IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

IECLB participa de consulta global sobre diaconia

09/12/2008

Marilu Menezes consulta FLM
Marilu Menezes em visita a campo
1 | 1
Ampliar

A vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Luterana de Diaconia, Marilu Menezes, coordenadora do Lar Padilha (Taquara, RS), participou, entre os dias 11 e 17 de outubro, da Consulta Global sobre Diaconia, por indicação da Presidência da IECLB. O encontro, realizado em Adis Abeba, na Etiópia, foi organizado pelo Departamento de Missão e Desenvolvimento da Federação Luterana Mundial. “Além de participar da consulta – onde tive por tarefa apresentar o trabalho realizado pela Fundação Luterana de Diaconias, que tem sede em Porto Alegre – pude também participar de uma visita a comunidades luteranas no interior do país.”, relata Marilu.
 
Entre as questões discutidas no encontro estavam a construção de um entendimento abrangente e contínuo da diaconia, enquanto ação baseada na fé da igreja; o fortalecimento da base para a prática diaconal nas igrejas-membro da FLM; a obtenção de um entendimento compartilhado dos desafios diaconais; e a verificação de possibilidades de ação conjunta.

“Também recebemos o Manual sobre Diaconia da FLM, que será apresentado em 2010, na sua Assembléia Geral, na Alemanha. Esse manual será analisado em consultas regionais, entre 2009 e 2010 e uma nova leitura será feita por meio de uma consulta global, já marcada para 2013.
 
Para Marilu, a experiência foi inesquecível. “A oportunidade de conhecer um povo que luta todos os dias por tudo, pela água, pela comida, pelo trabalho, mas sobretudo por sua dignidade, foi única”, confirmou. “Participamos de um culto que juntou quase mil pessoas da comunidade. A alegria com que todos cantavam e oravam contagiou a nós, os visitantes.”

Outro ponto destacado por Marilu foi a diversidade dos relatórios regionais apresentados na reunião. “Há uma grande riqueza de projetos, atividades e ações diaconais sendo desenvolvidas pelo mundo afora. É uma bênção poder fazer parte deste movimento enquanto pessoa e IECLB. Outra luterana presente, pela IECLB, foi Silvana Knup, da Associação Martinho Lutero, de Belo Horizonte, uma pessoa comprometida com a diaconia e com a Igreja, uma mulher que se dedica de forma voluntária a promover/cuidar da diaconia em sua comunidade, em sua cidade. Sou grata a Deus e aqueles que a mim confiaram a tarefa de representar a IECLB nessa experiência única e preciosa.”






 

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br