Prédicas e Meditações



ID: 2931

Vivam como filhos da luz

Senhas diárias

21/04/2022

SENHAS DIÁRIAS – 21.04.2022
Amós 5.15 – Odeiem o mal e amem o bem. Promovam a justiça nos tribunais. Talvez o Senhor, o Deus dos exércitos, se compadeça.
Efésios 5.8-9 – Vivam como filhos da luz – porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, justiça e verdade.
Amós é um profeta que atua antes da invasão assíria à Samaria e a Israel. Apenas a Samaria é conquistada na ocasião. Mas o profeta denuncia os erros dos povos vizinhos, bem como da Samaria e Israel, que geraram a ira do Senhor e o fato de Ele permitir esta invasão e todo o sofrimento advindo disso. Os assírios dominaram a região por muitos anos até que os babilônios tomaram todo o reino assírio. Amós faz suas denúncias e indica a corrupção dos juízes nos tribunais, com a venda de sentenças para os ricos e poderosos da região, a opressão dos pobres por parte destes mesmos ricos e abastados, o acúmulo de bens e posses em detrimento do sofrimento, pobreza e fome dos pobres, como razões para o castigo da invasão inimiga. Como uma solução para esta situação, a fim de evitar esta invasão, o profeta exorta a que a Samaria e Israel “...Odeiem o mal e amem o bem. Promovam a justiça nos tribunais...”. Desta forma, diz Amós, “talvez o Senhor, o poderoso Deus, se compadeça” de seu povo. É muito antiga a corrupção por parte de juízes em tribunais e o uso da riqueza para se fazer mais rico e para fazer o pobre sofrer mais ainda. A exortação é que Israel e a Samaria mude seu jeito de viver na relação de povo do Senhor. Há uma vida de luz, de paz e de fraternidade que é possível ser vivida.
Paulo diz aos efésios para que vivam conforme a luz, como filhos da luz. Não conforme uma luz qualquer, que pode ser encoberta por alguma parede ou obstáculo que barre os raios da luz. Mas vivam segundo a luz de Cristo! Essa luz que não pode ser bloqueada, pois é a luz da vida. Nesta luz está a verdadeira vivência da fé em Cristo Jesus. Esta luz frutifica através da bondade, da justiça e da verdade. Continua sendo a mesma exortação: “odeiem o mal e amem o bem; promovam a justiça nos tribunais...” O grito por vivência fraterna e amorosa, de fato, continua no horizonte da fé cristã. Deixamos muito a desejar como igreja de Cristo, mas o desejo e a luta do Espírito é para que a luz de Cristo seja nosso viver diário. Não há como ser cristã e cristão sem bondade, sem justiça e sem verdade. A bondade que enxerga a dor alheia e se compromete com ela; a justiça que enxerga nossos próprios erros e não massacra os erros do outros, pois Jesus é senhor sobre os outros também; e a verdade que nos revela a profunda necessidade de fraternidade e amor ao próximo. Só desta forma teremos vida segundo a luz de Cristo Jesus e frutificaremos segundo Deus. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 66788

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br