IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Federação Luterana Mundial agradece pelo trabalho de Armindo Schmechel

29/04/2008

1 | 1
Ampliar


“Certamente terão chegado à IECLB os testemunhos de gratidão e reconhecimento expressados por lideranças da Igreja Cristã Luterana de Honduras(ICLH), no ato de despedida do pastor Armindo Schmechel realizado durante a Conferência de Bispos, Presidentes e Líderes (COP/COL), entre os dias 31 de março e 4 de abril.” As palavras do secretário para América Latina e Caribe/Departamento para Missão e Desenvolvimento da Federação Luterana Mundial (FLM), rev. Martin Junge, em correspondência encaminhada à Presidência da IECLB, agradecendo pelo trabalho do pastor Schmechel em Honduras.

“É unânime o reconhecimento da capacidade que o pastor Schmechel teve em conduzir a ICLH, com profundo respeito por seus processos, sua identidade e cultura, por abrir espaço a líderes locais e por posicionar publicamente a ICLH”, confirmou o secretário para América Latina e Caribe. “Como Federação Luterana Mundial, acompanhando o processo de fortalecimento e de consolidação da igreja luterana em Honduras nos últimos anos, somos muito agradecidos à IECLB por ter permitido via autorização especial que o pastor Schmechel assumisse a presidência da igreja hondurenha, em um momento muito particular e difícil. Sem dúvida, a IECLB compreendeu esse momento e se dispôs a somar esforços para projetar a presença luterana naquele país.”

Armindo Schmechel foi enviado a Honduras para uma função específica como pastor, com o objetivo de auxiliar a ICLH na capacitação teológica de seus pastores e membros. “Com a aposentadoria do ex-pastor presidente, Guillermo Flores, ficou um vácuo na liderança, pois aquela pequena igreja não tinha outros pastores ordenados”, explicou o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann. Houve, então, um apelo especial ao pastor Schmechel e à IECLB – para que esta concordasse em que ele fosse eleito pastor presidente daquela igreja. “Inicialmente, resistimos pois a IECLB, ao enviar seus obreiros para outra igreja, não o faz para assumir cargos de liderança. Ao contrário, exortamos para que se insiram na igreja local, respeitando sua história, suas estruturas, suas lideranças e seus procedimentos”, confirmou Altmann.

Depois de um apelo unânime do Concílio da ICLH, apoiado pela FLM, a IECLB emitiu sua concordância para uma fase de transição e formação de lideranças daquela igreja. O pastor Schmechel encerra seu período de atividades em julho, quando retorna ao Brasil. “Ficamos muito contentes com o resultado, descrito na carta da FLM”, reiterou Altmann. Como escreveu o rev. Martin Junge, “valorizamos imensamente esse gesto de solidariedade e reconhecemos a valiosa contribuição da IECLB para o processo de fortalecimento da ICLH. Recebam os nossos agradecimentos”.

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br