IECLB e Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI


ID: 2705

CLAI elege Giese para a Secretaria-Geral

24/03/2009

O pastor luterano Nilton Giese, do Brasil, foi eleito secretário-geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) para o período 2009-2013. Ele já vinha exercendo o cargo, interinamente, desde fevereiro de 2008, com o pedido de demissão do secretário-geral, reverendo Israel Batista.

No ano passado, disse Giese depois de eleito, o Clai enfatizou o tema da unidade e tratou de construir, junto com igrejas e organismos membros, uma estrutura mais horizontal e participativa.

“Agora, temos a oportunidade de continuar esse trabalho de organização das Mesas Nacionais. O objetivo é o de priorizar o testemunho nacional, aproximar-se da realidade eclesial nacional e, a partir desse desafio, estruturar um Plano de Ação com os programas e as secretarias regionais”, declarou o novo secretário-geral.

O presidente da Junta Diretiva do Clai, bispo anglicano Julio Ernesto Murray, do Panamá, disse que o organismo ecumênico regional sente-se “abençoado por Deus, depois de passar um ano muito difícil. Vejo que Deus está nos chamando para um momento novo”, afirmou.

A Junta Diretiva do Clai esteve reunida em Lima, no Peru, de 19 a 22 de março. Um dos temas principais da pauta do encontro foi a escolha do novo secretário-geral.

Em março de 2005, Giese fora eleito diretor do Departamento de Comunicação do Clai, função que vinha acumulando desde 2008 com a interinidade na secretaria-geral.

O pastor Nilton Giese nasceu em Jaraguá do Sul, no Estado de Santa Catarina, em 1959. Ele é casado com Roseli Schrader e o casal tem uma filha, Gabriela, de 21 anos.

Ele estudou teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo. Depois de se graduar, atuou no pastorado, de 1985 a 1988, em congregações na fronteira do Brasil com o Paraguai. Viajou a Cuba, onde foi docente de Antigo Testamento e hebraico, por dois anos, no Seminário Evangélico de Matanzas.

Ao regressar ao Brasil, assumiu o pastorado na congregação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) em Toledo, no Paraná, onde permaneceu por três anos. Foi para a Costa Rica, com a incumbência de acompanhar a igreja luterana local e os trabalhadores migrantes da Nicarágua.

Voltou ao Brasil, em 1996, pastoreou a paróquia de Ibirama, Santa Catarina, e, a partir de 2001, paróquia em Curitiba, capital do Paraná.

A sede do Clai está situada em Quito, no Equador.
(Fonte: Lima, segunda-feira, 23 de março de 2009 - ALC)

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br