IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Abordar as causas profundas da pobreza, marginalização e exclusão

30/08/2016


Paramaribo, Suriname / GENEBRA, 30 de agosto de 2016 (LWI) - Muitas igrejas-membro da Federação Luterana Mundial (FLM) tem-se vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) que abordam as causas da pobreza, marginalização e exclusão em comunidades ao redor do mundo.

Um fórum público em 17 de ODS das Nações Unidas foi realizada no contexto das Pré-Assembléias da América Latina e do Caribe (LAC) e América do Norte (NA) e permitiu ouvir como congregações e igrejas no Brasil, Costa Rica e Estados Unidos servem milhares de pessoas com alimentos, água potável e apoio às redes locais na luta contra a violência contra as mulheres.

O fórum para regionais destina-se para a criação de quadros de referência comuns sobre como a comunhão global pode se envolver com ODS. Os delegados das igrejas refletiram juntos sobre a base teológica para esse compromisso e também discutiram possíveis alianças com atores ecumênicos e da sociedade civil.

A maioria das pessoas que vivem na pobreza no Brasil são mulheres, disse Rev. Cibele Kuss, Secretária Executiva da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), o braço de serviço social da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) .

Sua apresentação sobre os ODS no fórum enfocou como a FLD trabalha com mais de 60 organizações organizadas em comunidades e redes para reduzir as desigualdades de gênero que aumentam a pobreza e, consequentemente, marginaliza as mulheres e jovens. Queremos mostrar que a igreja tem uma voz, uma perspectiva transformadora sobre o desenvolvimento é sistematizado em nossas estruturas.

Fome Zero

Mikka McKracken, Diretora de Planejamento para o Programa Fome Mundial da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) compartilhou sobre o apoio das comunidades eclesiais que encaram a fome crônica no país e em todo o mundo.

A fome não é causada pela falta de alimentos, mas pela desigualdade. Um em cada sete pessoas dos Estados Unidos experimenta a insegurança alimentar, disse ela, acrescentando que muitas famílias enfrentam a incerteza de ter a próxima refeição e alimentação adequada. Os problemas de hoje tornaram-se mais complexos e ricos e os pobres têm de trabalhar em conjunto para alcançar o ODS 2 sobre Fome Zero, disse McCracken.

Desde a sua criação em 1970, o Programa Fome Mundial da ELCA tem levantado mais de US $ 500 milhões para os ministérios diaconais das igrejas locais e globais, e espera chegar a sua meta de 24 milhões de dólares em 2016. Seus 350 ministérios nacionais incluem a Mesa Shobi, um serviço móvel que fornece o alimento e o desenvolvimento das capacidades das pessoas que vivem à margem da sociedade, em St. Paul, Minnesota. Outros 250ministérios de todo o mundo inclui as igrejas-membro da FLM.

McKracken desafiou igrejas para oferecer esperança de que acabar com a fome não é apenas possível, mas possível, porque Deus providenciou. ... Como pessoas de fé, podemos dizer sim a proposta fome zero e a igualdade de gênero para melhor servir o próximo.

Comunidades inclusivas

The Rev .. Geraldine Alvarez, vice-presidente da Costa Rica Lutheran Church (ILCO) falou sobre o trabalho da igreja com outras igrejas cristãs e organizações não governamentais para promover a justiça e construir comunidades inclusivas em diversas sociedades.

Apesar de ser uma pequena igreja, ILCO tem feito um grande trabalho ao longo dos últimos 28 anos, disse ela, alegando que a igreja de 500 membros é uma das mais expressivas do país. Ela provê as necessidades dos migrantes e refugiados de países vizinhos, jovens, pessoas vivendo com HIV e SIDA, os socialmente excluídos devido à sua orientação sexual diferente e ajuda às mulheres com fundo de pobreza que exige seus direitos reprodutivos e serviços de saúde.

É uma tarefa enorme para uma pequena igreja. Ainda não podemos ver todos os resultados do nosso trabalho, mas é importante que continue a garantir que os jovens, as mulheres e aqueles que são socialmente excluídos possam ter um futuro em que suas vidas não sejam tão complicadas, acrescentou.

Água contaminada

The Rev .. Monica Villarreal, pastor da Salem Lutheran Church ELCA apresentou o risco para a saúde enfrentados comunidade Flint depois que as autoridades mudaram a fonte de água da cidade de Detroit para o Rio Flint, em Dezembro de 2014. Isto expôs os residentes, muitos de fala hispânica, a altos níveis de chumbo na água potável.

Três anos mais tarde, 12 pessoas morreram de causas relacionadas com a poluição da água com chumbo e as crianças ainda estão expostos à ameaça, disse Villarreal. A intervenção da ELCA inclui a distribuição diária de milhares de garrafas de água para casas para uso doméstico e filtros para torneiras de água. Mas, geralmente, as autoridades não resolveram a crise que afeta mais de 99.000 pessoas.

A própria pastora teve de fazer ajustes práticos em seu trabalho. A água é o fundamento da nossa vida em conjunto. Agora eu batizo usando garrafas de água doadas à igreja .

Compromisso com o acompanhamento

As 17 metas globais incluem um compromisso de estabelecer um acompanhamento para facilitar a sua implementação. Marci Gompers, do Escritório para a Coordenação do meioambiente junto ao Presidente da República do Suriname disse que o trabalho do ODS ligado ao trabalho do governo inclui os esforços para reduzir as pressões diretas sobre a biodiversidade e os ecossistemas e promover uso sustentável que beneficie toda a população. O governo está aberto a desenvolver ações com a sociedade civil, incluindo igrejas, disse.

A Secretária da Juventude da FLM Caroline Bade que coordena o fórum disse que a experiência compartilhada afirmou o compromisso das igrejas sobre a visão da FLM de um mundo onde ninguém é deixado para trás.

O Conselho da FLM aprovou os17 ODS para toda a comunhão em Junho de 2016.
 

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br