Paróquia Ferrabraz

Sínodo Rio dos Sinos


Avenida Vinte de Setembro , 5478 Sete de Setembro
CEP 93800-000 - Sapiranga /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3039-1487
paroquiaferrabraz@gmail.com
ID: 324

Liturgia | Domingo de Ramos - ANO A

Ciclo da Páscoa

31/03/2023

 

ORAÇÃO SILENCIOSA DO PASTOR NO ALTAR:

 


LITURGIA DE ENTRADA


 

🎵 PRELÚDIO:
Hosana ao Rei – LCI 418 – Vídeo

 

🙏 INTROITO:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

📖 SAUDAÇÃO:
C: Jesus respondeu aos discípulos: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem”.
João 12.23.

 

🤗 ACOLHIDA

Quando os peixes voavam e as florestas
moviam-se e espinheiros davam figos,
num momento em que a lua era de sangue,
eu decerto nasci: tempos antigos.

Com uma cabeça enorme e um grito ascoso
e orelhas – duas asas aberrantes –,
sou a paródia mesma do demônio
por entre todos mais quadrupedantes.

A andrajosa escumalha deste mundo,
cuja perversidade não tem fim,
escarnece-me, bate-me, esfomeia-me,
e eu guardo o meu segredo para mim.

Estultos! Eu também tive uma hora,
distante e doce e minha – uma hora ardente:
bradava a multidão à minha volta
e espalhava-me palmas pela frente
.

O Burro - G. K. Chesterton (1874-1930). 1900.

 

🔔 AVISOS:

 

🎵 CÂNTICO DE ENTRADA:
Hosana hei! – LCI 421

 

🛐 CONFISSÃO DE PECADOS:

 

🙏 ORAÇÃO:

L: Senhor Deus, Pai Todo-Poderoso, nós nos reunimos neste Domingo de Ramos para lembrar a entrada humilde de teu Filho, Jesus Cristo, em Jerusalém. Reconhecemos que muitas vezes falhamos em seguir o exemplo de humildade e serviço que Jesus nos deixou. Confessamos nossos pecados e nossas falhas, pedindo o teu perdão e a tua graça.


Perdoa-nos, Senhor, quando buscamos poder, prestígio e ostentação, em vez de seguir o exemplo de teu Filho, que entrou em Jerusalém montado em um jumentinho. Ensina-nos a valorizar a simplicidade e a modéstia, e a olhar para os fracos, os fracassados e os pequeninos, como Jesus, teu Filho Unigênito, nos ensinou.


Perdoa-nos quando nos deixamos levar pelas expectativas humanas e cobiçosas, em vez de abraçar a humildade e o amor que Jesus demonstrou em sua vida e ministério. Ajuda-nos a resistir às tentações de seguir os caminhos do mundo, e dá-nos coragem para viver uma vida de serviço e entrega aos outros.


Perdoa-nos por nossa indiferença e insensibilidade diante das injustiças e opressões deste mundo. Concede-nos um coração compassivo e comprometido com a justiça, assim como Jesus, que enfrentou os poderosos e defendeu os marginalizados.


Senhor, neste Domingo de Ramos, renova em nós o desejo de seguir os passos de Jesus, mesmo que isso signifique enfrentar a perseguição e o sofrimento. Fortalece nossa fé e nossa esperança, para que possamos continuar a proclamar o teu amor e a tua justiça em um mundo que necessita desesperadamente de tua graça.


Concede-nos, Senhor, a graça de aprender com os ensinamentos de Jesus, e que, mesmo diante das adversidades, possamos perseverar na fé e no amor, seguindo o exemplo de teu Filho amado. No nome de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor, nós oramos.


Tem piedade de nós, Senhor:

 

🙌 KYRIE:

Pelas dores deste mundo – LCI 056

 

💖 ABSOLVIÇÃO:

L: Deus, em sua infinita misericórdia e amor, apaga as nossas transgressões e nos purifica de toda iniquidade. Por meio do sacrifício de Jesus na cruz, somos reconciliados com o Pai e podemos caminhar em novidade de vida. Recebamos, portanto, do perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

 

 GLORIA PATRI:

L: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo:
Glória ao Pai, que nos criou com amor e nos deu vida,
Ao Filho, que em humildade se fez carne e morreu por nós na cruz,
E ao Espírito Santo, que nos inspira, fortalece e guia em nosso caminhar.

Como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.
Amém.

 

Jesus Cristo é Rei e Senhor – LCI 519

 


LITURGIA DA PALAVRA


 

🙏 ORAÇÃO DO DIA:

L: Pai celestial, pedimos Tua orientação enquanto ouvimos a pregação da Tua Palavra. Que o Espírito Santo ilumine nosso entendimento e toque nossos corações. Concede sabedoria e discernimento a quem prega e à nossa comunidade para que possamos crescer em humildade e em nossa caminhada com Jesus, olhando sempre aos fracos e pequeninos. Em nome de Jesus, amém.

 

📖 LEITURA DO EVANGELHO – ANO A:
Mateus 21.1-11

 

🎶 REFRÃO:
C: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular”.
Salmo 118.22.



🎙️ PREGAÇÃO:

https://www.luteranos.com.br/textos/tudoaocontrario

 

 CONFISSÃO DE FÉ:

L: Juntamente com todos os que creem no Trino Deus em toda a terra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:


C: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.


E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.


Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

 


LITURGIA DO SACRAMENTO DA CEIA DO SENHOR


 

🎁 OFERTÓRIO:
Se eu tiver Jesus ao lado – LCI 632


🍞 ORAÇÃO EUCARÍSTICA:

L: Ó Deus de amor e humildade, nós te agradecemos por nos revelar a tua verdadeira natureza através da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e pela instituição da Santa Ceia. Que estas cenas chocantes nos lembrem de que o teu poder não se manifesta na ostentação e no luxo, mas na simplicidade e na modéstia.


Senhor, nós te louvamos por Jesus, que sendo Deus se fez homem, habitou entre nós e nos mostrou a importância de olhar para os fracos, os pequeninos e os fracassados. Conceda-nos a graça de seguir os ensinamentos de Jesus, de servir uns aos outros e de nos alimentarmos espiritualmente através da celebração da Eucaristia.


Nesta Semana Santa, que possamos aprender com o exemplo de Jesus, teu Filho Unigênito, que desafiou o poder e a autoridade terrena e preferiu se aliar aos humildes e simples. Que nossos corações sejam tocados pela mensagem de um Deus que confunde as potências deste mundo e nos convida a olhar para a sua humildade.


Ó Deus, na noite em que Jesus instituiu a Santa Ceia, Ele nos deu um exemplo concreto de serviço e amor, lavando os pés dos seus discípulos. Concede-nos a coragem de seguir o caminho de Jesus, mesmo que isso signifique enfrentar perseguição, humilhação e fracasso. Ajude-nos a lembrar que, ao servir aos pobres e aos humildes, estamos servindo ao próprio Jesus.


Neste momento de oração, Senhor, pedimos que abençoes todos aqueles que buscam viver a tua mensagem de amor e humildade. Dá-nos força e perseverança para lutarmos pela justiça e a paz, mesmo quando enfrentamos a oposição dos poderosos.


Em teu nome, Senhor Jesus, rogamos por todos aqueles que sofrem e são marginalizados neste mundo. E que através desta Eucaristia, lembremos dos teus ensinamentos sobre a partilha, o partir o pão de casa em casa e da solidariedade. Ó Deus, que haja pão em todas as mesas e água potável em todas as casas.

 

(Motivos de Intercessão)

 

L: Tudo mais o que está em nossas mentes e corações que não pronunciamos, entregamos agora em tua presença na oração que teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém
.


📜 NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO:

L: O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse aos seus discípulos: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; façam isso sempre que o comerdes em memória de mim.” Do mesmo modo, após haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; tomai e bebei; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.


🥖🍷 FRAÇÃO

L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Jesus Cristo; o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Jesus Cristo.

C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.

L: Cristo nos convida a nos alimentarmos com a Ceia que ele próprio nos oferece. Ele é quem nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu os aliviarei.” (Mateus 11.28). Venham, pois tudo está preparado

 

🤲 COMUNHÃO
Músicas no computador.

Sugestão de Playlist:

https://open.spotify.com/album/752hgIqt8r0rD6UBkn3Xnx?si=cMWqmBLhQ5mOBu3HoHkyCw

 

🙏 ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO:
L: Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos alimentar com o teu Corpo e Sangue nesta sagrada Eucaristia. Que esta comunhão fortaleça nossa fé, alimente nossa esperança e inflame nosso amor. Concede-nos a graça de sermos humildes e compassivos, seguindo teu exemplo, enquanto levamos tua presença transformadora ao mundo que nos rodeia. Amém.

 


LITURGIA DE SAÍDA


 

🙌 BÊNÇÃO:
L: Dá-me tua mão, eterno caminhante,
dá-me tua mão, quero acompanhar-te.
Dá-me tua mão, fiquemos bem unidos,
até podermos compartilhar com todos a paz.
Dá-nos tua mão, ó Deus, e protege nosso andar.
Não nos deixes tropeçar.

Dá-nos tua mão e abençoa-nos, nosso Deus

– Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

🚶‍♂️ ENVIO:
L: Vamos em paz, trilhando o caminho da humildade, da compaixão e do afeto para que assim sirvamos a Deus por meio do nosso próximo com alegria. Ide e permanecei na paz de Jesus, amém.


Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70014

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br