IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Líderes anglicanos,episcopais e luteranos apresentam uma "Palavra às Igrejas"

27/06/2013

Pela primeira vez, os luteranos e anglicanos no Canadá estarão reunidos em uma assembléia conjunta nos dias 3 a 7 julho, em Ottawa para adoração, comunhão e tomada de importantes decisões ministeriais de forma conjunta - uma oportunidade possibilitada pela relação formal que começou há 12 anos.

Em antecipação à reunião, os líderes da Igreja Evangélica Luterana no Canadá, a Igreja Anglicana do Canadá, a Igreja Episcopal e a Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) compartilharam em uma carta às congregações das igrejas, como membros das quatro denominações tem se aproximado a serviço do evangelho. Os líderes também reconheceram que de algum modo a relação de plena comunhão compartilhada nas denominações ainda está no início.

Desde que a ELCA firmou contratos de plena comunhão, a missão tem sido o cerne do que somos capazes de fazer com outras igrejas parceiras, disse o reverendo Donald McCoid, assistente do bispo presidente da ELCA, executivo para relações ecumênicas e inter-religiosas.

A ELCA e a Igreja Episcopal continuam a aprofundar o ministério compartilhado local e globalmente. Na América do Norte, a cooperação entre a ELCA, a Igreja Episcopal, a Igreja Evangélica Luterana no Canadá e a Igreja Anglicana do Canadá deu oportunidade para compartilhar modelos de ministério, planejamento na missão, um testemunho unido do Evangelho e uma voz de cuidado para o nosso próximo e para a criação de Deus, disse o McCoid.

Nos Estados Unidos, as congregações da ELCA e da Igreja Episcopal estão se tornando mais integradas através da partilha de prédios, de ministros e de celebrações comuns, dentro do espírito de plena comunhão, afirma a carta. As duas igrejas também estão começando novos ministérios juntos, cooperam na divulgação de ministérios, reunem recursos para ajudar a sobreviventes de desastres naturais e compartilham pessoal em áreas tais como ministérios em campus universitários, na formação de capelães para prisões federais e capelães militares, e em pessoal baseado em Washington,DC para política internacional e defesa de direitos.

No Canadá, as igrejas anglicanas e luteranas irão realizar o seu Sínodo Geral e Convenção Nacional em conjunto, na forma de uma assembleia conjunta sob o tema Juntos no Amor ao Mundo. Outro compromisso entre ambas as igrejas inclui reuniões de jovens e reuniãos de adoração, a partilha de um espaço de escritório em Winnipeg, Manitoba, e a publicação de uma edição conjunta do jornal diocesano.

Na sua carta, os quatro líderes também reconhecem que o nosso reconhecimento pleno e mútuo dos ministérios e dos sacramentos 'marca apenas um passo em direção à eventual unidade visível de toda a Igreja católica’ .

Os líderes disseram que algumas possibilidades anteriores, para as igrejas, podem incluir a educação teológica - o chamado e a formação contínua de leigos e lideranças ordenadas; a partilha de supervisão episcopal – intercâmbio de clérigos e, em algumas regiões, de líderes diocesanos e sinodais, e pronunciamentos com um só voz sobre questões que afetam canadenses e americanos.

Como a jornada de plena comunhão continua, os líderes concluíram sua carta expressando que temos a coragem e determinação de seguir onde o Espírito Santo está levando nossas igrejas, e a força e firmeza para sermos fiéis em servir na missão de Deus no mundo - juntos.

Os líderes das igrejas são o Rev. Mark Hanson, bispo presidente da ELCA, o Rev. Fred Hiltz, primaz da Igreja Anglicana do Canadá, a Revma. Katharine Jefferts Schori, bispa presidente e primaz da Igreja Episcopal, e a Rev. Susan Johnson, bispa nacional da Igreja Evangélica Luterana no Canadá.

Fonte: ELCA

Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br