Curitiba - Igreja de Cristo

Sínodo Paranapanema



Rua Inácio Lustosa , 309 - São Francisco
CEP 80510-000 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3223-8696
christuskirche.igrejadecristo@gmail.com
ID: 2897

Você pode parar uma guerra? Pode sim!

Romanos 12.9-21

01/09/2023

⁹ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
¹⁰ Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
¹¹ Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
¹² Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
¹³ Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
¹⁴ Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
¹⁵ Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
¹⁶ Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
¹⁷ A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
¹⁸ Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
¹⁹ Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
²⁰ Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
²¹ Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem

Estimada comunidade:
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós. Amém

A tendência humana é responder uma provocação na mesma altura. Se alguém me fecha no trânsito eu xingo quem me fechou. É claro que isso é muito perigoso, pois a outra pessoa pode estar armada e situações assim terminam em tragédia. Mas a nossa tendência humana é querer vencer o mal com mais mal.

O apóstolo Paulo escreve a Carta aos Romanos para orientar a vida e as atitudes das pessoas cristãs baseado no amor de Deus. Ele nos oferece uma receita para vencer o mal com o bem. O apóstolo Paulo enfatiza que o amor deve ser a base dos nossos relacionamentos dentro e fora da Comunidade/Igreja.

Já de início o apóstolo adverte. O amor só funciona se ele não for fingido. É preciso amar de forma genuína, sem hipocrisia e sempre detestar o mal, apegando-nos ao bem. A pessoa crente deve ser sincera. Não pode ser uma pessoa fingida. Seu amor precisa ser autêntico, verdadeiro, sem fraude.

Esse amor de que fala o apóstolo é o ágape, o amor sacrificial por meio do qual a pessoa busca o melhor para a outra. Cristo é o maior modelo desse amor sacrificial e o amor é o maior de todos os dons e o princípio básico do verdadeiro cristianismo.

Em seguida o apóstolo diz que devemos amar os irmãos e irmãs em Cristo – ou seja os membros da igreja – como se fossem nossa família, nossos irmãos e irmãs. As pessoas cristãs se ajudam umas as outras em caso de necessidade. Uma igreja desanimada geralmente é uma igreja onde não se pratica o amor uns pelos outros. Em outra passagem o apostolo Paulo diz que esse amor pelos membros da igreja também deve se expressar na manutenção da Igreja-da Comunidade – através de contribuições regulares em dinheiro para a manutenção da Comunidade.

Não sejam vagarosos no cuidado, isso implica que não devemos ser preguiçosos na vida cristã e no trabalho para Deus. Antes precisamos ser fervorosos e colocar sempre os interesses de Deus diante de nós. E quando o apóstolo diz que o sofrimento tem o poder de amadurecer a pessoa cristã para assim torná-la cada vez mais semelhante a Cristo, ele não está dizendo que o sofrimento é bom ou que devemos aceitar tudo com passividade. O sofrimento não é bom, mas sim que o sofrimento também tem algo a nos ensinar.

Em seguida o apóstolo apresenta os deveres sociais de uma pessoa cristã. Além do amor aos membros da Comunidade/da Igreja, o apóstolo também chama a atenção para o amor aos estranhos. Não amaldiçoar, isso é, não desejar o mal, mas desejar o bem e desejar a benção de Deus sobre a outra pessoa. Não retribuir o mal que recebemos com o mal, mas – se possível - tentar viver em paz com todas as pessoas. Não ser vingativo. Deus proverá a punição devida à iniquidade, pois a vingança e a recompensa pertencem ao Senhor.

Quando fazemos o bem a quem nos fez o mal, amontoamos brasas vivas sobre a cabeça da outra pessoa, isso é envergonharemos a outra pessoa fazendo o bem e – quem sabe – ela se arrependa e deixe de fazer o mal a outros. A melhor maneira de se livrar de um inimigo é fazer o bem para ele.

Havia duas vizinhas que viviam em pé de guerra. Não podiam se encontrar que era briga na certa. Certo dia, Maria a prédica sobre esse texto do apostolo Paulo, que devemos vencer o mal com o bem e que se fazemos o bem a quem nos deseja o mal, fazemos a consciência do outro pesar.
Por isso, Maria decidiu fazer as pazes com a Clotilde. Certo dia encontrou a Clotilde na rua e disse:
- Minha querida Clotilde. Já estamos nessa desavença a anos. Estou propondo a você que façamos as pazes. O que você acha?
Clotilde, naquele momento, estranhou a atitude de Maria e por isso disse que iria pensar no caso. Durante vários dias ela pensou o seguinte: Essa Maria não me engana. Ela está tramando alguma coisa contra mim. E eu não vou deixar barato. Vou mandar um presente para ele e ver sua reação.
Clotilde preparou uma linda cesta , com um papel muito bonito, e encheu a cesta com esterco de vaca. Quero ver o que Maria vai achar desse maravilhoso presente. Escreveu um cartão dizendo: Aceito sua proposta de paz e para selarmos nossa nova amizade, envio-te esse lindo presente. Em seguida deixou o presente na porta da casa de Maria.
Maria ficou chocada com o presente, mas não se alterou. Passaram-se algumas semanas e Maria também deixou um presente com um cartão na porta da Clotilde. Era um lindo arranjo de flores e o cartão dizia o seguinte: Estas flores foram cultivadas com o esterco de vaca que você me enviou. Foi um excelente adubo para o meu jardim.

Vencer o mal que recebemos com o bem. Esse é o caminho para parar uma guerra. Por isso, o apóstolo Paulo diz que a vida das pessoas cristãs deve ser consagrada a Deus. Uma história atribuída ao jovem Einstein também fala disso:

Certo dia o professor desafiou seus estudantes perguntando se Deus havia feito tudo o que existe no mundo. Os estudantes responderam em coro dizendo que sim. Então o professor continuou dizendo que Deus também fez o mal. Se o ser humano é mau e se o mal existe, a culpa é de Deus.
Foi ai que o jovem Einstein pediu a palavra e perguntou:
- Professor, o frio existe?
Ao que o professor respondeu
- Mas que pergunta é essa? É claro que o frio existe. Você não sente frio?
O jovem Einstein então disse:
- Nas aulas de física nós aprendemos que o frio só existe por causa da ausência de calor. Também a escuridão só existe pela ausência de luz. Da mesma forma, também o mal não existe por si só. O mal é o resultado da ausência do bem. Quando as pessoas deixam de praticar o bem, o mal se torna mais visível e mais forte.

Pense nisso:
Se você deixar de ser solidário, por estar cansado de ajudar, saiba que o mundo vai ficar mais frio. Se você deixar de praticar o amor, porque teve alguna frustração ou decepção, saiba que o mundo vai ficar mais escuro. Se você deixar de fazer o bem, por achar que a maioria das pessoas somente pensa em si mesmo, saiba que o mal nesse mundo vai ficar mais forte.

Portanto, hoje somos desafiados a rejeitar a maldade, a mentira, a arrogância, somos chamados a tratar a todas as pessoas com humildade e respeito, demonstrando amor sincero, praticando o bem.

Por mais que seja difícil, temos que praticar a convivência fraternal – isso é, aprender a conviver com os espinos dos nossos relacionamentos. É claro que isso nao quer dizer que devemos ser omissos ou coniventes com a maldade. Se vemos alguém agredindo outra pessoa, somos chamados a intervir e parar o mal.
O mal somente pode ser vencido com o bem. Façamos essa experiência. Em nossa casa, em nosso trabalho e em nossa igreja. Dediquemo-nos a fazer o bem.
E sejamos perseverantes nisso.
Amém.
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Curitiba - Igreja de Cristo
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 71185

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br