IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Investidura do Papa Francisco: serviço aos pobres é preocupação comum

Representantes luteranos participam na Missa inaugural do primeiro papa latino-americano

20/03/2013

Líderes da Federação Luterana Mundial (FLM), que ontem participaram da celebração de investidura do Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, veem no cuidado para com os pobres do primeiro papa da América Latina uma importante preocupação comum com as igrejas luteranas .

Ninguém deve ficar perdido - esta é a principal mensagem do evangelho de Jesus Cristo, disse o presidente da FLM Bispo Dr. Munib A. Younan. O serviço de amor aos pobres para além das fronteiras confessionais é uma maneira convincente de transmitir esta mensagem.

Younan observou que em vista de décadas de diálogo católico-luterano, em um mundo caracterizado pela fragmentação e pela interrupção na comunicação, o Vaticano e a FLM não estariam apenas em conversação por causa de convicções comuns, mas também pelo trabalho conjunto.

Isso nós devemos em todo o mundo a todas as pessoas que anseiam por paz, justiça e reconciliação, o presidente da FLM.

O Secretário-Geral da FLM, reverendo Martin Junge, um teólogo chileno, expressou sua satisfação com o fato de que agora esteja à frente da Igreja Católica Romana uma lattino-americano: nunca teria sonhado que eu iria falar com um papa em minha língua materna-, o espanhol .

Ele informou que o papa seria conhecido das igrejas luteranas na Argentina e que Francisco por sua vez também conheça estas igrejas. Este é um ponto de partida promissor para o aprofundamento das relações em nível mundial, disse Junge.

Temos de continuar no caminho do diálogo e do serviço neste mundo e trabalhar juntos para encontrar maneiras de transmitir à família humana e à criação sofrida, a mensagem de Deus de justiça, paz e reconciliação.

O Presidente e o Secretário-Geral da FLM participaram, juntamente com centenas de milhares de pessoas que se reuniram em frente à Praça de São Pedro, na investidura do 266o. Papa. Neste contexto, os líderes da Igreja Luterana na Argentina enfatizaram o quanto os crentes da América Latina celebraram este evento com alegria e cheios de expectativa.

Um aspecto notável da eleição de Francisco é a alegria e esperança que ela despertou em muitas pessoas simples, pobres, às quais somos chamados a acompanhar nas igrejas luteranas da região, disse o Rev. Gustavo Gómez, presidente da Igreja Evangélica Luterana Unida da Argentina (IELU.

Também cresce em nós uma onda de solidariedade e oração, um desejo sincero e profundo de que o primeiro papa latino-americano deveria chamar ao arrependimento e assegurar que as vozes dos excluídos sejam ouvidas, disse Gómez.

O Presidente da IELU salientou que aqueles que se encontraram com o ex-cardeal Jorge Bergoglio falam de seu calor e sua atenção às pessoas. As pessoas ecumenicamente comprometidas da Argentina referem-se ao conhecimento profundo que o novo papa tem de diferentes posições religiosas e de seu grande respeito por elas.

Da mesma forma expressa Rev. Sonia Skupch, secretária-geral da Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP): Pessoas de IERP que tinham a ver com ele relataram para mim acerca de sua grande disposição para o diálogo, a sua acessibilidade e amplo conhecimento do mundo protestante de nossas ideias e crenças.

Sua conclusão: Estamos muito satisfeitos que um cardeal latino-americano  foi eleito papa. Ele, sem dúvida, pode trazer uma perspectiva e visão diferente e também um estilo de gestão diferente.

Papa Francisco (76), foi eleito no dia 13 de março e vai suceder a Bento XVI, nascido na Alemanha. Com 85 anos de idade, esteve à frente da Igreja Católica Romana de 2005 até sua aposentadoria no final de fevereiro, .

Fonte:  LWI
 

Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br