IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Pastor Presidente da IECLB participa da reunião do Conselho da FLM

02/09/2004

O Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann está em Genebra onde participa da reunião anual do Conselho da Federação Luterana Mundial (FLM). A reunião iniciou nesta quarta-feira, e prolonga-se até a próxima terça, 7 de setembro. 

Além de integrar o Conselho da FLM, Altmann também preside a Comissão Permanente de Missão e Desenvolvimento da Federação Luterana Mundial.

O primeiro dia de reuniões iniciou com a apresentação do relatório do presidente do organismo ecumênico internacional, bispo Mark S. Hanson, no qual fez menção à globalização econômica que ameaça toda a criação, a família humana e a unidade da igreja.

A globalização econômica é uma realidade de nosso mundo; pode fazer-nos crescer juntos como sociedade global, ou nos conduzir a um abismo profundo entre aqueles que gozam de bem-estar e aqueles que são marginalizados pelo sistema, disse Hanson.

O bispo apresentou o relatório aos colegas de Conselho, órgão máximo da direção da FLM entre as assembléias, que é integrado por 49 conselheiros, eleitos nas Assembléia Geral, reunida em Winnipeg, no Canadá, em julho de 2003.

Nos próximos sete dias os debates na reunião do Conselho estarão enfocados na missão; ecumenismo e Teologia; família, matrimônio e sexualidade humana, assim como na situação internacional.

Nesta quarta-feira, a atenção dos membros do Conselho centrou-se na eleição do secretário geral da FLM. O Comitê de Nomeações apresentará, em sessão fechada, o nome do candidato proposto a ocupar o principal posto executivo da FLM.

O bispo Hanson, que também preside a Igreja Evangélica Luterana dos Estados Unidos (Elca, a sigla em inglês), sublinhou no relatório que o abismo que separa o mundo rico do mundo pobre é um escândalo, e solicitou das igrejas um juízo profético.

Sobre a ameaça que paira sobre a criação, o presidente da FLM advertiu que o mundo encontra-se à beira de um precipício por causa do consumo dos recursos da terra em ritmo alarmante. Por isso, demandou um maior compromisso para ser bons mordomos da criação de Deus.

No relatório ao Conselho, Hanson formulou um chamado à unidade da igreja e para trabalhar de maneira persistente pela justiça e a paz, e que se proclame com paixão o Evangelho. Ainda que pareça que os desafios nos superem, devemos proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, o cuidado da criação de Deus e nos esforçar para alcançarmos a justiça e a paz, afirmou.

Fonte: Notícias IECLB e ALC 
 

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br