IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

IECLB tem dois nomes indicados na Pré-Assembleia da FLM

21/04/2010

A Pré-Assembleia das Igrejas Latino-Americanas e Caribenhas filiadas à Federação Luterana Mundial (FLM), reunida em Bogotá, Colômbia, de 12 a 16 de abril, indicou os membros da região para, se referendados pela Assembléia Geral a realizar-se em Stuttgart, Alemanha, em julho próximo, integrarem o novo Conselho da FLM. Também foram indicadas pessoas como possíveis assessoras do Conselho e integrantes de diferentes comitês do organismo ecumênico.

Da IECLB, foram indicados o secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia, Carlos Gilberto Bock, para continuar no Conselho da Federação Luterana Mundial, e o da pastora Márcia Blasi como assessora, com ênfase em questões de gênero. Gloria Rojas, pastora presidente da Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH), recebeu indicação para uma das vice-presidências do organismo ecumênico internacional.

A reunião em Bogotá contou com a presença de 50 participantes que representaram as Igrejas Luteranas da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Suriname e Venezuela.

“A pré-assembleia, assim como a assembléia da FLM, se realiza a cada sete anos e é um momento ímpar para estreitar as relações entre as igrejas luteranas do continente e firmar compromissos comuns,” afirmou o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann. “Pretendemos ter uma participação propositiva na assembléia de Stuttgart.

A pré-assembleia também aprovou uma moção do representante da IECLB, Ricardo Dalla Barba, secretário da Diretoria do Conselho da Igreja, no sentido de que a Assembléia de Stuttgart emita uma recomendação a todas as comunidades luteranas no mundo a plantarem uma árvore. A proposta objetiva vincular as comunidades do mundo inteiro ao Jardim de Lutero que está sendo implantado na cidade de Wittenberg, Alemanha, onde atuou o Reformador Martin Lutero, como expressão da comunhão luterana no mundo e compromisso comum com a criação de Deus.

Ao final do encontro, dia 16, foi divulgado um documento conjunto no qual os luteranos da América Latina e do Caribe assumem o compromisso de aprofundar a luta e resistência ao avanço da Aids, às mudanças climáticas e ao flagelo da dívida externa ilegítima, que “tira o pão de cada dia de milhões de pessoas no mundo”.

“O documento final expressa os compromissos das igrejas luteranas do continente”, explicou o pastor presidente da IECLB. “Voltado para as realidades em nossos países, tanto espirituais quanto sociais, somos convocados pelo tema da assembléia – que é também o lema da IECLB para 2010 – a termos uma presença missionária e diaconal atuante em favor de nossas comunidades e nossos povos.”

A mensagem final lembra que a realidade latino-americana e caribenha está estreitamente vinculada à história de seus povos, caracterizada por colonização, escravidão, dependência, ditadura e economias debilitadas.

“Reconhecemos que o texto-lema que nos convoca – Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia - não é apenas uma oração de intercessão ensinada por Jesus a seus discípulos e discípulas, mas uma oração que implica reflexão e compromisso comunitário”, diz o texto da mensagem.

Na avaliação dos luteranos, conflitos armados, a falta de balanço de gênero e de visibilidade de pessoas jovens na sociedade, a injustiça nas questões de alimentação e suas implicações e a destruição ambiental também são flagelos que se abatem sobre a humanidade.

A mensagem destaca, ainda, que o tema da Pré-Assembléia é um grito da terra latino-americana e caribenha, empobrecida, transgredida e com fome de justiça alimentar, ecológica e de gênero.

“Neste contexto, o pão se traduz na inclusão e hospitalidade em comunidades que oram e denunciam que o acesso ao pão digno e justo está ameaçado pelas desigualdades em nosso contexto. Orar o Pai Nosso é buscar justiça e reconciliação para toda a criação, pedindo pelo pão que se encarna e dignifica a vida”.

No culto de encerramento, um desafio: “A parábola do rico insensato é uma advertência às nações e também para os indivíduos que armazenam os recursos de Deus em silos, depósitos e celeiros, quando deveriam depositar esses recursos nos estômagos das pessoas pobres”. (Heitor Meurer/ALC e Assessoria de Imprensa da IECLB).

Leia aqui a mensagem da Pré-Assembléia; a mensagem das mulheres; a mensagem dos jovens.

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br