IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Igrejas da América Latina e do Caribe estão reunidas na pré-assembleia da FLM

09/04/2010

As igrejas-membro da Federação Luterana Mundial (FLM) na América Latina e no Caribe irão determinar a melhor forma através da qual podem partilhar a experiência de acompanharem umas as outras como igrejas de uma comunhão que resultou em maior interação, cooperação e crescente confiança mútua. Esta experiência dos últimos sete anos está sendo o tema central das discussões entre os dias 12 e 16 de abril na pré-assembleia da FLM, que acontece em Bogotá, Colômbia.

Ao longo deste processo, as igrejas da região perceberam que “as diferenças não são uma ameaça, mas uma oportunidade de aprendizado mútuo”, afirmou o pastor Martin Junge, secretário regional para a América Latina no Departamento de Missão e Desenvolvimento (DMD) da FLM e novo secretário geral eleito da organização. Junge está coordenando o encontro, cuja igreja anfitriã é a Igreja Evangélica Luterana da Colômbia (IELCO). Os cerca de 50 participantes representam as 16 igrejas-membro da FLM e parceiros missionários. Também estão presentes convidados ecumênicos e funcionários da FLM.

O evento em Bogotá é uma das sete pré-assembleias que estão sendo realizadas desde outubro de 2009, sob a coordenação do DMD. O objetivo é preparar os delegados das igrejas-membro para participarem da Assembleia da FLM em Stuttgart, na Alemanha. O tema “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” – o mesmo da FLM - guia as deliberações, com especial foco no trabalho da entidade mundial luterana desde 2003 e as implicações contextuais e globais do tema de 2010.

“Esse encontro aqui é uma oportunidade incrível para estarmos juntos e ouvirmos as experiências de ser igreja em situações tão diferentes que existem na América Latina e no Caribe”, enfatizou Junge. Acerca da interpretação do tema “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” no contexto da região, ele disse que esperava ouvir histórias de dor e raiva das muitas pessoas que trabalham arduamente e continuam a sofrer todas as formas de privação, como a fome, em meio a abundantes fontes de alimento dadas pelo próprio Deus. “A igreja é chamada a trabalhar junto às comunidades que ainda não têm acesso ao pão de cada dia – abrigo, água, comida e outros direito básicos – baseada na convicção de que no plano de Deus nunca há o `meu pão´, mas sempre o `nosso pão´.”

Também haverá histórias de esperança, reiterou Junge. Dentro do entendimento holístico da missão, as igrejas continuam a afirmar que as muitas dimensões do “dar o pão” devem continuar sendo uma das tarefas principais do chamado da igreja.

A agenda da pré-assembleia incluiu uma pré-conferência para delegadas mulheres e jovens durante a sessão da manhã de 12 de abril. À tarde, o bispo da IELCO, Eduardo Martínez, pregou no culto de abertura. A apresentação principal da manhã do dia 13 ficou a cargo da pastora Patricia Cuyatti, ex-presidente da Igreja Evangélica Luterana do Peru, que partilhou algumas perspectivas teológicas e pastorais acerca do tema da 11ª Assembleia da FLM.

Entre outros tópicos importantes do evento estão a discussão acerca da questão do matrimônio, família e sexualidade humana e as reflexões acerca do impacto do processo de renovação da FLM para a região. O encontro regional ainda inclui uma sessão conjunta acerca da colaboração entre luteranos e menonitas na Colômbia. Isto servirá de oportunidade para refletir acerca do significado do ato de reconciliação com os anabatistas, que foram perseguidos e condenados pelos luteranos e outros durante o século XVI, previsto para acontecer durante a 11ª Assembleia.

”Na Colômbia, luteranos e menonitas já estão ligados, através do seu forte compromisso diaconal, com uma população que sofre com a violência, o desalojamento e a marginalização. A pré-assembleia será um momento importante para curar memórias do passado. Também será um momento de rico empoderamento mútuo para a continuação do testemunho como pacificadores e construtores de pontes no contexto colombiano e em toda a região”, disse Junge.

Ainda, o secretário geral eleito da FLM expressou sua convicção de que as experiências que transformaram as relações entre as igrejas-membro da FLM na América Latina e no Caribe são uma contribuição importante para o evento em Suttgart e para a FLM como um todo.

Fonte - FLM
 

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br