IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Pastor chileno eleito secretario geral da FLM

26/10/2009

 

A Federação Luterana Mundial elegeu hoje, 26 de outubro, nos arredores de Genebra, Suíça, o pastor Martin Junge, chileno de 48 anos, como secretário geral desta organização internacional que reúne mais de 68 milhões de cristãos e cristãs protestantes.


A eleição, anunciada hoje, deu-se em sessão fechada da maior esfera decisória da FLM, que é o Conselho.

Com esta eleição, Junge torna-se o primeiro representante da América Latina e do Caribe a alcançar o posto mais alto na sede da organização.

Junge irá suceder o pastor Ishmael Noko, do Zimbábue, que foi eleito secretário geral em 1994 e foi reeleito para um segundo mandato em 2004. Junge irá assumir seu novo posto depois da próxima assembléia da FLM, que acontecerá em Stuttgart, Alemanha, em julho de 2010.

Noko anunciara na reunião do Conselho em Arusha, Tanzânia, que iria encerrar seu serviço ao final de outubro de 2010.

O Conselho tem 48 membros eleitos e eleitas pela assembléia a cada 12 a 18 meses. O representante da IECLB no Conselho é o Dr. Carlos Gilberto Bock, secretario executivo da Fundação Luterana de Diaconia.

Junge trabalha na sede da FLM desde o ano 2000 como secretário para a América Latina e Caribe no Departamento de Missão e Desenvolvimento. Anteriormente, foi presidente da Igreja Evangélica Luterana no Chile. Estudou teologia na Universidade Georg Augusta, em Göttingen, Alemanha, e foi ordenado em 1989, no Chile. Junge é casado e tem dois filhos.

A FLM é composta por 140 igrejas-membro oriundas de 79 nações e tem uma membresia total de 68,5 milhões de pessoas.

 


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB / Organismo: Federação Luterana Mundial - FLM
ID: 3017
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br