Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins

Sínodo Espírito Santo a Belém



Praça Dr. Arthur Gerhardt , 61 - Centro
CEP 29260-000 - Domingos Martins /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3268-1177 | (27) 9982-05622
dmartins@luteranos.com.br
ID: 116

20 de maio - 150 anos do Templo de Domingos Martins

Mais um pouco da história desta caminhada de fé e determinação!

20/05/2016

Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04
1 | 1
Ampliar

Em 20 de maio de 2016 o templo da Igreja Luterana (IECLB) em Campinho – Domingos Martins/ES celebra 150 anos de existência. Foi consagrado pelo pastor Egger, o terceiro pastor desta paróquia. Na época foi um domingo de pentecostes e a celebração continuou até o dia 21. Foi uma grande festa para os luteranos, porque foi o 1º templo evangélico luterano edificado em terra capixaba. O Brasil ainda era um império governado por D. Pedro II e o Art. 5º da carta magna imperial proibia construção de torre em igrejas não católicas. Foi só em 30 de janeiro de 1887, sob a liderança do Sr. Johann Nikolaus Velten e do pastor Wilhelm Pagenkopf que o templo passou a ter uma torre com três sinos, mesmo em desacordo à lei em vigor. Foram muitos desentendimentos com o Império, mas aqui repito as palavras do Sr. Velten, a mim passadas, pelo filho Henrique Velten: Nem que passem por cima do meu cadáver, mas a minha igreja terá uma torre. Nós também somos cristãos e acreditamos no mesmo Deus. Hoje é um patrimônio histórico do Estado do Espírito Santo e foi o 1º templo evangélico adornado com torre e sinos no brasil. Tornou-se patrimônio histórico em 20 de maio de 1986, quando celebrávamos os seus 120 anos de existência. Era pastor na época o saudoso Revmo. Sr. pastor Lorival Reblin, grande amigo que tive.

1ª foto - Interior da igreja no dia de sua inauguração. Ficou assim até 1936, quando foi modificado o altar pelo pastor Bielefeld.

2ª foto - o templo já com a torre.

3ª foto - D. Pedro II que visitou a colônia de Santa Isabel (hoje município de Domingos Matins) em 30 de janeiro de 1860. Ele encontrou-se com a “Frau Pastor” Held. Em seu diário, registrou que a viúva desse pastor encontrava-se muito pobre. Esse pastor faleceu em 1859, seis meses após sua chegada. Veja livro da viagem de D. Pedro II à colônia de Santa Isabel, de Levy Rocha.

4ª foto - Pastor Bielefeld e Sr. Johann Nikolaus Velten na inauguração do marco da colonização alemã no morro da Boa Vista em 1937, época que também foi colocado o relógio na torre, este fabricado pelo alemão João Ricargo Schorling e alteração do altar.

Observe bem a foto e verifique que o púlpito ficava sobre o altar. Os bancos parecem que ainda são os mesmos os que foram agora restaurados para os 150 anos.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br