no Estatuto, situações que já haviam sido detectadas em outros momentos, o que nos levou a uma Alteração no Estatuto Social que culminou com a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de dezembro último.

A campanha “Um Lacre alegre” continua esperando um retorno à normalidade, porém temos conseguido muita colaboração de pessoas apoiadoras na arrecadação de lacres que nos são encaminhados constantemente, ao que somos muito gratos.

Surgiu então a ideia de uma campanha de doação virtual, que denominamos “Adote uma Cadeira”, que objetivava obtermos recursos suficientes para a aquisição de 80 cadeiras plásticas que seriam utilizadas inicialmente em nosso Auditório, para reuniões e encontros em geral. A campanha foi um sucesso e em 2 de setembro as 80 cadeiras foram adquiridas e entregues. Faltavam-nos as mesas. Uma doação em dinheiro, vinda da Schwester und Brüderschaft, instituição alemã, doação esta que veio através da IECLB, conseguimos adquirir 8 mesas plásticas que foram entregues em 14 de dezembro. Assim, já não precisamos mais ficar num trabalho de traz e leva de mesas e cadeiras da Comunidade Luterana de Campo Alegre, que durante todo este tempo nos prestou este auxílio, a quem agradecemos imensamente.

Mesmo com tudo o que aconteceu em 2020, relacionado à pandemia, chegamos ao final do ano e podemos dizer que somos uma instituição agraciada, ao que todos seremos sempre imensamente gratos. Nossos projetos previstos para 2020 não fluíram conforme estavam previstos, mas continuamos trabalhando. Nossos voluntários continuaram fazendo todo o possível para que o Instituto pudesse dar andamento às suas obras, mesmo de suas casas, em forma virtual, ao que somos imensamente gratos.

2021 está às portas. A esperança mundial está depositada nas vacinas que estão sendo desenvolvidas para imunização da população. Os projetos que estavam em andamento no Instituto terão continuidade dentro do possível. Dentro do possível também, daremos continuidade às obras das instalações físicas do Instituto. E o tão esperado “abraço” poderá então ser dado presencialmente, abraço este que estávamos tão acostumados a realizar quando nos encontrávamos em nossas reuniões e demais eventos.

Assim, o Instituto Luterano Campos Verdejantes, entende que o Natal não é só um momento, uma estação no ano. Procuramos colocar paz e bondade nos nossos corações para esforçarmo-nos a exalar a generosidade e a misericórdia no meio em que vivemos. Entendemos que este é o verdadeiro Espírito do Natal sonhado por Deus, quando nos trouxe seu Filho, Jesus Cristo.
Desejamos a todas e a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Diretoria do
Instituto Luterano Campos Verdejantes.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br