IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Luteranos condenam mortes na Rússia

06/09/2004

A Federação Luterana Mundial (FLM) condenou o seqüestro e a matança de mais de 300 crianças e adultos, registrados na sexta-feira, 3, em colégio de Beslan, na Osetia do Norte, região do Cáucaso russo, perpetrados por grupo internacional de insurgentes.

A atrocidade em Beslan causa repugnância, porque os insurgentes armadas planejaram e realizaram um ataque dirigido deliberadamente contra crianças. Nenhuma causa pode justificar tal desumanidade, diz a FLM em declaração pública emitida no domingo.

Na quarta-feira, 1, cerca de 30 terroristas chechenos, fortemente armados, que reclamam autonomia desse território no Cáucaso russo e exigem a libertação de companheiros capturados, invadiram uma escola de Beslan e fizeram mais de 1 mil crianças, funcionários e professores de reféns.

Na sexta-feira de madrugada ocorreu explosão no ginásio da escola, onde os reféns estavam amontoados. Depois do estrondo, crianças em pânico fugiram às ruas, correndo. Muitas delas foram abatidas pelos disparos dos terroristas.

Soldados russos, que cercaram o edifício, intervieram e entraram em choque com os terroristas. Como resultado, pelo menos 260 crianças morreram, além de 70 adultos, entre eles todos os terroristas. Teme-se que o número de vítimas aumente, porque há pessoas feridas em estado grave e mais de 140 pessoas estão desaparecidas, algumas destroçadas pelas explosões.

A declaração da FLM deplora a escalada de violência que se registrou no mundo nas últimas semanas. Cita, entre essa torrente de violência, os casos de Beerseba, em Israel, onde 16 pessoas foram assassinadas; a execução de 12 nepaleses no Iraque; e o atentado contra dois aviões russos, matando 89 pessoas.

Em todos esses casos, as vítimas foram civis, inocentes, cujo único crime que cometeram foi o de estarem associados, na mente dos agressores, com o inimigo ou serem pessoas diferentes deles.

O Conselho da FLM, reunido em Genebra de 1 a 7 de setembro, sustenta que esses ataques procuram inspirar terror em toda a comunidade e somente servem para escalar o ciclo de temor e violência.

Os luteranos destacam que também estão conscientes da violência estrutural, que afeta as relações políticas e econômicas dentro e entre os países. Os objetivos políticos não podem ser alcançados através de meios desumanos, afirmam. Oramos pelas vítimas da violência em Beslan e suas famílias e por todos aqueles atingidos por crimes tão brutais. Pedimos à comunhão global da FLM que ore para que termine a violência no mundo e pela transformação daqueles cujos corações foram endurecidos pela violência, destacam os luteranos.



Fonte: Fernando Oshige - ALC Notícias
 

Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br