IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Pela transformação do mundo

Artigo

17/03/2006

De 14 a 23 de fevereiro de 2006, estiveram reunidos em Porto Alegre centenas de delegados, representantes das igrejas cristãs de todas as partes do mundo. Pela primeira vez, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), com sede em Genebra, na Suíça, esteve reunido num país da América Latina, sendo hóspede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Na constituição do CMI consta a definição deste organismo ecumênico: o Conselho MundiaI de Igrejas é uma comunidade fraterna de igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador e se esforçam a fim de responder em conjunto a sua vocação comum para a glória do único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Embora o grande número de igrejas represente uma rica diversidade de culturas, tradições e de formas litúrgicas em numerosas línguas, todas elas estão comprometidas numa estreita colaboração de testemunho cristão e de serviço..

O tema da 9ª Assembléia Geral, em Porto Alegre, foi uma oração: Deus, em tua graça, transforma o mundo!

Transcrevo partes da mensagem divulgada em todas as partes do mundo. Foi elaborada em forma de oração, nos seguintes termos:

Deus, em tua graça, pelo amor do teu Filho Jesus Cristo e pelo sopro do Espírito Santo, Tu crias e sustentas o Teu universo, nos dás forças para fazer o bem e nos envias a toda a Terra, em missão e serviço em nome de Cristo.

Confessamos diante de ti e de toda gente: fomos servos indignos. Temos usado mal e abusado da criação. Nos magoamos mutuamente através de divisões em todo lugar. Falhamos muitas vezes em agir decididamente contra a destruição ambiental, a pobreza, o racismo, a divisão em castas, a guerra e o genocídio. Não somos apenas vítimas, mas também agentes de violência.

Deus, ouve os gritos de toda a criação, os gritos da água, do ar, da terra e todos os seres vivos. Conduze todas as pessoas que exercem autoridade a tomarem decisões de integridade moral.

Damos graças por tuas bênçãos e sinais de esperança que já estão presentes no mundo, entre pessoas de todas as idades e nas que antes de nós andaram na fé; nos movimentos de superar a violência em todas as suas formas, não apenas por uma década, mas para sempre. Agradecemos-te pela Boa-nova de Jesus Cristo e a certeza da ressurreição.

Que as nossas orações, pelo poder e a orientação do teu Santo Espírito, ó Deus, nunca sejam vazias, mas uma resposta urgente a Tua palavra viva em ação não-violenta e direta em favor de mudanças positivas. Abre os nossos corações para amar e ver que todas as pessoas são feitas à Tua imagem, e para que cuidemos da criação e fortaleçamos a vida em toda a sua diversidade admirável.

Transforma-nos na oferta de nós mesmos, para que sejamos parceiros na transformação, lutando pela unidade visível de uma Igreja de Cristo, tornando-nos vizinhos para todos, enquanto aguardamos com ansiosa saudade a plena revelação do Teu reino na vinda de um novo céu e de uma nova terra.

Deus,em tua graça transforma o mundo

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal A Notícia - 17/03/2006

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br