Faculdade Luterana de Teologia - FLT no Portal Luteranos


Rua Wally Malschitzky , 164 Mato Preto
CEP 89285-295 - São Bento do Sul /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3203-4688
flt@flt.edu.br
ID: 2405

Faculdade Luterana de Teologia (FLT) oferece lato sensu em Dependência Química e Comunidade

15/12/2004

 

Juntamente com a Cruz Azul do Brasil a Faculdade Luterana de Teologia(FLT) está promovendo um curso lato sensu em Dependência Química que se propõe a abordar a questão da dependência de substâncias psicoativas, bem como as formas de tratamento de pessoas que se tornaram dependentes e especialmente o modelo do trabalho em comunidades terapêuticas. Profissionais da área da saúde, tanto do setor público, privado ou ONGs, como da área pastoral e demais áreas de ajuda são convidados a compreender este fenômeno da pós-modernidade, que traz seqüelas sociais muito destrutivas. Quanto às competências e habilidades a serem adquiridas, o curso visa capacitar os profissionais no conhecimento dos conceitos básicos de dependência química bem como nas formas de tratamento e na construção do conceito de comunidade terapêutica.

O curso tem como público-alvo profissionais graduados, tanto do setor público, quanto do privado, de Comunidades Terapêuticas ou ONGs, que atuem ou estejam interessados em trabalhar com dependência química.

O curso tem início dia 18 de fevereiro de 2005 e seu término é previsto para junho de 2007. Ele acontecerá num período de 17 meses de aula, sem incluir a elaboração da monografia, para a qual se computará o período de seis (06) meses. As aulas acontecerão uma vez ao mês, sexta, sábado e domingo, perfazendo um total de 25 h/a.

Realização: Faculdade Luterana de Teologia - FLT e Cruz Azul no Brasil

Objetivos: O presente curso de Pós-graduação se propõe a abordar a questão da dependência de substâncias psicoativas, bem como as formas de tratamento de pessoas que se tornaram dependentes e especialmente o modelo do trabalho em comunidades terapêuticas. Profissionais da área da saúde, tanto do setor público, privado ou ONGs, como da área pastoral e demais áreas de ajuda são convidados a compreender este fenômeno da pós-modernidade, que traz seqüelas sociais muito destrutivas. Quanto às competências e habilidades a serem adquiridos, o curso visa capacitar os profissionais no conhecimento dos conceitos básicos de dependência química bem como nas formas de tratamento e na construção do conceito de comunidade terapêutica.

Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, em especial dos mecanismos geradores de dependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção e modelos de programas terapêuticos, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.

Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico no Brasil.

Identificar os conceitos básicos sobre dependência química e suas aplicações na prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas afetadas pela dependência química.

Instruir os profissionais para ações preventivas ao uso indevido de drogas, atuando na promoção da saúde, na valorização e melhoria da qualidade de vida.

Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento das dependências químicas.

Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados às questões do álcool, tabaco e outras drogas.

Proporcionar o conhecimento do funcionamento de uma comunidade terapêutica, seus modelos e formas de gerenciamento de programas terapêuticos.

Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química e à Comunidade Terapêutica.

Todos estes objetivos específicos são norteados pelo objetivo maior da Faculdade Luterana de Teologia, que entende como sua tarefa a formação de uma vivência cristã que se destaque pela reflexão teológica e interdisciplinar que leve ao exercício contextual e crítico da fé cristã, e que frutifique em obras orientadas pelo amor a Deus e voltadas ao resgate da dignidade humana e da cidadania.

Disciplinas do Curso: Introdução ao cenário da dependência química

Conceituação e Classificação das Substâncias Psicoativa

Epidemiologia da Dependência Química

Antropologia e Dependência Química

Políticas Públicas e Dependência Química

Psicoterapia de Grupo

Psicoterapias de Modificação do Comportamento

Psicoterapias Intrapsíquicas

Psicoterapias Humanistas e Existencialistas

Terapia Farmacológica

Terapia Familiar - Perspectiva Sistêmica

Equipes Multidisciplinares e Atendimento Integral

Terapia e Espiritualidade

Comunidades Terapêuticas - Origem e Evolução

Programa Terapêutico em Comunidades Terapêuticas I

Programa Terapêutico em Comunidades Terapêuticas II

Gestão Organizacional

Gestão de Comunidades Terapêuticas I

Gestão de Comunidades Terapêuticas II

Reinserção Social e Relação Comunitária I

Reinserção Social e Relação Comunitária II

Ética e Bioética

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia do Ensino Superior

Início do Curso: Dia 18 de fevereiro de 2005, sexta-feira, às 14:00 horas

Fonte: FLT - Adriane Brauninger

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br