IECLB e Igreja Católica Apostólica Romana


- Brasil
ID: 2723

Celebração ecumênica - Dia da Reforma 2004

31/10/2004

 

Sínodo Vale do Itajaí e Diocese de Blumenau realizam celebração ecumênica

O Sínodo Vale do Itajaí e a Diocese de Blumenau prepararam uma celebração ecumênica para o próximo domingo dia 31 de outubro. Esta celebração é alusiva ao quinto aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada por católicos e luteranos, em Ausburgo, na Alemanha, em 1999. A liturgia da celebração foi preparada em conjunto, através de um grupo ecumênico que reuniu-se diversas vezes.

Celebração Ecumênica

01 – ACOLHIDA / MOTIVAÇÃO / APRESENTAÇÃO DO TEMA

02 – CANTO DE ABERTURA

Animador 1: “Justificação é perdão dos pecados, libertação do poder dominante do pecado e da morte e da maldição da lei. Ela significa acolhida na comunhão com Deus, já agora, mas de forma plena no reino vindouro de Deus. Une com Cristo e sua morte e ressurreição. Aconteceu no recebimento do Espírito Santo no batismo como incorporação no corpo uno. Tudo isso provém somente de Deus, por amor de Cristo, por graça, pela fé no evangelho de Deus com respeito a seu Filho” (DC 11). Por isso, cantemos........

Canto: 1. Somos gente da esperança que caminha rumo ao Pai. Somos povo da aliança que já sabe aonde vai.

De mãos dadas a caminho, porque juntos somos mais. Pra cantar o novo hino de unidade, amor e paz.

2. Para que o mundo creia na justiça e no amor. Formaremos um só povo, num só Deus, um só Pastor.

3. Todo irmão é convidado para a festa em comum: celebrar a nova vida, onde sejam um.

03- INVOCAÇÃO TRINITÁRIA

Dirigente 1: Com alegria nos reunimos partilhando nossa fé. Saudando a todas as irmãs e irmãos aqui presentes, convido-os a iniciarmos esta nossa Celebração Comum, em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo.

Todos: Amém

Dirigente 2: “É nossa fé comum que a justificação é obra do Deus triúno. O Pai enviou seu Filho ao mundo para a salvação dos pecadores. A encarnação, a morte e a ressurreição de Cristo são fundamento e pressuposto da justificação. Por isso justificação significa que o próprio Cristo é nossa justiça, da qual nos tornamos participantes através do Espírito Santo segundo a vontade do Pai. Confessamos juntos:

Todos: Somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para boas obras. (DC 15).

04- PEDIDO DE PERDÃO

Animador 2: “As pessoas justificadas vivem a partir da fé que provém da palavra de Cristo e que atua no amor, o qual é fruto do Espírito. Mas, visto que poderes e ambições atribulam as pessoas crentes por fora e por dentro e elas caem em pecado, precisam repetidamente ouvir as promissões de Deus, confessar seus pecados e participar do corpo e sangue de Cristo e ser exortadas a viver uma vida justa em conformidade com a vontade de Deus. Por isso o apóstolo diz às pessoas justificadas: “Desenvolvei vossa salvação com temos e tremor; porque Deus é quem efetua em vós o querer quanto o realizar, segundo sua boa vontade”. Permanece porém, a Boa-nova: “Já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”e nos quais Cristo vive. Por intermédio da obra de Cristo haverá justificação que dá vida para todos os seres humanos”(DC 12).

Leitor 1: Diante das nossas fraquezas e necessidades, nós te suplicamos, Senhor, sê-nos favorável. Tem misericórdia de nós e anima-nos no caminho da reconciliação indispensável à paz.

Canto: Kyrie, eleison (3x).

Leitor 2: relembramos tua morte, Senhor Jesus, e proclamamos a tua ressurreição. Na cruz reconciliaste e nos indicaste o caminho do perdão. Perdoa-nos e faz-nos caminhar pela vida semeando o perdão, a justiça e a fraternidade.

Canto: Kyrie, eleison (3x).

Leitor 3: Senhor nosso Deus, recebe nossas orações. Livra-nos do mal pela tua graça, tua bondade e teu amor. Queremos viver anunciando teu filho, nosso Senhor e Salvador e sendo sinal da presença do Espírito Santo, que é fonte de vida.

Canto: Kyrie, eleison (3x).

05- ABSOLVIÇÃO/ ANÚNCIO DA GRAÇA

Dirigente 1: “...Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos” (Efésios 4,1-6). Assim, anuncio-lhes o perdão de seus pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

06- HINO DE LOUVOR (GLÓRIA)

07- ORAÇÃO

08- ANÚNCIO DA PALAVRA

Canto: Fala, Senhor (fala, Senhor) Palavra de fraternidade!

Fala, Senhor (fala, Senhor) És luz da humanidade.

1.A tua Palavra, é fonte que corre, penetra e não morre, não seca jamais.

2.A tua Palavra, que a terra alcança, é luz, esperança, que faz caminhar.

3.A tua Palavra, farol de justiça, que vence a cobiça, é benção e paz.

A – SALMO: 84(85), 1-14

Animador 1: Pela promoção da justiça, tão necessária à verdadeira paz, recitemos o salmo, em dois coros............

Lado 1: Favorecestes, é Senhor, a vossa terra, libertastes os cativos de Jacó. Perdoastes o pecado ao vosso povo, encobristes toda a falta cometida.

Lado 2: Retirastes a ameaça que fizestes, acalmastes o furor de vossa ira. Renovai-nos, nosso Deus e salvador, esquecei a vossa mágoa contra nós.

Lado 1: Ficareis eternamente irritado? Guardareis a vossa ira pelos séculos? Não vireis resistir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo?

Lado 2: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação. Quero ouvir que o senhor irá falar : é a paz que ele vai anunciar.

Lado 1: A paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

Lado 2: A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus.

Todos: O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas. A justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

B- LEITURA

Animador 2: Cristo morreu por todos, e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para aqueles que por todos morreu e ressuscitou. Se alguém está em Cristo, é nova criatura.

Leitor 4: Segunda Carta aos Coríntios 5,18-21

C- EVANGELHO

Animador 1: Através do testemunho dos discípulos, o testemunho de Jesus continua na história. Guiados pelo Espírito, os discípulos se tornam capazes de interpretar o mundo a partir da palavra e ação de Jesus.

Canto: Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor/:

Lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu caminho!/:

Dirigente 2: João 16,7-11.

09- PREGAÇÃO[/b

10 – CREDO APOSTÓLICO (versão ecumênica)

Dirigente 1: Em espírito de união, vamos proclamar a nossa fé comum. Aquilo que cremos gera em nós um compromisso de estarmos juntos, a serviço da reconciliação.

Todos: Creio em Deus Pai,/ todo poderoso, / criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,/ Nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Plitos,/ foi crucificado, morto e sepultado,/ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus,/ onde está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo,/ na santa Igreja Cristã,/ na comunhão dos santos,/ na remissão dos pecados,/ na ressurreição do corpo,/ na vida eterna./ Amém.

11- MOTIVAÇÃO PARA AS OFERTAS

Animador 2: Esta Celebração Comum foi organizada por representantes do Núcleo Ecumênico de Blumenau, célula local do Conselho de Igreja para Estudo e Reflexão (CIER) no Estado de Santa Catarina. Propomos, neste momento, uma oferta a este organismo, como símbolo do nosso desejo de tornar visível a unidade entre os cristãos. (indicação do lugar das ofertas).

Canto: 1. Graças dou por esta vida, pelo bem que revelou.

Graças dou pelo futuro e por tudo o que passou. Pelas bênçãos derramadas, pela dor, pela aflição, pelas graças reveladas, graças dou pelo perdão.

2. Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também. Pelas rosas no caminho e os espinhos que elas têm. Pela escuridão da noite, pela estrela que brilhou, pela prece respondida e a esperança que falhou.

3. Pela cruz e o sofrimento, e também ressurreição. Pelo amor que é sem medida, pela paz no coração. Pela lágrima vertida e o consolo que é sem par. Pelo dom da eterna vida, sempre graças hei de dar.

12 – PRECES DA COMUNIDADE

Animador 1: façamos nossos pedidos ao Pai, todo-poderoso, a Jesus Cristo, nosso salvador e ao Santo Espírito, luz em nosso caminho.

Leitor 5: Na época de Petencostes, celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Oramos pela paz da Igreja, para que ela seja capaz de cumprir sua missão e anuncie, através da unidade dos cristãos, a alegria construtiva da diversidade reconciliada.

Todos: Acolhe nossa oração, Senhor!

Leitor 6: Há muitas iniciativas em favor da unidade visível. Oramos pela Campanha da Fraternidade de 2005 que tem como lema: ”Felizes os que promovem a paz”, para que seja expressão de unidade e fortaleça os nossos laços fraternos.

Todos: Acolhe nossa oração, Senhor!

Leitor 7: Que o nosso acolhimento mútuo, como Igrejas, nos ajude a sermos sinal do acolhimento de Deus para todos. Oramos pela justiça e a concórdia, pelos nossos dirigentes para que construam uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Todos: acolhe nossa oração, Senhor!

13- PAI-NOSSO (versão ecumênica)

Dirigente 2: Como irmãos e irmãs na fé, rezemos a oração que o Senhor Jesus nos ensinou...........

Todo: Pai Nosso,/ que estás no céu,/ santificado seja o teu nome./ Venha o teu Reino,/ seja feita a tua vontade,/ assim na terra como no céu./ O pão nosso de cada dia dá-nos hoje,/ perdoa as nossas ofensas,/ assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido./ E não nos deixes cair em tentação,/ mas livra-nos do mal,/ pois teu é o Reino,/ o poder,/ e a glória para sempre./ Amém.

14- BÊNÇÃO

Dirigente 1: Que o Pai abençoe o nosso desejo de viver como irmãos. Que o Filho, nosso Redentor, fortaleça nosso empenho de viver na unidade. Que o Espírito Santo derrame em nós seu amor.

Todos: Que o Senhor nos bendiga e nos guarde.

Dirigente 2: Que o Senhor faça resplandecer sua face sobre nós e nos conceda a sua graça.

Todos: Que o Senhor volte sua face para nós e nos dê a sua paz.

Dirigentes: Que a benção do Deus todo-poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo esteja e permaneça em nós para sempre.

Todos: Que o Senhor nos acompanhe e nos guie no caminho da unidade e da paz.

15- SAUDAÇÃO DE PAZ

Animador 2: “Felizes os que promovem a paz”( Mt 5,9).

Reconciliados, seremos reconciliadores. Por isso, saudemo-nos uns aos outros com a paz de Jesus Cristo.

Canto: Paz, paz de Cristo./ Paz, paz que vem do amor,/ lhe desejo irmão./ Paz que é felicidade/ de ver em você,/ Cristo nosso irmão.

Se algum dia na vida, você de mim precisar./ Saiba que sou seu amigo, pode comigo contar./ O mundo dá tantas voltas, a gente vai se encontrar./ Quero nas voltas da vida, a sua mão apertar.

16- POSLÚDIO

Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br