Rede de Recursos


ID: 2690

Tiago 5.7-10 - 3° Domingo de Advento - 11/12/2022

Auxílio Homilético

11/12/2022

 

Prédica: Tiago 5.7-10
Leituras: Isaías 35.1-10 e Mateus 11.2-11
Autoria: Claiton André Kunz
Data Litúrgica: 3° Domingo de Advento
Data da Pregação: 11/12/2022
Proclamar Libertação - Volume: XLVII

Paciência e perseverança

1. Introdução

Para entender o texto de hoje, é necessário lembrar que Tiago foi líder da igreja de Jerusalém num período extremamente difícil. Esse foi um tempo de mudanças e um período no qual muitos cristãos judeus em Jerusalém estavam ligados de forma intensa à Lei do Antigo Testamento (At 21.20). Diante desse quadro, Tiago procurou, em sua carta, levar as pessoas cristãs que sofriam perseguições a perseverar e a não abandonar seus compromissos. A mensagem é que todas as injustiças deste mundo seriam corrigidas quando Jesus Cristo voltasse. Enquanto isso, as pessoas cristãs deveriam esperar com paciência. Em sua carta, três vezes Tiago lembra que o Senhor voltará (Tg 5.7-9). Essa é a bendita esperança da pessoa cristã.

Na vida, nem tudo é fácil e confortável. João, o evangelista, relatou as palavras de Jesus: No mundo, passareis por aflições (Jo 16.33). Portanto é necessário suportar com paciência as aflições até a volta de Cristo. Pense em quais têm sido suas aflições e de que maneira você tem agido diante delas. Se você tem dificuldades, Tiago pode ser a luz para esses momentos, pois, em sua carta, ele traz palavras inspiradoras de perseverança.

2. Exegese

V. 7 – O texto de Tiago, o qual está em destaque, tem proximidade com o início deste mesmo capítulo (5.1-6), pois evidencia a proeminência da consumação escatológica. Esses versículos são direcionados para a igreja de Cristo. No contexto de Tiago, é possível observar que havia, no ambiente, senhores poderosos e ricos que estavam preocupados somente com suas terras. Tiago condena a opressão que esses exercem nos justos (5.1-6) e, a partir do v. 7, há uma mudança de foco: a mensagem é direcionada para as pessoas cristãs, pois, nesse verso, ele passa a usar a expressão irmãos. Tiago, tendo por base a condenação dos ímpios opressores, já feita pelos profetas, procura animar as pessoas crentes a ter paciência.

A expressão paciência é chave neste texto, pois aparece seis vezes. Essa expressão aparece de duas formas ou com raízes diferentes. Nos v. 7 (duas vezes), 8 e 10 com a raiz makrothym, e no v. 11 com a raiz hypomon (duas vezes). Em alguns textos bíblicos, a raiz makrothym é utilizada para incentivar uma atitude amorosa e de longanimidade para com o próximo, e a raiz hypomon é utilizada para incentivar atitudes fortes para enfrentar situações difíceis. No v. 7, a expressão makrothym parece descrever não forças em provações, mas atitude de esperar pacientemente em Deus. O lavrador é o exemplo de paciência que Tiago menciona. Há um incentivo para ser paciente até a vinda de Cristo, o que pode ser observado pela expressão grega heōs (até), que, embora complexa, pode ter a ideia de um alvo ou de um período de tempo.

V. 8 – Neste versículo fica explícito que assim como o agricultor espera a semente crescer, as pessoas cristãs precisam esperar a volta de Cristo. Nesse tempo, precisam fortalecer seus corações. A ideia de fortalecer é expressa pelo termo grego stērizō. Esse fortalecimento também diz respeito a situações mais complexas, nas quais as pessoas cristãs precisam fortalecer-se umas às outras para vencer as lutas da vida.

Em grego, neste versículo é utilizada a expressão parousia, traduzida pelo termo vinda (do Senhor) e significa literalmente presença ou chegada, que consiste na esperança da vida cristã, bem como no compromisso para a pessoa cristã, pois precisa estar preparada para esse momento. Quanto à parousia, Tiago cria que ela aconteceria em pouco tempo, o que evidencia que os primeiros cristãos criam que essa aconteceria em breve. Isso não significa que eles achavam que isso tinha que ocorrer naqueles dias, mas ensinavam as pessoas a viverem como se a sua geração fosse a última.

V. 9 – A expressão grega stenazō é utilizada em sentido absoluto, mas aqui neste versículo ela tem um objeto, a saber: uns aos outros. Este versículo alerta para o problema das reclamações ou queixas dos outros. Em especial, a pessoa cristã não deve reclamar das dificuldades dos outros, mas isso é um problema real especialmente quando se vivencia momentos difíceis. Não se queixar consegue aquela pessoa que tem paciência e aquela que consegue suportar (ser apoio) o próximo.

Neste versículo, Tiago afirma que falar contra os outros pode resultar em julgamento e, por isso, mostra que o julgamento está à frente como algo iminente, como um juiz à porta. Desta forma, este versículo conduz à reflexão para que cada pessoa cristã se examine e esteja preparada, pois Cristo virá.

V. 10 – Este versículo menciona os profetas, os quais foram exemplos de paciência em meio às aflições. A palavra kakopatheia é aqui traduzida por sofrimento, indicando que os profetas resistiram à aflição, possivelmente até a perseguições. Não são somente as pessoas cristãs de hoje que vivem aflições. A história bíblica mostra que isso acontece em todos os tempos. Assim como os profetas perseveraram, cada pessoa cristã precisa perseverar em sua missão.

3. Meditação

No mundo atual, muitas pessoas vivem em um profundo ativismo e, por influência e pressão da sociedade, por vezes, têm a tendência a querer que tudo seja resolvido imediatamente. Para isso, o texto de Tiago traz o alerta para que haja paciência. Paciência é fundamental em todas as situações, inclusive quando se fala em volta de Cristo.

Tiago fala aos santos que se encontram aflitos e a esses dá um conselho: Sede, pois, irmãos, pacientes. Isso ele faz já início da carta (Tg 1.1-5), bem como no final. A pessoa cristã precisa ter esperança diante do que acontece no mundo, sabendo que Cristo voltará e tudo a seu tempo será resolvido; portanto devemos suportar e esperar com paciência tanto as resoluções como as soluções.

O grande destaque do texto de Tiago 5.7-10 diz respeito à volta de Cristo e isso deve redundar em esperança na vida da pessoa cristã. Nem sempre a vida é tranquila. O texto de Tito 2.13 também alerta que no mundo teríamos aflições, e Paulo também traz esse alerta (At 14.22). No texto de destaque, o que significa realmente ter paciência? Qual é o ensino desse texto sobre paciência e qual a mensagem que Tiago queria transmitir com relação à paciência?

1. Ter paciência significa “permanecer sujeito a” e não julgar

No texto de Tiago 5.7, 8, 10 e 11, encontramos as expressões perseveram e paciência, e tais expressões trazem a ideia de permanecer sujeito a. A compreensão de forma mais fácil seria de perseverar mesmo diante das grandes pressões e tribulações. Por vezes, diante das mazelas da vida, o desejo é fugir, mas Tiago alerta que exatamente nesses momentos é preciso permanecer firme. Perseverar e ter paciência, conforme Tiago expõe, envolvem situações e não dizem respeito à paciência em relação às pessoas, embora seja válido considerar a importância de também ser paciente com o próximo, pois, quanto ao próximo, também fica o alerta para não julgar.

No v. 9, Tiago mostra que falar contra os outros pode resultar em julgamento e, por isso, ele mostrou que o julgamento aconteceria logo, como um juiz à porta. Portanto ficam o ensino e o incentivo à reflexão de forma que cada pessoa cristã deve examinar-se e estar preparada, pois Cristo virá. Permanecer sujeito e não julgar também envolvem visão e disposição para fazer o melhor em relação ao próximo. No v. 9, Tiago fala em contendas ou queixas e pede que o povo não se envolva com isso, antes, eles devem servir de suporte (apoio) ao próximo.

Utilizando a figura do agricultor, Tiago mostra que, no geral, esse é um indivíduo que não tem tempo para envolver-se com rixas, mas, ao contrário, está sempre disposto a ajudar. Algumas ações levam ao julgamento (5.9); por vezes, a impaciência pode conduzir ao pecado, pois nos tornamos intolerantes com o próximo e com o próprio Deus; na verdade, somos reclamões. Fugir dessa conduta é o desafio deixado por Tiago, pois se agirmos de forma inadequada, diferente de um agricultor sábio, perderemos a colheita.

2. Ter paciência significa esperar

O que você espera? A pessoa cristã espera a volta de Cristo, mas nem sempre é fácil permanecer firme nessa espera. Por isso Tiago, usando algumas imagens como a do agricultor, buscou dar ânimo para essa espera.

Tiago mostrou como a pessoa cristã deve esperar usando a imagem do agricultor com maestria. Primeiramente, mostrou que o ser humano impaciente não pode fazer o trabalho de um agricultor. O agricultor sabe que a planta não cresce repentinamente e que ele também não é capaz de controlar as condições do tempo. Por isso, diante do clima, seja o excesso de chuva que apodrece a planta ou o excesso de sol que a machuca, ele precisa ser muito paciente. Ainda precisa ter paciência e esperar vários meses para fazer a colheita dos frutos. Diante dessa imagem de paciência do agricultor, que espera com alegria o fruto da terra (5.7), porque sabe que vale a pena esperar, Tiago mostrou que a pessoa cristã é como um agricultor. Mas a pessoa cristã espera uma colheita diferente, uma colheita espiritual!

Há estação certa para cada coisa que é jogada ao solo, e na vida espiritual também não é diferente. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima (Tg 5.8). Por mais difícil que pareça, na vida espiritual e no que diz respeito à volta de Cristo, também necessitamos de paciência. É preciso ter um coração fortalecido (5.8) para fazer a colheita, porque isso é fundamental para o desfrute dessa colheita.

Além da imagem do agricultor, Tiago também usou a imagem do profeta para trazer seu ensino ao povo. Essa figura certamente era de fácil compreensão, pois o povo sabia que esses indivíduos eram obedientes a Javé, mesmo diante de sofrimentos e perseguições. Entretanto, não é por obedecer a Deus que o ser humano está livre de sofrimentos. Timóteo também traz este alerta: Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos (2Tm 3.12). O próprio Cristo foi obediente e morreu na cruz. Os profetas sofreram tribulações e eram tementes a Deus. Alguns foram presos (Jeremias), alguns levados cativos (Daniel e Ezequiel), o que mostra que as tribulações também fazem parte da vida daqueles que servem a Deus. Mas tais sofrimentos ajudaram na pregação da mensagem dos profetas, pois viviam o que pregavam. Sendo assim, como foi com os profetas, diante de aflições é preciso lembrar que nossa forma de agir e nossa paciência poderão ser uma forma de testemunhar o amor de Cristo às pessoas que vivem em um mundo de aflição e sem paciência ou sem esperança. Sim, as imagens usadas por Tiago, do agricultor que permanece firme no seu labor e do profeta que permanece firme na sua missão, cada um diante de suas aflições, deve ser para cada pessoa cristã um estímulo para esperar o cumprimento da promessa da vinda de Cristo, o Salvador do mundo!

4. Imagens para a prédica

A vida de Tiago é um exemplo vivo de esperança e paciência. Ele se tornou o líder da igreja em Jerusalém, a tal ponto que, em Gálatas 2.29, Paulo o chama de “coluna”. Além disso, quando Pedro foi libertado da prisão, foi a Tiago que ele mandou uma mensagem (At 12.17). Em outro momento, Paulo foi a Jerusalém e levou a Tiago a oferta de amor dos gentios (At 21.18-19).

Além disso, embora não haja registro na Bíblia, a tradição afirma que Tiago foi martirizado no ano 62 d. C. e que os fariseus habitantes em Jerusalém tinham por ele tal desprezo e ódio, que o atiraram do alto do templo, além de o espancarem até a morte. Entretanto, há relatos de que, diante de todo esse sofrimento, ele morreu orando por seus assassinos.

Bibliografia

MOO, Douglas J. Tiago: introdução e comentário. Tradução de Robinson Norberto Malkomes. São Paulo: Vida Nova, 1996.
WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo Testamento 2. Traduzido por Susana E. Klassen. Santo André: Geográfica, 2008.

 


Voltar para índice do Proclamar Libertação 47


Autor(a): Claiton André Kunz
Âmbito: IECLB
Área: Governança / Nível: Governança - Rede de Recursos / Subnível: Governança-Rede de Recursos-Auxílios Homiléticos-Proclamar Libertação
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 3º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Tiago / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2022 / Volume: 47
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 69432

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br