Paróquia Ferrabraz

Sínodo Rio dos Sinos


Avenida Vinte de Setembro , 5478 Sete de Setembro
CEP 93800-000 - Sapiranga /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3039-1487
paroquiaferrabraz@gmail.com
ID: 324

Culto com Jubileu de 25 anos de Confirmação

1º Domingo de Advento - ANO B | Ciclo do Natal

02/12/2023

 

Pré-Culto

 

Sinos:

Procissão de Entrada do Pastor.

 

Liturgia de Entrada

 

Prelúdio

Edelweiss – Dança Sênior Exultai

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém; eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, montado em um jumento, num jumentinho, cria de jumenta.

Zacarias 9.9.

 

Acolhida:

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

C: Apresentação natalina – Dança Sênior Exultai

 

Confissão de Pecados:

Oração:

L: Ó Senhor, como gostaríamos que tu rasgasses os céus e descesses, fazendo as montanhas tremerem diante de ti! Elas seriam como a água que ferve em cima de um fogo forte. Os teus inimigos reconheceriam a tua fama e tremeriam de medo diante de ti. Quando fizeste coisas maravilhosas, que nós nem esperávamos, quando, em Jesus, tu desceste do céu, as montanhas tremeram diante de ti. Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim – que se encarna e habita entre nós cheio de graça e de verdade – em favor dos que confiam nele. Tu aceitas os que fazem com prazer o que é direito, os que lembram de viver de acordo com a tua vontade. Mas como estás irado conosco! Existe alguma esperança para nós? Podemos ser salvos? Fomos todos infectados pelo pecado, contaminados. Nossos menores esforços só fazem sujar a roupa. Secamos como folhas no outono por causa do nosso pecado, e somos levados pelo vento. Ninguém ora mais a ti nem faz esforço algum para te alcançar. Porque te afastaste de nós. Deixaste-nos amargando o nosso pecado. Ainda assim, ó Senhor, tu és nosso Pai. Nós somos o barro, tu és o oleiro: somos o que nos fizeste. Não continues tão irado, ó Senhor, nem lembres para sempre os nossos pecados. Não esqueças que somos o teu povo.

 

Amém.

(Oração inspirada em Isaías 64.1-9 nas versões Nova Tradução na Linguagem de Hoje e Bíblia A Mensagem de Eugene Peterson).

 

Kyrie:

L: Congregados neste culto, não nos distanciamos da realidade de opressão, fome e guerra que está presente em nosso mundo. Pela força e orientação da fé, olhamos para a realidade e nos juntamos às vozes que clamam a Deus por transformação: Ele que pode quebrar o vaso para fazer um vaso novo que busca viver empatia, solidariedade e amor ao próximo:

 

C: Vaso Novo – LCI 033

L e M: Nilton Tuller

 

Anúncio da Graça:

L: Através de Jesus Cristo, o perdão dos pecados é proclamado para nós.

Em Cristo temos a redenção através de seu sangue

e o perdão de nossas transgressões

de acordo com as riquezas de sua graça.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Escuta-nos, ó Pastor de Israel, [ Palestinos, Europeus, Latino-Americanos e outros povos ].

Escuta-nos, tu que guias o teu rebanho! Tu que estás sentado no teu trono, que fica sobre os querubins, mostra a tua misericórdia pelas tribos de Efraim, Benjamin e Manassés. Mostra-nos o teu poder; em e salva-nos. Mostre-nos a tua misericórdia e seremos salvos.

 

Amém.

(Oração inspirada no Salmo 80.1-3 conforme a Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

 

1ª Leitura:

1 Coríntios 1.3-9

 

Leitura do Evangelho – Ano B:

Marcos 13.24-37

 

Pregação:

 

Jubileu de 25, 26 e 27 anos de Confirmação

 

Anamnese:

L: Este templo que nos acolhe neste dia foi inaugurado em um Culto Festivo no dia 16 de Maio de 1996. Desde então, este espaço litúrgico tem sido usado para a realização de ofícios como Batismo, Confirmação, Bênçãos Matrimoniais e Bodas Matrimoniais.

Foi a partir de 1996 que Cultos de Confirmação começaram a acontecer nesta comunidade que naquele momento ainda integrava a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sapiranga. Realizaram os cultos os pastores Heinz Wartchow, Jair Hoch e a pastora Sonja Heinrich Jauregui.

 

Convite:

L: Neste momento, quero convidar as turmas a virem à frente individualmente para o recebimento de uma bênção. Podem vir à frente conforme os nomes forem sendo chamados. Mencionarei também o nome dos que não estão presentes, pois fazem parte dessa história.

 

Palavras pastorais:

L: “Pois eu sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz”. (Jeremias 29.11). Queridos e queridas, como é bom ter esse momento de reencontro. Deus também tem sido bom, benigno e fiel a vocês, concedendo-lhes da sua paz. O nosso desejo como Paróquia Ferrabraz é que o Deus que os abençoou no dia da Confirmação continue com vocês. Cada um/a seguiu uma profissão, um caminho, já passaram por muitas alegrias, tristezas – mas que Deus continue abençoando a vida de vocês e suas famílias.

 

Leitura dos versículos de cada um/a.

 

Bênção:

L: O Senhor, que há 25, 26 e 27 anos confirmou em vocês a fé, continue os abençoando e guiando em todos os seus caminhos. Amém.

 

Entrega das Certidões e retorno ao banco:

 

Liturgia do Sacramento do Santo Batismo

 

Alocução:

L: Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas promessas feitas pelo nosso Deus. Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da sua fé em Cristo Jesus como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.

 

Compromisso:

L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir NOME DA CRIANÇA à fé em Jesus Cristo e a ensiná-los a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Pais: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar NOME DA CRIANÇA a viverem sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Padrinhos/Madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar NOME DA CRIANÇA através de suas palavras e dos seus atos, para que sigam a Jesus Cristo e se tornem membros fiéis de sua Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.

 

C: Sim, com a ajuda de Deus!

 

Anamnese Batismal:

L: Pelo batismo recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com NOME DA CRIANÇA que serão batizados. Ao batizá-los, recordamos também o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos por Deus.

 

Oração das águas:

L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a NOME DA CRIANÇA para fazer deles herdeiros do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.

 

Confissão de Fé: Credo Apostólico

L: Creio em Deus, Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra.

 

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,

o qual foi concebido pelo Espírito Santo,

nasceu da virgem Maria,

padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado,

desceu ao mundo dos mortos,

ressuscitou no terceiro dia,

subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,

de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

 

Creio no Espírito Santo,

na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,

na remissão dos pecados,

na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

 

Ato do Batismo:

L: NOME DA CRIANÇA, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.

 

Rito da Luz:

 

 

Canto:

C: Eu fui batizada em nome de Jesus,

em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.

A água me lavou e da Igreja agora sou.

 

Entrega do certificado com palmas:

 

 

Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor

 

Cantos das Ofertas:

C: Da cepa brotou a rama – LCI 356

L e M: Reginaldo Veloso

 

Oração do Ofertório:

L: Nós te louvamos, Deus da fidelidade, pela tua generosidade: pela terra, pelo sol e pela chuva, pelo trabalho e pelos dons para te servir por meio do próximo. Em gratidão, colocamos em tuas mãos parte do que nos deste. Que estas ofertas sirvam para o bem-estar das pessoas que as receberem.

C: Louvado sejas para sempre.

L: Louvado sejas, Deus fiel, pelo pão e pelo suco, frutos da ampla e generosa natureza que alimenta teus filhos e tuas filhas. Dá que este pão e este fruto da videira sejam recebidos por nós, nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus.

C: Amém.

 

Oração Eucarística:

 

Diálogo:

L: O Senhor seja convosco;

C: E contigo também.

L: Elevai os corações!

C: Ao Senhor os elevamos.

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!

C: Isto é digno e justo.

 

Prefácio:

L: Sim, é digno, justo e nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Deus eterno e Todo-Poderoso. Pois no tempo de Advento podemos festejar a vinda de teu Filho Unigênito para favorecer a vida e manter a aliança com o teu povo. És Deus presente e acompanhas o teu povo na caminhada em busca de uma vida renovada. Por isso, com toda a Igreja, engrandecemos o teu nome, cantando:

 

Sanctus:

L: Santo, Santo, Santo! Nós os pecadores

não podemos ver tua glória sem tremor.

Tu somente és Santo, só tu és perfeito,

Deus soberano, imenso em teu amor!

(LCI 242, estrofe 3).

 

Anamnese:

L: Graças te damos, ó Pai, que preparaste o caminho para o teu Filho, através de profetas e profetisas que clamaram no deserto. Graças te damos porque o próprio Jesus, teu Filho, confirmou a tua paixão por caminhos em que reinam a esperança do novo, a resistência ao mal e o vigor da vida nova.

C: Ele veio nos salvar.

 

Narrativa da Instituição:

 

Epiclese:

L: Envia, Deus da esperança, o Espírito de vida e de amor que acompanhou e animou profetas na tarefa de preparar o caminho para Jesus, para que, pela força do mesmo Espírito, partilhando o pão da vida e o cálice da Nova Aliança, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que vive e anuncia a esperança.

C: Vem, Espírito Santo.

 

Mementos:

L: Lembra-te, Senhor, das pessoas que perseveraram na fé e guia-nos com elas à festa da alegria plena, preparada para teu povo, em tua presença, com teus profetas, apóstolos e mártires, e todos que viveram na tua amizade. Unidos a eles, proclamamos tua misericórdia e anunciamos o teu Reino, para o qual, em Cristo nos convidaste.

C: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

 

Oração de Intercessão:

L: Senhor, neste momento de oração, abraçamos novamente a tua presença entre nós e proclamamos novamente o chamado do Advento: sede unidos, o Senhor se aproxima! Obrigado por todos os recursos em dons e talentos que nos oferecestes e que nos ensinas a nos doarmos como recursos de apoio, compreensão, ajuda e empatia uns aos outros. Oferecemos nós mesmos a ti, ó Deus. Obrigado que és Deus de amor, o Emanuel, o Deus que está conosco e que nunca nos deixará.

 

(Orar pelos motivos levantados para a intercessão e pelos aniversariantes da última semana).

 

E tudo mais que está em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua presença na oração que Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

C: Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Gesto da Paz:

L: Em tempos de guerra, testemunhemos a paz que recebemos de Jesus Cristo.

Que a paz de Deus esteja com todos e todas vocês.

C: E contigo também.

L: Cumprimentemos uns aos outros com o sinal da reconciliação, saudando-nos na paz de Cristo.

 

Fração:

L: O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo. O pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo

 

Agnus Dei:

L: Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

C: “Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal: tem piedade;

Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal: tua paz concede. Amém.”

(Martinho Lutero).

 

Convite:

L: Venham participar, pois tudo está preparado. Jesus diz:

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

 

Comunhão:

Músicas solo.

 

Oração Pós-Comunhão:

L: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

C: E sua misericórdia dura para sempre.

L: Deus amigo, agradecemos-te porque nos restauras na comunhão da Ceia. Concede, em tua bondade, que ela nos fortaleça na confiança em tua presença constante e na prática do amor ao nosso próximo. Isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor.

C: Amém.

 

Liturgia de Saída

 

Bênção:

 

Envio:

 

Sinos:

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS

 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 71844

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br