IECLB e Igreja Evangélica da Alemanha - EKD



ID: 2703

IECLB promove consulta sobre atendimento pastoral a alemães que moram no Brasil

24/08/2010

1 | 1
Ampliar


Com o objetivo de avaliar e aprimorar o atendimento pastoral a cidadãos alemães que moram no Brasil, a Presidência da IECLB, por meio da Coordenação da Missão Global, promoveu uma Consulta sobre Atendimento Pastoral a Alemães, relacionada ao convênio com a Igreja Evangélica na Alemanha (sigla em alemão EKD).

“Pelo convênio, a IECLB, através de suas comunidades constituídas, encarrega-se do atendimento pastoral a alemães que se encontram temporariamente ou definitivamente no Brasil”, disse o coordenador da Missão Global, pastor Martin Volkmann. Ao invés de criar comunidades no exterior (Auslandsgemeinden), como existem em outros países – inclusive na América Latina – a EKD confia essa tarefa à IECLB através de suas comunidades, considerando a histórica relação existente entre as duas igrejas.

O atendimento sempre existiu, especialmente nas comunidades onde a presença de cidadãos alemães é maior – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. “O que se fez nessa consulta foi trocar informações e experiências e refletir conjuntamente sobre como se pode melhorar ainda mais o trabalho e como fazê-lo de forma conjugada”, afirmou Volkmann.

A partir de atividades em grupo, surgiram diversas sugestões concretas: elaborar um folder sobre a IECLB com informações sobre o convênio e sobre a oferta de atendimento pastoral; buscar contato com consulados para obter informações sobre alemães e para divulgar o trabalho da IECLB; inserir o atendimento a alemães na perspectiva missionária e motivar os alemães para se integrarem na vida comunitária; e intensificar a comunicação entre comunidades e entre IECLB e EKD para informação nos sites sobre atendimento pastoral (local, horário de cultos, atividades culturais).

Os obreiros foram convidados a participar do encontro considerando-se a presença da IECLB em grandes centros e, por outro lado, em centros procurados por cidadãos alemães. “O pastor Ruben Bonato, de Rio Grande, por exemplo, foi convidado a partir da perspectiva do atendimento a marinheiros”, disse ainda Volkmann.

O encontro, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, em São Leopoldo (RS), teve a participação do pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, do coordenador da Missão Global da IECLB, pastor Martin Volkmann, do secretário geral da IECLB, pastor Nestor Friedrich e dos pastores Marcio Trentini, Porto Alegre (RS), Ruben Bonato, Rio Grande (RS), Adelário Müller, Florianópolis (SC), Edgar Leschewitz, Curitiba (PR), Jörn Foth e Matthias Tolsdorf, São Paulo (SP), José Kowalska, Rio de Janeiro (RJ), Armindo Klumb, Salvador (BA), Marcos Rodrigues, Fortaleza (CE), Daniel Conte, Brasília (DF) e Geraldo Graf, Belo Horizonte (MG).

Estiveram presentes também a representante da EKD, Dr. Uta Andrée, pastores que atuaram na EKD, Luis H. Sievers e Edimar Schwingel, o pastor sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Enos Heidemann e o pastor sinodal do Sínodo Sudeste, Guilherme Lieven.

Fotos: Ingelore Koch





 

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br