A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Meditação da semana

Não aumente o mal

10/02/2022

Jesus Cristo disse:“Você ouviram o que foi dito? Olho por olho e dente por dente Mas eu lhes digo: Não retribuam o mal que fazem a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém lhe processar para lhe tirar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Seu um soldado estrangeiro forçar-lhe a carregar uma carga por um quilômetro. Carrega-a por dois.”Mateus 5.38-41

Você já ficou nervoso por causa de uma pessoa que gritou com você ou lhe ofendeu? Você já ficou nervoso com algo que viu nas redes sociais, na internet? Fácil responder né. Então vamos refletir por que isso acontece e como podemos evitar que a maldade nos contamine.

Você já reparou como uma palavra errada, um gesto maldoso pode estragar o dia de muita gente? Uma pessoa começa com um comentário, que vai crescendo, crescendo, sendo espalhado e, o que era pouco, fica grande e causa desconforto para muitos. Como evitar que isso aconteça? Trago quatro palavras para a reflexão: tolerância, doçura, per-dão e amor…

Conta-se que certa vez um chefe gritou com seu subordinado por que estava es-tressado e nervoso. O subordinado, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais nas contas do mês. A esposa ficou nervosa e gritou com a faxineira que havida quebrado um vaso. A faxineira com raiva chutou o cachorri-nho que passou na sua frente. Este saiu correndo para fora e mordeu uma senhora que passava na rua e atrapalhou sua fuga pelo portão. Essa senhora foi à farmácia para to-mar vacina e fazer um curativo, então gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu muito. O farmacêutico, chegando em casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não es-tava do seu agrado. Então a mãe do farmacêutico, tolerante, cheia de amor, doçura e perdão, passou a mão em seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo-lhe: “Filho querido, prometo-lhe que amanhã farei os seus doces favoritos. Você vai gostar. Você trabalha muito, está cansado e precisa de um boa noite de sono. Amanhã você vai se sentir me-lhor.” E, abraçando-o, retirou-se deixando-o sozinho com seus pensamentos. Naquele momento, essa mãe rompeu o círculo do ódio e da raiva, pois estes esbarraram com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor.

Lembram do ensinamento de Cristo? Ele disse: “Não retribuam o mal que fazem a vocês”. Procurem em Cristo a tolerância, a doçura, o perdão e o amor. Cristo foi pregado à cruz, humilhado e ferido, mas muitos em sua época sofreram assim. A diferença de Cristo é que ele nunca pensou em retribuir esse ódio. Pelo contrário, ele retribuiu com tolerância, doçura, perdão e amor. Ele pediu ao Pai que perdoasse àquela gente, pois não sabiam o que estavam fazendo!

Oração: Amado Deus, ensina-nos a tolerância, a doçura, o perdão e o amor. Mostra-nos com clareza que tu nos acompanhas e proteges. Não permitas que desanime-mos diante dos sofrimentos que a vida nos traz! Que saibamos maner viva a esperança que brota da ressurreição de Cristo. Amém.

P. Jéferson Rusch
Paróquia Feliz/RS
 


Autor(a): Jéferson Rusch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 66080

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br