Prédicas e Meditações



ID: 2931

Árvore Genealógica - Mateus 1.1,16 - P. Tiago Sacht Ushino Jaske - 20 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

20/12/2021

Você já montou sua árvore genealógica, pelo menos até onde é possível conseguir a informação com facilidade? Se você teve esta oportunidade, pôde perceber a sua existência, a sua vida, depende de diversos encontros e desencontros, momentos alegres como casamentos, mas também de rompimentos. Somos parte de algo muito maior, somos parte também do plano de Deus!

O próprio Jesus tem sua genealogia em destaque no evangelho segundo Mateus. No capítulo 1, versículo 1, está escrito: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Nova Almeida Atualizada). “Filho de Davi” – porque Jesus é o herdeiro das promessas do Reino Eterno dadas a Davi; e “filho de Abraão” porque Jesus também é herdeiro das promessas dadas a Abraão, especialmente a de que Deus abençoaria a toda a humanidade, toda a terra, por meio dele: Jesus é o cumprimento dessas profecias!

Além destes nomes, ao longo de Mateus 1 são citados diversos outros. Temos os nomes dos patriarcas, nomes de reis, inclusive nome de uma prostituta. Lemos os nomes de pessoas em destaque ou desconhecidas, com histórias de rompimentos e histórias de união. Jesus se torna um ser humano seguindo uma longa história. Mateus 1.16 diz: “E Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.” Deus usou todas essas histórias para fazer chegar o Salvador até nós! Ele cumpre a profecia do reinado eterno de Davi porque Jesus reina eternamente, mas constrói essa história por meio de José, descendente de Davi, mas que não é pai de sangue, do Senhor. Deus cumpre suas promessas de uma forma diferente do que o povo esperava! Também cumpre de forma diferente do que nós esperamos!

A nossa vida também é diferente do que nós esperamos! Temos um ideal de perfeição e muita cobrança para termos uma vida perfeita, bem vivida! Mas nunca alcançamos este padrão! Em nossas famílias também experimentamos a ambiguidade, a imperfeição. Muitas vezes ficamos frustrados porque a vida não é como deveria ser. Olhar para a genealogia de Jesus e perceber quantas histórias diferentes, e até mesmo mínimo inusitadas, Deus usou para cumprir seu plano! Da mesma forma ele inclui você neste plano! Quantas pessoas viveram antes de você para você nascer? Ainda assim você nasceu porque Deus te criou! Deus te fez para que você pudesse ter um relacionamento com Ele e, por isso, ter esperança por meio da confiança em suas promessas!

Olhar para nossa história nos ajuda a sermos mais misericordiosos, termos mais compaixão para com nosso próximo, que erra, e também conosco mesmos. Olhar para a história de Jesus nos ajuda a ter esperança para o futuro: de que também nossas ambiguidades e dificuldades serão superadas no futuro, na eternidade, e que aqui e agora, Deus te aceita e te ama muito, assim como você é! Ele quer caminhar contigo nesta vida! Siga firme nessa esperança!

Oração: Senhor Deus, muito obrigado porque tens conduzido a história com tua mão poderosa. Tu fizeste chegar ao mundo nosso Salvador! Construíste esta história usando pessoas no mínimo inusitadas aos olhos humanos, mas Tu sabes de tudo! Assim também te agradecemos por nos incluirmos neste plano maravilhoso que tens para com a humanidade, nos fazendo seus filhos e filhas. Ajude-nos a termos compaixão de nosso próximo, a não esperarmos dele uma perfeição inalcançável, e a termos compaixão de nós mesmos, por meio e por causa de Tua compaixão por nós. Tu nos aceitas como somos, ajude-nos também a nos aceitar nossas dificuldades e a colocá-las em tuas mãos, com a esperança de que elas passarão e com a esperança de que constróis tua história neste mundo, nos usando, apesar de nossas dificuldades. Assim oramos em nome de Jesus Cristo, Amém!

Assim te abençoe, e à sua família, o Deus Todo-Poderoso: o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br