IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Encontro ecumênico sobre a paz será realizado em 2011

17/06/2010

Já está pronto o guia de estudo Decir la Verdad sobre nosotros mismos y sobre el mundo, que objetiva auxiliar as pessoas e as igrejas a continuarem refletindo e atuando em conjunto durante a Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz, que será realizada entre 17 a 25 de maio de 2011, na Jamaica. O encontro marca o encerramento da campanha Década para Superação da Violência: as Igrejas em busca de Reconciliação e de Paz 2000-2010 (sigla DOV, em inglês), coordenada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

“Vivemos uma época de grandes perigos, grandes oportunidades e grandes esperanças, tudo ao mesmo tempo. Nós, cristãos, acreditamos que a promessa de Deus sobre a paz e a justiça é verdadeira e está presente na história do mundo”, afirmou o coordenador da DOV, Hansulrich Gerber. “Esperamos que o encontro em 2011 seja um marco para o futuro da construção da paz pelo movimento ecumênico”, disse.

Decir la Verdad sobre nosotros mismos y sobre el mundo pode parecer, a primeira vista, um título estranho para esse guia de estudo sobre a superação da violência e a busca de reconciliação e da paz. “Nos surpreendeu, quando preparávamos o documento Afirmações Preliminares a uma Declaração Ecumênica sobre a Paz Justa, redigida em preparação à convocatória ecumênica, o uso frequente dos termos “verdade” e “dizer a verdade”, lembrou Simon Oxley, que preparou a publicação. Dizer a verdade significa:
• Identificar a diferença entre as coisas como são e como deveriam ser.
• Reconhecer a necessidade de arrependimento.
• Oferecer e aceitar o perdão.
• Aproveitar os recursos pessoais e de fé que nos foram dados para agir e para mudar.

Dizer a verdade não é algo fácil, e pode ser doloroso. O guia de estudo propõe algumas formas de trabalhar a proclamação da verdade a partir dos quatro temas da convocatória: Paz na comunidade; Paz na terra; Paz no mercado; Paz entre os povos. “Sem dúvida, o trabalho e a luta real é de todos nós. Não existem atalhos para encarar a verdade sobre nós mesmos e sobre o mundo que estamos construindo”, disse Oxley.


Leia mais sobre a DOV no endereço www.superarlaviolencia.org
Baixe aquí o guia Decir la Verdad sobre nosotros mismos y sobre el mundo

 

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br