IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

Brasilientag - Igreja Evangélica Luterana da Baviera

28/03/2007


No dia 17 de março foi realizado o 11º Dia do Brasil (Brasilientag) da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, na cidade de Schweinfurt. O primeiro Brasilientag aconteceu também em Schweinfurt no ano de 1996, como uma consulta de parceria entre a IECLB e a igreja da Baviera. Na época a diretora do Departamento de Diaconia da IECLB foi a acessora principal do encontro. Desta vez esteve conosco a coordenadora de Projetos Missionários da IECLB, Diácona Ingrit Vogt.

O tema foi formulado como afirmação e como pergunta em relação à importância da preservação das redes de parceria e relacionamento. Em alemão: “Vernetzte Zukunft?! Entwicklungs- und Partnerschaftsarbeit am Beispiel Brasilien.” O tema nasceu de uma „preocupação“ com as tendências atuais no contexto da igreja na Alemanha, em que o enfrentamento de reduções de recursos materiais tem implicado também num processo de reestruturações, fusões e restrição de recursos para apoio a projetos em horizonte internacional. Neste sentido o 11º Dia do Brasil desejou motivar os grupos e as pessoas amigas do Brasil a preservarem e fortificarem suas relações de parceria. Com certeza o dia ofereceu boas possibilidades de conhecimento recíproco bem como de aprendizado acerca da dinâmica das relações intereclesiásticas.

O Brasileintag 2007 transcorreu de forma muito agradável e significativa para as mais de 70 pessoas que dele participaram. Entre elas alguns pastores e esposas que no passado atuaram no Brasil como enviados da igreja da Baviera. Muitas outras eram representantes de grupos que mantém algum tipo de relação com grupos e comunidades no Brasil. A palestra principal esteve à cargo da Diácona Ingrit que falou acerca dos processos recentes ocorridos na IECLB, sobretudo no que diz respeito à coordenação de projetos. Dois momentos especialmente significativos foram a distribuição de bonequinhas (miniaturas) enviadas por um projeto do Brasil bem como um DVD de uma comunidade do Brasil produzido e enviado para este dia. Foram exemplos que deram concreticidade às relações de parceria!

Outras duas exposições estiveram a cargo do OKR P. Peter Weigand (EKD), que discorreu acerca da política da Igreja Evangélica da Alemanha para as relações de parceria, e pelo P. KR Wolfgang Döbrich (ELKB) que esclareceu o processo de fusão havido recentemente entre instituições na Baviera e reafirmou algumas boas razões para se preservar os contatos de parceria. Outro aspecto muito importante evidenciou-se na apresentação, sob forma de painéis com fotografias e textos, de vários grupos parceiros de comunidades e decanatos da ELKB. Um grupo inclusive mostrou um recorte de um vídeo gravado quando de uma visita ao Brasil (Vitória, ES). Não poderia deixar de mencionar também que a presença de um grupo de estudantes bolsistas da IECLB (no momento aqui na Baviera: Munique, Erlangen, Neuendettelsau) deu um tempero todo especial com seu apoio musical! Foi um dia intenso no qual tanto o conteúdo quanto a feijoada do meio-dia requisitaram uma boa digestão. A parceria local (Schweinfurt) esmerou-se no acolhimento dos participantes e na oferta de boa infra-estrutura. Agora já olhamos para 2008 e o próximo Brasilientag!

(Mauro Alberto Schwalm)

A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br