Galo Verde - Gestão Eclesiástica Sustentável no Portal Luteranos



- Brasil
ID: 2882

Galo Verde dá primeiros passos no Brasil

22/10/2012

Galo Verde
Galo Verde
Galo Verde
1 | 1
Ampliar

O Galo Verde é um projeto ecumênico de implantação, monitoramento, auditoria e premiação de iniciativas ambientais em igrejas na Alemanha. Já no ano passado, um grupo de pessoas ligadas à IECLB sonhou em criar algo parecido no Brasil, a partir do tema do ano “Paz na Criação de Deus”.

Segundo o pastor Clovis Horst Lindner, editor do Caminho e da Novolhar, em Blumenau/SC, a IECLB devia ir além do simples debate da questão ambiental em grupos e palestras, para passar a ações concretas e amigas da natureza. “Não adianta pedir que a sociedade cuide do meio-ambiente, se nós continuamos desperdiçando energia, usando descartáveis ou não praticando a separação do lixo, por exemplo”, desafiou o pastor.

Na manhã do dia 22 de outubro, na sede do Sínodo Vale do Itajaí, em Blumenau, aconteceu a primeira reunião de encaminhamento do Projeto “Galo Verde” no Brasil. Participaram da reunião o pastor Renato Luíz Becker, o padre Raul Kestring (ICAR), o pastor Dr. Emilio Voigt, o biólogo e ambientalista Dr. Nélcio Lindner (FURB), o pastor sinodal Breno Carlos Willrich, o pastor Clovis Horst Lindner, o pastor Hans Zeller (referente para a América Latina da Igreja Luterana na Baviera) e a pastora Reinhild Schneider (Mission-Eine Welt, Alemanha).

A reunião foi agendada para coincidir com a presença do pastor Zeller no Brasil, para participar do Concílio da Igreja em Chapecó. Zeller se dispôs a ser o contado com o Galo Verde da Alemanha e a estabelecer uma parceria com a Igreja na Baviera para dar sustentabilidade ao projeto brasileiro.

O objetivo é desenvolver conscientização sobre as questões ambientais em nossas comunidades e instituições, realizar o monitoramento de projetos ambientais e promover premiação de ações concretas.

O padre Raul Kestring disse que tem o aval do Bispo de Blumenau, Dom José Negri, para se envolver no projeto e, como responsável pelas questões de ecumenismo na Diocese de Blumenau e integrante do Grupo Ecumênico de Blumenau, tem muito interesse em tornar este um projeto de caráter interconfessional. Foi proposto também convidar representantes de outras confissões para integrar o Galo Verde.

O professor Nélcio Lindner se mostrou animado com o projeto e se dispôs a auxiliar com apoio técnico e com eventos de formação e conscientização ambiental nas comunidades e nas escolas. Para isso, pretende envolver outros ambientalistas no projeto.

A coordenação da parceria e do contato com o Galo Verde na Alemanha e com a Igreja da Baviera foi assumida pelo Sínodo Vale do Itajaí, através do grupo PARCERIA. O grupo de apoio decidiu marcar uma segunda reunião para o dia 13 de novembro, para elencar os problemas a serem abordados na primeira fase do projeto e estabelecer a estratégia de ação.
 

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br