Galo Verde - Gestão Eclesiástica Sustentável no Portal Luteranos



- Brasil
ID: 2882

Reunião do GT Lixo Zero conta com presença de Johannes Gerlach, membro do programa ambiental Galo Verde do Sínodo Vale do Itajaí

O Sr. Johannes levou sugestões para realizar o trabalho com os grupos, educar e incentivar a cuidar do meio ambiente

08/09/2022

A segunda reunião do GT lixo zero (criado a partir da moção da Juventude Evangélica que foi acolhida pela Assembleia Sinodal) ocorreu no dia 05/09 com a participação especial de Johannes Gerlach, membro do programa ambiental Galo Verde do Sínodo Vale do Itajaí que orientou o GT em decisões sobre o trabalho.

A reunião iniciou com a leitura das “Senhas Diárias”, e então, após as devidas apresentações, o Sr. Johannes falou um pouco sobre o trabalho do Galo Verde e o material que eles têm disponível sobre a redução de resíduos em eventos. Também reforçou a importância de cuidarmos da criação de Deus. Ele ainda levantou uma pauta importante: qual efeito que podemos deixar para nossa futura geração se começarmos agora o cuidado da criação?

Logo após, foi aberta uma rodada de interações e perguntas sobre a temática, para que todos pudessem tirar dúvidas até decidir quais ações serão executadas para trabalhar a moção lixo zero no sínodo. Todos os presentes na reunião concordaram que ao falar sobre o tema, devemos sensibilizar as pessoas para incorporar a ideia de que a justiça ambiental e o cuidado com a criação fazem parte da nossa fé cristã. Também foi citada a importância de buscar formas alternativas de mover as pessoas a trabalhar com a redução de resíduos. O Sr. Johannes também ressaltou como é importante agir, porque por mais que as pessoas saibam que devem reciclar e evitar gerar resíduos, é difícil sensibilizar as pessoas a trabalharem isso diariamente.

Foram elaboradas ideias pensando em atividades práticas, como reagir em eventos futuros que acontecerão antes da próxima assembleia sinodal. O P. Eduardo Stauder ressaltou a importância de pensar na geração de resíduos e lembrar de que somos responsáveis desde a geração até o descarte. O Sr. Johannes deu sugestões para implementar o trabalho com os grupos, educar e incentivar a cuidar do nosso meio ambiente.

Na próxima reunião, serão convidados membros da campanha Juventudes e Justiça ambiental para troca de ideias e sugestões, uma vez que a moção proposta foi trabalhada a partir da campanha.
 

O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br