Paróquia Ferrabraz

Sínodo Rio dos Sinos


Avenida Vinte de Setembro , 5478 Sete de Setembro
CEP 93800-000 - Sapiranga /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3039-1487
paroquiaferrabraz@gmail.com
ID: 324

Liturgia | Domingo de Pentecostes - ANO A

Ciclo do Tempo Comum - ANO A

26/05/2023

­

 

SINO:

 

Liturgia de Entrada

 

Prelúdio:

Vídeo: Espírito Santo: Fogo e Vento

https://youtu.be/R4Oqh7foHPk

 

Sino: (novamente)

Procissão de entrada (comunidade de pé)

 

Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:

Senhor, no Pentecostes, o céu tocou a terra. Não estás distante de nós; sabemos que, como prometeu teu Filho Unigênito Jesus Cristo, estás conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Por isso, com humildade, peço que estejas presente entre nós hoje neste culto. Que tu mesmo, o Deus da Esperança, nos sirva com a tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

Atos 1.8

 


Acolhida


 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

C: Vem, Espírito divino – LCI 462

 

Confissão de Pecados:

Oração e Kyrie:

L: Senhor, o Deus cheio de graça e misericórdia, nós viemos à tua presença com corações contritos e espíritos humildes. Sabemos que o teu Santo Espírito sopra onde quer, trazendo vida, esperança e paz onde há morte, desespero e discórdia. Tu és o Deus de todas as coisas! Tu és o único ser plenamente livre para agir conforme tua soberana vontade. Por isso, diante da tua graça e misericórdia, viemos a ti confessar as nossas falhas e os nossos pecados. Vem acender em nós teu amor, ó Santo Espírito:

C:Vem ó Santo Espírito; teu amor em nós acende;

Vem ó Santo Espírito; vem ó Santo Espírito.

L e M: Jacques Berthier – Taizé. Tradução: P. William Felipe Zacarias.

(Partitura disponível nos anexos, abaixo do fim da liturgia).

 

L: Perdoa-nos, Senhor, quando queremos controlar ou limitar a ação do teu Espírito Santo, confiando apenas em nossas próprias ideias e desejos. Pedimos que tu nos ajudes a nos rendermos à tua direção. Perdoa-nos quando resistimos ao agir do teu Espírito Santo em nossas vidas – ele que quer nos convencer da tua Palavra em Lei e Evangelho, do pecado e da necessidade do arrependimento. Vem acender em nós teu amor, ó Santo Espírito:

C:Vem ó Santo Espírito; teu amor em nós acende;

Vem ó Santo Espírito; vem ó Santo Espírito.

L e M: Jacques Berthier – Taizé. Tradução: P. William Felipe Zacarias.

 

L: Perdoa-nos, Senhor, quando não permitimos que teu Santo Espírito nos ilumine na direção da vivência em colaboração. Muitas vezes, ó Deus, colocamos os nossos próprios interesses acima dos interesses do teu Reino. Assim, pecamos em nosso egoísmo, construindo muros onde deveríamos construir pontes. Da mesma forma, pecamos através do preconceito que nos impede de acolher a todos igualmente e a promovermos a unidade na diversidade. Vem acender em nós teu amor, ó Santo Espírito:

C:Vem ó Santo Espírito; teu amor em nós acende;

Vem ó Santo Espírito; vem ó Santo Espírito.

L e M: Jacques Berthier – Taizé. Tradução: P. William Felipe Zacarias.

 

L: Perdoa-nos, Senhor, quando, ao invés de agirmos através do Espírito da Verdade, somos instrumentos da mentira, do ódio, da vingança e da violência – seja em ações, em palavras ditas ou compartilhadas através das redes sociais. Falhamos, ó Deus, em sermos luz no mundo e sal da terra, testemunhando do teu amor com amor e com humanidade. Ajuda-nos a sermos mais humanos, compreensivos e verdadeiros em nosso dia a dia. Vem acender em nós teu amor, ó Santo Espírito:

C:Vem ó Santo Espírito; teu amor em nós acende;

Vem ó Santo Espírito; vem ó Santo Espírito.

L e M: Jacques Berthier – Taizé. Tradução: P. William Felipe Zacarias.

 

L: Ó Deus, sabemos que precisamos do teu perdão. Por isso, que tu mesmo limpes nossos corações de tudo o que nos impede de te seguir com devoção e amor genuínos. Concede-nos o teu Espírito Santo, para que ele nos leve em direção à justiça, amor e paz. Que teu Espírito Santo nos capacite ao verdadeiro arrependimento e a uma verdadeira transformação das nossas vidas e da realidade que está ao nosso redor, para que busquemos a unidade na diversidade e, assim, testemunhemos da tua Santa Igreja. Assim oramos em nome de Jesus, o Cristo, teu Ungido, o Filho enviado pelo Pai e cujo Espírito Santo é procedente do Pai e do Filho, amém.

 

Kyrie:

L: Num mundo com tantas doenças,

o povo com pouca crença,

eu venho pedir cantando em sentimento e versos,

eu venho pedir ao vento dar uma volta no universo”.

C:O Vento – Os Monarcas

 

Absolvição:

L: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei”.

1 Coríntios 13.2

 

O maior dom do Espírito Santo é o amor! O amor é o dom supremo. O amor nos é doado pelo Pai através da sua boa criação que nos sustenta; o amor nos é doado pelo Filho, Jesus Cristo, de onde aprendemos a importância do perdão, do sacrifício e da salvação; o amor nos é doado pelo Espírito Santo que nos ensina a esperança, a partilha e a paz. Assim, a partir do amor imensurável de Deus, recebamos do seu perdão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

 

Gloria in Excelsis:

OASE Bom Pastor:Vem, Espírito de Deus – HPD 318

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Senhor, o Deus amoroso, agora nos colocamos diante da tua Palavra. Prepare-nos, ó Deus, para ouvirmos dos teus ensinamentos. Abra os nossos olhos, ó Senhor, para vermos a tua verdade; abra os nossos ouvidos, para ouvirmos a tua voz; amolece os nossos corações, para que sejamos receptivos aos teus ensinos e sejamos transformados; neste Domingo de Pentecostes, ilumina-nos com o teu Santo Espírito, para que possamos compreender as profundezas do teu amor e da tua sabedoria revelada nas Escrituras. Sim! Que tua Palavra não seja apenas lida e conhecida, mas vivida em nossos dias. Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a não sermos apenas ouvintes da tua Palavra, mas também praticantes. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome de teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, hoje e para sempre, amém.

 

1ª Leitura – ANO A:

Números 11.24-30

 

Leitura do Evangelho – ANO A:

João 20.19-23

 

Refrão:

L: Que a glória do Senhor dure para sempre! Exulte o Senhor por suas obras.”

Salmo 104.31

 

L: Aleluia:

C: Aleluia. Aleluia. Aleluia. Alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Pregação:

 

Confissão de Fé: Credo Apostólico

Com toda a cristandade na terra, confessemos a nossa fé:

 

C: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna.

 


Liturgia de Saída


 

Ofertório:

Espírito, Verdade – LCI 461

 

Oração de Intercessão:

L: Deus, Pai, Filho e Espírito Santo,

nós te louvamos e te agradecemos pelo teu amor incondicional com o qual nos alcançaste em Jesus Cristo. Nós te louvamos pelo teu poder criador que nos dá vida e esperança. Nós te bendizemos pelo teu Espírito Santo que nos inspira e nos capacita para a tua missão.

Ao final deste culto, nos preparamos para o início do nosso culto do dia a dia, onde teu Espírito Santo nos fortalece e traz tua presença amorosa para perto de nós diante dos tantos desafios do cotidiano.

Intercedemos, ó Deus, por todos aqueles/as que sofrem nos diversos lugares neste mundo: pelos que passam fome, sede, doença, violência, opressão, injustiça, que sofrem com o preconceito, com a exclusão e com a discriminação. Também intercedemos pelos perdidos, desanimados, angustiados e que não conseguem encontrar sentido para suas vidas. Concede-lhes, através de irmãos e irmãs, a esperança de novos céus e novas terras.

Senhor, sopra teu Espírito Santo sobre eles e também sobre nós. Que teu Espírito nos traga consolo, cura, libertação e paz. Que o teu Espírito anto nos ensine a verdade e nos conduza à obediência do duplo mandamento do amor que Jesus, teu Filho, nos concedeu. Que teu Santo Espírito nos uma em comunhão contigo e com o próximo. Que teu Espírito nos faça testemunhas da tua graça e do teu Reino.

Intercedemos também, ó Deus, pela tua amada e santa Igreja Cristã. Oramos pela igreja aqui reunida e pelas igrejas espalhadas ao redor do mundo. Que tua Igreja seja uma comunidade aberta, acolhedora, atraente e comprometida com a tua vontade. Que tua Igreja seja uma comunidade que valoriza o sacerdócio geral de todos os crentes e que capacita pessoas para o serviço cristão. Que tua Igreja seja uma comunidade que proclama o Evangelho contextualizado em favor de todas as pessoas e da tua boa criação. Que a tua Igreja seja uma comunidade que pratica a justiça, a paz e a reconciliação em todos os âmbitos da vida. Que tua Igreja seja uma comunidade bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável. Sopra teu Espírito sobre tua Igreja para que ela te sirva com alegria, responsabilidade e amor.

 

(Orar pelos motivos de intercessão levantados pela comunidade).

Tudo o que estiver em nossas mentes e corações que não pronunciamos, agora deixamos em tua amorosa presença na oração que teu Filho Unigênito Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

C: Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como nos céus.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Bênção das pétalas de rosas:

(Os/as confirmandos do 1º ano se colocarão no corredor central da comunidade com sacos cheios de pétalas de rosas que eles irão lançar sobre as pessoas durante a bênção. Comunidades que possuem mezanino podem realizar o ritual simbólico da descida do Espírito Santo com pétalas de rosas de cima).

 

L: Quando o céu tocou a terra, Deus se fez presente entre nós:

Nova vida! Nova esperança! Novo amor! Novo perdão!

 

Quando o céu tocou a terra, Deus se fez humano em Jesus:

Nova Aliança! Tempo da graça! Tempo da luz! Grande missão!

 

Quando o céu tocou a terra, Deus nos fez seus filhos e irmãos:

Nova família! Nova comunhão! Novo serviço! Nova paz!

 

Quando o céu tocou a terra, o vento enviado tornou-se um cântico de serenidade:

Novas memórias! Novos silêncios! Nova sabedoria! Nova solitude!

 

Quando o céu tocou a terra, o horizonte apagado se expandiu diante dos nossos olhos:

Novos começos! Novos despertares! Nova luz! Novo dia!

 

Quando o céu tocou a terra, a humanidade viu no Pentecostes a paz que contagia:

Novas reflexões! Novos encontros! Nova empatia! Nova união!

 

Quando o céu tocou a terra, as lágrimas do mundo se tornaram orvalho de esperança:

Novo alívio! Nova resiliência! Nova resistência! Novo amanhã!

 

E assim, no símbolo suave, leve e sereno das pétalas de rosa,

recebam do Espírito Santo:

(Neste momento as pétalas são lançadas. Após o lançamento, o/a oficiante diz:).

Assim, te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

 

Envio:

L: O culto de Pentecostes se encerrou, mas não se encerrou a fé. O Espírito Santo continuará acompanhando cada um/a em sua jornada. Vamos para casa carregando dentro de nós a luz desse encontro, iluminando o caminho que temos a trilhar e aquecendo os corações daqueles que encontrarmos pelo caminho. Espalhemos a semente do amor a cada passo que dermos. E agora, na doce certeza da fé, vamos em paz, na luz e no amor de Cristo. Amém.

 

Sino:

 

Elaboração:

P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS


Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Antigo / Livro: Números / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 30
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70436
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br