Paróquia Ferrabraz

Sínodo Rio dos Sinos


Avenida Vinte de Setembro , 5478 Sete de Setembro
CEP 93800-000 - Sapiranga /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3039-1487
paroquiaferrabraz@gmail.com
ID: 324

Liturgia - Domingo Cristo Rei - 26/11/2023

ANO A | Ciclo do Tempo Comum

24/11/2023

 

Pré-Culto

 

Sino:

 

Liturgia de Entrada

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação e Acolhida:

C: Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o FimApocalipse 22.13.

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

Deus Trino – LCI 003

L e M: Paullo Roberto

 

C: /: Em nome do Pai, em nome do Filho,

em nome do Espírito Santo estamos aqui. :/

 

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar,

estamos aqui, Senhor, a teu dispor.

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar,

te aclamar, Deus Trino de amor.

 

Confissão de Pecados:

Oração:

L: Senhor Jesus, como temos dificuldade para aprendermos os teus ensinamentos. Nem sempre lembramos que podemos te encontrar nos lugares mais improváveis. Estás naqueles a quem deixamos de demonstrar cuidado, amor, compaixão e humanidade.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor.

L: Senhor Jesus, mas quando os nossos olhos são abertos, descobrimos que não estamos distantes do teu coração – e do teu Reino. Assim, viemos com humildade pedir que te reveles a nós novamente e que não nos deixes sem ações de justiça e misericórdia.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor.

L: Senhor Jesus, perdoa-nos quando ficamos insensíveis ao vermos vidas que são perdidas tão facilmente quando pessoas não tem dinheiro para comida ou abrigo seguro, medicamentos e cuidados, ou quando pessoas não tem escolha senão viver em meio à guerra e a violência que os ameaça constantemente.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor.

L: Senhor Jesus, dá-nos sensibilidade ao sabermos de jovens que são explorados, ao sabermos que pessoas são expulsas de suas terras pela ganância de outras, e ao sabermos que muitas vezes aqueles que têm o poder nas mãos nada fazem para o povo que sofre.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor.

L: Senhor Jesus, dá que vejamos as dores que sentes quando vês tudo o que por meio de ti foi criado com tanta sabedoria ser destruído pela exploração predatória da tua criação. Sabemos que muitas pessoas foram cegadas pela doença do progresso a qualquer custo – e que passa por cima de quem estiver à frente.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor.

L: Senhor Jesus, ensina-nos a te recebermos naqueles que sofrem e a buscarmos tua imagem escondida nos lugares mais improváveis da nossa cidade. Perdoa-nos por tua graça e concede-nos a força para a construção do teu Reino de Justiça e Misericórdia.

C: Inclina, Senhor, o teu ouvido e atende ao nosso clamor. Amém.

 

Kyrie:

L: Se tivermos os olhos da cabeça e do coração bem abertos, veremos claramente pessoas lutando pelas suas vidas; pessoas sem casa ou sem comida; pessoas que morrem por não ter acesso aos medicamentos que precisam ou porque o atendimento médico demorou demais; as preciosas crianças que morrem quando poderosos decidem fazer guerra. Deus, porém, compartilhou conosco em Cristo Jesus o seu Reino. Seu desejo não é outro senão que haja justiça, misericórdia e paz a todas as pessoas. Por todas as situações de sofrimento que nossos olhos veem e não veem, por todas as situações de sofrimento que nossos ouvidos escutam e não escutam, por todas as situações onde nossos pés e braços alcançam e também em lugares onde não alcançam, pedimos pela piedade de Deus:

 

Pelas dores deste mundo – LCI 056

L e M: Rodolfo Gaede Neto.

 

C: Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

Imploramos piedade.

A um só tempo geme a criação.

Teus ouvidos se inclinem ao clamor

Desta gente oprimida.

Apressa-te com a tua salvação!

 

A tua paz, bendita irmanada

Com a justiça

Abrace o mundo inteiro.

Tem compaixão!

O teu poder sustente

O testemunho do teu povo.

Teu Reino venha a nós!

Kyrie eleison!

 

Anúncio da Graça:

L: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração”. Salmo 95.7.

 

Gloria in Excelsis:

A Deus, Senhor e Rei

L: Charles Wesley, 1707-1788; M: John Darwall, 1731-1789.

 

 

C: 1. A Deus, Senhor e Rei,

adorem os mortais!

Seu nome e sua lei

triunfem sempre mais.

 

Erguei a voz, regozijai!

Um novo canto entoai!

Erguei a voz, regozijai!

A fé em Cristo proclamai!

 

2. Ele é nosso fanal,

que reine sua luz!

Remindo nosso mal

no alto está Jesus.

 

3. Ninguém deve esquecer

que nossa salvação

e as chaves do poder

nas mãos de Cristo estão.

 

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Senhor, nosso mundo tem um grande anseio pela tua compaixão e graça. Em meio à guerra, orienta-nos para aprendermos a paz e o entendimento. Em meio à ganância, ensina-nos a servir e a compartilhar a abundância do teu mundo. Somos impacientes e descuidados e precisamos aprender a usar os recursos deste mundo com sabedoria e sustentabilidade. Somos insensíveis e julgadores e precisamos aprender a cuidarmos e a fazermos amizade uns com os outros. E quanto estivermos entre aqueles que estão doentes, enlutados, solitários, quebrados e feridos, ensina-nos a termos compaixão, pois servindo a estes pequeninos, sabemos que servimos a ti. Ensina-nos, Senhor a vivermos como aqueles que receberam tua compaixão e, portanto, a possuem em abundância para a compartilhar. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome de teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, hoje e para sempre.

C: Amém.

 

1ª Leitura:

Ezequiel 34.11-16, 20-24

 

 

— Porque assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas no dia de nuvens e densas trevas. Vou tirá-las do meio dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as trarei de volta à sua terra. Vou apascentá-las nos montes de Israel, junto às correntes de água e em todos os lugares habitados da terra. Deixarei que pastem em bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem. Ali elas se deitarão em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus. Buscarei as perdidas, trarei de volta as desgarradas, enfaixarei as quebradas e curarei as doentes; mas destruirei as gordas e fortes. Eu as apascentarei com justiça.” — Por isso, assim lhes diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras. Visto que, com o lado e com o ombro, vocês dão empurrões e, com os chifres, rechaçam todas as ovelhas fracas até que as tenham espalhado por toda parte, eu livrarei as minhas ovelhas, para que não mais sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. Porei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará: o meu servo Davi. Ele as apascentará e será o seu pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, falei.”

 

 

Aclamação:

C: Aleluia, aleluia, aleluia, alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Leitura do Evangelho:

Mateus 25.31-46

 

— Quando o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos: porá as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. — Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.” — Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?” — O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.” — Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; sendo forasteiro, vocês não me hospedaram; estando nu, vocês não me vestiram; achando-me enfermo e preso, vocês não foram me ver.” — E eles lhe perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não o socorremos?” — Então o Rei responderá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o deixaram de fazer a um destes mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer.” 46E estes irão para o castigo eterno, porém os justos irão para a vida eterna.

 

 

Pregação:

Disponível AQUI!

 

Confissão de Fé:

Credo Apostólico

 

Liturgia da Ceia do Senhor

 

Cântico das Ofertas:

Diaconia – LCI 565

L e M: Erli Mansk / Rodolfo Gaede Neto

 

C: 1. Aprendamos com Maria

a ouvir com devoção,

ter de Marta a energia,

pressa e dedicação.

Acontece diaconia

na ação com oração.

Ser uma Marta Maria:

que bonita vocação.

 

Vamos juntos trabalhar,

na Seara do Senhor

Pois o povo está a vagar

qual ovelhas sem pastor.

Libertados pela graça

nos dispomos a servir

Sirvamos com alegria

exaltando o Deus do amor.

 

2. Do pequeno ser amigo

ao faminto dar o pão;

com o nu buscar abrigo,

com o doente comunhão.

Acolher o forasteiro.

ao sedento saciar;

libertar o prisioneiro

e os mortos sepultar.

 

3. Todos nós somos chamados

para este mutirão.

Venham, pois, muito animados

integrar a comunhão!

Vivenciar diaconia

Co'os mais pobres deste chão:

resgatar cidadania,

superar a escravidão!

 

 

Oração Eucarística:

L: O Senhor esteja convosco.

C: E com teu espírito.

L: Elevai os corações.

C: Ao Senhor os elevamos.

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

C: Isso é digno e justo.

 

L: Justo é e verdadeiramente digno que em todos os tempos e em todos os lugares, te rendamos graças, ó Senhor Onipotente, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

Sanctus:

L: Portanto, com todos os anjos e arcanjos e com todos os exércitos celestiais, cantemos a ti e à tua infinita glória um cântico de louvor:

 

C: Santo, santo, santo! Deus onipotente!

Tuas obras louvam teu nome com fervor.

Santo, santo, santo! Justo e compassivo!

És Deus Triúno, excelso Criador!

 

L: Reginal Heber; M: John Bacchus Dykes – LCI 242, estrofe 4.

 

Oração de Intercessão:

L: Ó Deus, criador do universo, quando olhamos para o mundo ao nosso redor, o que há para dizer senão: “Senhor, tem misericórdia”. Tanto tumulto, tanto sofrimento, da Ucrânia ao Sudão, de Israel e Gaza ao Iêmen, de pessoas sem-teto em nossas ruas a campos de refugiados em todo lugar. Oramos por misericórdia, mas também oramos por rapidez. Criador do universo, crianças estão morrendo pelas guerras de homens poderosos, pela fome e pela insensibilidade daqueles que se recusam a compartilhar, pela falta de acesso a cuidados que muitos dão como garantidos. Criador do universo, oramos para que tu te levantes em resposta e nos levantes de nossa complacência e cumplicidade. Ajude-nos a orar sem cessar e a manter perto do coração os que sofrem. Ajude-nos a agir onde pudermos, mas também que nunca esqueçamos de ouvir e chorar com os que choram. Anime-nos com santa paciência em nossa petição e santa impaciência em nosso desejo por um diferente hoje e um melhor amanhã.[1] E como nosso Salvador nos ensinou, assim oramos, dizendo:

 

C: Pai nosso...

 

Narrativa da Instituição:

 

Fração:

L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Cristo. O pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.

 

Agnus Dei:

L: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

C: “Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal. Tem piedade.

Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal. Tua paz concede. Amém.”

Martinho Lutero.

 

Oraçaõ pré-comunhão:

L: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que por tua morte deste a vida ao mundo, livra-nos de todos os pecados e de todo o mal. Ajuda-nos para que permaneçamos fiéis aos teus mandamentos e não admitais, Senhor, que nos separemos de ti.

 

Convite:

L: Jesus Cristo diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28).

 

Comunhão:

 

Oraçaõ pós-comunhão:

L: Senhor Eterno, te agradecemos porque nos restauraste através desta comunhão de mesa. Concede que, fortalecidos nesta comunhão, possamos olhar com compaixão para os que sofrem e com ações a seu favor. Através desta ceia já recebida, sabemos que fomos abençoados com a tua graça. Agora, que o Senhor nos impulsione pelo teu Espírito Santo a partilharmos da graça com quem está perto de nós. Em nome de Jesus, amém.

 

Liturgia de Saída

 

 

Bênção:

 

Envio:

 

Sino:

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS.

 

 

 


[1] Oração de Isabelle Hamley. Daily Service, Radio BBC 4. Tradução: P. William Felipe Zacarias.


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 34 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 24
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 71784

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br