A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

4º Domingo da Páscoa - Seberi/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

03/05/2020

Convite
Igreja da Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
Culto na Comunidade de Seberi
1 | 1
Ampliar

Culto em tempo de Coronavírus

 

LITURGIA DE ABERTURA

Sino

Prelúdio: O Senhor é o meu Pastor (Canções de Vida)

Acolhida e Saudação Trinitária

Queridas irmãs e irmãos em Cristo!

Saudamos a todos e todas vocês membros das 13 Comunidades de nossa Paróquia Martin Luther com as palavras de Jesus Cristo que encontramos no Evangelho de João, capítulo 10, o versículo 14: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.

Pastor João e eu estamos hoje na Igreja da Comunidade da IECLB em Seberi. Hoje, domingo 03 de maio, teríamos culto aqui nesta Igreja em Seberi e também nas Comunidades de Vista Gaúcha, Guarita e em Rodeio Bonito, o culto ministrado por pessoas leigas. Infelizmente ainda não podemos realizar encontros presenciais, mas nos unimos mesmo na distância geográfica através deste culto online. Que possamos ter um momento especial de oração, de reflexão da Palavra de Deus e comunhão, mesmo cada qual em sua casa. Sintamo-nos acolhidos e acolhidas para este momento na presença de Deus. Momento que realizamos em nome e na presença do Trino Deus: Deus que em Cristo e pelo Espírito Santo é o nosso Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Amém.

Para iniciarmos este momento vamos ouvir um canto e louvar a Deus...

Hino: LCI 15 - Em tuas mãos

Leitura do Salmo 23

** Por que podemos contar com a presença constante de Jesus em nossa vida, por que Deus é o nosso Bom Pastor e nos envia o seu Espírito Santo e por que Deus nos reúne em sua comunhão, queremos cantar e glorificar ao nosso Deus...
Hino: LCI 162 - Meu Bom Pastor é Cristo

Confissão de Pecados:

Oremos:

Querido Deus, que em Cristo és o nosso Bom Pastor, neste momento nos apresentamos diante da tua presença como pessoas pertencentes à tua família. Não podemos nos reunir em nossa Comunidade, mas neste momento nos irmanamos cada qual em sua casa, em seu aconchego.
Nós nos chamamos por teu nome, nós nos dizemos cristãos e cristãs. Entretanto, em nosso dia-a-dia, muitas vezes desonramos teu nome e até o desprezamos.

Desta forma, chegamos diante da tua presença em humildade para confessar que, muitas vezes, não ouvimos teu chamado. Deixamo-nos levar por caminhos incertos que o mundo apresenta como alternativa. Ouvimos e damos atenção a inverdades e deixamos que elas se tornem a notícia do momento. Temos dificuldades em dar o nosso testemunho a partir dos teus ensinamentos de amor e de respeito ao próximo. Esquecemos facilmente que tu és o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e que através de ti teremos segurança e vida nova. Perdoa a nossa fraqueza e os nossos medos, incertezas e incoerências. Derrama sobre nós o teu amor e dá-nos o teu poder para que sejamos pessoas firmes no testemunho da tua verdade e na vivência da fé. Por Cristo Jesus, o Bom Pastor. Amém.

Anúncio da Graça:

Salmo 139.23-24: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Cristo diz: Eu sou o bom pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. (João 10.11,27-28)
Assim, com alegria, podemos louvar e bendizer ao nosso Deus...

Hino: Salmo 23 (Ernani Luís)

Oração do Dia:

Querido Deus, que em Cristo és o nosso Bom Pastor! Abre agora o nosso coração e o nosso entendimento para a tua Palavra. Que a tua Palavra nos alimente e nos transforme. Que a tua Palavra nos toque profundamente, para que a sintamos presente em nossas vidas e nos ajude a discernir entre o bom e o mau caminho. Ajuda-nos a estarmos atentos e atentas ao teu cuidado de Pastor, que zela com carinho da nossa e da vida de todas as pessoas. Que não sejamos atraídos e atraídas por caminhos que nos levem ao precipício ou a um beco sem saída. Fala Deus de amor e compaixão. Somos tua Igreja em nossas casas. Estamos prontos para te ouvir. Amém.
Canto: Estou pronto, Senhor

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras Bíblicas:

Leitura: 1 Pedro 2.19-25

Canto: LCI 188 – Ale Ale luia!

Leitura do Evangelho: João 10.1-10 (Palavra do Senhor)

A Palavra de Deus é lâmpada para guiar nossos passos, é luz que ilumina o nosso caminho. Aleluia!

Canto: Aleluia!

Mensagem:

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam em cada lar, com cada pessoa que nos ouve. Amém.
Hoje o texto do Evangelho nos fala do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Confesso que não sei muito sobre a atividade de cuidar de ovelhas. Para esta reflexão tive que pesquisar um pouco e lembrar como era a criação de ovelhas no tempo de Jesus.

Li que os pastores eram aqueles que sabiam relacionar-se com o seu rebanho. Cuidavam das ovelhas durante a época que tinham abundância de alimento e no tempo de estiagem levavam seus rebanhos a lugares onde conseguiam encontrar sobras de milho e outras plantas que serviam de alimento. A atenção maior dos pastores era o cuidado com os muitos perigos, como predadores, plantas venenosas, espinhos, precipícios e os rios.

As ovelhas eram muito dependentes do seu pastor e capazes de reconhecer a sua voz. Quando estavam perdidas elas sentiam muito medo. Era muito difícil encontrar o caminho de volta, uma vez que a visão delas é muito limitada. Perdidas sentiam medo e até pânico, fazendo com que corressem sem rumo e podendo assim cair em algum buraco ou precipício. Elas também são muito vulneráveis aos rios por causa da sua lã. Se uma ovelha cair na água a lã encharca deixando ela muito pesada, desta forma não tem como nadar, sendo seu destino afundar. Estas são algumas das razões porque as ovelhas necessitavam de um guia a quem seguir.

Aqui na nossa região, a ovelha tem sua importância por causa da carne, mas em outros lugares é importante por causa da lã. No cuidado com as ovelhas o pastor pode manter uma relação de muitos anos, a ponto de conhecer uma por uma, dando nome a elas e sabendo as características de cada uma. Se você quiser assistir um bom filme, veja o Milagre da cela 7. Ali vemos de forma muito bonita a relação do pastor com suas ovelhas.

É no contexto de pastorear as ovelhas na Palestina, onde ovelhas e pastor se conheciam muito bem, que as palavras de Jesus do Evangelho de João nos abrem os olhos para a nossa fragilidade humana. Assim como as ovelhas no pastoreio, nós seres humanos, somos vulneráveis e expostos a perigos. Necessitamos de lideranças que conduzam a sociedade e a cada pessoa às pastagens e nos deem segurança. Ou seja, toda pessoa que exerce liderança tem, antes de tudo, um compromisso com o bem-estar social de quem está sob os seus cuidados. Entretanto, em nossa realidade estamos igualmente confrontados com múltiplas escolhas. Cada qual pode escolher a quem deseja seguir. Aos verdadeiros ou falsos pastores. Somos livres para eleger caminhos que conduzem à vida ou à destruição da vida.

No tempo de Jesus, as pessoas sabiam muito bem que, às vezes, os empregados não se importavam com o que pudesse acontecer com o rebanho. Eles estavam mais preocupados em salvar a sua pele. Jesus, por outro lado, diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Ele quer dizer que não nos deixa na mão nos momentos de dificuldade. E não somente isso. Para nos salvar está disposto a dar sua vida em troca da nossa salvação. E foi efetivamente o que ele fez na cruz. Jesus, o Bom Pastor, vai adiante de suas ovelhas e elas o seguem. Isto é missão. Ouvir e seguir a sua voz, anunciá-la e ser-lhe fiel, esta é sua vontade mais profunda. Suas ovelhas seguem esta voz e a distinguem de todos os falsos pastores que querem enganar e tirar proveito do rebanho.

Neste 4º domingo da Páscoa estamos novamente abrindo a porta de nossos lares para que neste tempo de distanciamento possamos permitir que o bom Pastor entre em nossa casa. Ele nos conhece pelo nome e quer estar conosco em cada situação de nossa vida. Quer estar com aquelas pessoas que precisam estar em suas casas, quer estar com cada pessoa que também precisa trabalhar. Ele quer estar com os e as profissionais da saúde, os caminhoneiros, os comércios que estão trabalhando. Quer estar com nossa Igreja que ainda segue em quarentena de suas atividades presenciais. Deixemos o Bom Pastor nos cuidar e cuidemo-nos uns dos outros, umas das outras.

Jesus é o nosso Bom Pastor. Que possamos ouvir sua voz e andar nos seus caminhos. Amém.

Canto: LCI 90 - Pelos prados e campinas

Oração Geral da Igreja

** Oremos a Deus, para que nos dê sabedoria e paciência neste momento de quarentena. Nos dê resiliência para enfrentar este momento de instabilidade e de incertezas. Nos conceda discernimento para encontrar um significado a este tempo de transformações. Nos dê a certeza de que tudo passa e que, em Cristo e pelo Espírito Santo, tu és o nosso Bom Pastor.

Oremos:

Querido Deus, nosso Bom Pastor, nestes tempos em que enfrentamos uma realidade assustadora, rogamos-te pela tua Igreja, que tem como tarefa primordial o testemunho público dos ensinamentos de Jesus Cristo. Não permitas que nos afastemos de tua presença e cuidado, especialmente neste momento em que enfrentamos a disseminação da COVID-19. Que com paciência, amor e criatividade possamos ser Igreja solidária e amorosa, mesmo não podendo ter encontros presenciais.

Pedimos pelos governantes, por todas as autoridades públicas em nossos municípios, estados, no país e pelo mundo, para que exerçam o seu serviço em favor do bem comum para que todas as pessoas tenham vida digna. Que neste tempo de pandemia as decisões sempre tenham como critério a defesa de todas as vidas. Que recursos públicos sejam destinados para programas que garantam que cada pessoa tenha o seu “pão de cada dia”, ou seja, tudo que um ser humano precisa para ter uma vida com dignidade.

Pedimos por todas as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Sê tu com elas colocando em seu dia-a-dia pessoas com as quais elas possam contar e que as auxiliem na busca de justiça e amor.

Pedimos por todas as pessoas cujas vidas estão fragilizadas por se sentirem cansadas, por enfrentarem conflitos, guerras, batalhas internas, fome, desemprego, e onde a falta de esperança por uma expectativa de vida digna está presente no dia a dia. Em especial, pedimos pelas famílias que perderam entes queridos e não conseguiram fazer uma despedida com todas as pessoas amigas e familiares, por conta das ações estabelecidas para conter a disseminação da COVID-19. Que a tua mão cuidadora e consoladora esteja com cada pessoa.

Intercedemos pelas tantas mãos solidárias que se uniram para amenizar o medo e o sofrimento, seja através da arrecadação de alimentos, material de higiene, da confecção de máscaras ou jalecos. Fortalece e anima mais pessoas para se unirem nestas ações diaconais.

Intercedemos por todas as pessoas que estão sofrendo com a seca, que mata as plantas, faz com que animais adoeçam, fere a terra. Fortalece o ânimo das pessoas, reacende sua esperança, dá que seus corações possam sentir Tua presença no meio do sofrimento.

Pedimos pela chuva. De forma especial, permanece com as pessoas que precisam da colheita para viver e ajuda-nos a encontrar formas de solidariedade. Confiamos na promessa de que Tu convertes o deserto em lençóis de água e a terra seca, em mananciais.

Deus de amor, nosso Bom Pastor, que estás sempre ao nosso lado, que ouves as nossas súplicas, sofrimentos e também nossa gratidão, pedimos-te que acolhas todos os sentimentos presentes em nosso coração. E na certeza de que estamos sob o teu cuidado, nos unimos na oração que teu Filho nos ensinou:

Pai Nosso

LITURGIA DE DESPEDIDA

Bênção:

Que este novo dia e esta nova semana sejam uma bênção para sua vida.
Que você receba paz, graça e misericórdia.
Que você possa espalhar palavras de sensibilidade, solidariedade e aconchego.
Que o Bom Pastor cuide com amor e paciência de ti e de todas as pessoas.
Que este novo dia e esta nova semana estejam sob o cuidado e a orientação do Bom Pastor.
Que novos horizontes se possam se abrir...
Que a alegria de abrir os olhos a cada amanhecer seja motivo para reconhecer a beleza da vida.
Que você possa perceber a beleza da boa criação de Deus...
Deus, fonte de amor, abençoe teu novo dia e a tua nova semana
com o sopro da vida em plenitude.
Que você possa receber a bênção das mãos carinhosas de Deus,
que em Cristo se apresenta como o Bom Pastor...
e ofertá-la a outras pessoas como um presente de aceitação e esperança.
Seja você, neste novo dia e nesta nova semana, uma bênção, dádiva de Deus. Amém.
Envio: Que a paz de Deus, o Bom Pastor, nos acompanhe. Amém.

Poslúdio: O Senhor é o meu Pastor (Cantores de Deus)

Sino
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br