IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

CONIC emite nota de solidariedade a Casaldáliga

15/12/2012

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) emitiu hoje, 15 de dezembro, uma nota em solidariedade a dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, que vem sofrendo ameaças de morte por parte de posseiros que ocupam ilegalmente as terras dos Xavantes. Na nota, o CONIC enfatiza o papel de dom Pedro na luta em prol dos Direitos Humanos e conclama a imprensa a deixar de ser apática diante destas situações. “É sintomático o silêncio da grande imprensa às ameaças sofridas por dom Pedro Casaldáliga”, afirma o documento.

Leia a nota na íntegra:

SOLIDARIEDADE IRRESTRITA A DOM PEDRO CASALDÁLIGA

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) coloca-se solidariamente ao lado de dom Pedro Casaldáliga que, por sua coerência na defesa dos Direitos Humanos e de sua incondicional opção de amor pelos pobres, tem sua vida ameaçada por aqueles que insistem em não compreender o significado e a importância do Estado Democrático de Direito.

Também expressamos o nosso mais irrestrito apoio à luta dos povos Xavantes e de todas as etnias indígenas que igualmente reivindicam seu direito à existência.

O tempo de advento nos convida à reflexão e à renovação da esperança por uma humanidade transformada. Neste espírito é que reivindicamos ao governo brasileiro que não se isole e nem tão pouco se feche às reivindicações dos povos indígenas e dos/as camponeses/as sem terra de nosso país. O direito à terra e à existência digna não podem ser relativizados em função dos projetos de expansão ligados a um modelo agrícola socialmente excludente, tecnologicamente obsoleto e ambientalmente destrutivo.

É sintomático o silêncio da grande imprensa às ameaças sofridas por dom Pedro Casaldáliga. Lembramos que as primeiras denúncias em relação às ameaças sofridas por dom Pedro foram realizadas pela imprensa estrangeira. Este silêncio revela a total cumplicidade existente entre os grandes grupos econômicos privados que atuam em diversas áreas, desde as cadeias de produção até a produção de informação.

A ameaça a dom Pedro Casaldáliga é uma ameaça a todas as organizações que não estão de acordo com a reprodução de um modelo agroexportador, baseado na concentração da terra nas mãos das oligarquias e das grandes corporações. Este modelo não mais contribui para os desafios do desenvolvimento brasileiro no século XXI e se mostra incapaz de eliminar a pobreza e reduzir as desigualdades no meio rural.

Reivindicamos do governo brasileiro uma ação firme em favor dos povos Xavantes e das demais etnias indígenas ameaçadas. De igual maneira, revindicamos que os projetos em favor da Reforma Agrária sejam aprofundados e, vamos além, insistimos que a imprensa não pode permanecer apática diante destas situações, antes, deve prestar ao povo brasileiro aquilo que deveria ser o seu papel primaz, o de bem informar e o de promover o debate público. 

Antiga canção da Teologia da Libertação dizia: “Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem os poucos caminhos, mil trilhas nascerão”. Neste tempo de advento reafirmamos a força viva das profecias, certos de que os ventos proféticos se farão ouvir! 

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br