IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

Conferência CILCA 2015

Comunhão de Igrejas Luteranas na América Central

02/02/2015

As Igrejas luteranas na Costa Rica, em El Salvador, em Honduras e na Nicarágua formam a Comunhão de Igrejas Luteranas na América Central (CILCA).

Nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2015, representando a IECLB, o Pastor Presidente da Igreja, P. Dr. Nestor Friedrich, participou da Conferência da CILCA, realizada em Manágua, na Nicarágua, em função do intercâmbio entre a ELKB, a IECLB e as Igrejas luteranas da América Central por meio do convênio tripartite.

Representaram os seus países Erick Umaña (Costa Rica), Bispo Medardo Gomez (El Salvador), Pastor Martin Giron (Honduras) e Victoria Cortez (Nicarágua).

A Costa Rica só é conhecida por veranistas, que são atraídos pelo mar para surfar. Já países como El Salvador e Honduras não se destacam na política mundial. Por sua vez, a Nicarágua, há 30 anos, estava na mídia pelo fato de uma ditadura ter sido deposta. Entretanto, nos últimos 25 anos, houve um crescimento de Igrejas luteranas, que, entrementes, têm um importante papel religioso e social nos países de cunho católico.

A Conferência teve como foco questões sobre a renovação do Acordo entre a Igreja na Baviera (ELKB) e a CILCA, mantido desde 1995, e o tema mudanças climáticas bem como as suas consequências.

Atualmente, além dos cartéis de drogas, as Igrejas da América Central preocupam-se principalmente com a situação ecológica. Isto se tornou bem claro em El Salvador, onde as consequências das mudanças climáticas já são sentidas intensamente. Juntam-se a isto doenças e também longos períodos de seca. Por conta disto, os países da América Central exigem dos países industrializados a redução da emissão de CO2 e o auxílio aos países empobrecidos.

Com o aquecimento global em 2ºC, a temperatura em El Salvador elevará em 4ºC, por isso é imprescindível que sejam tomadas medidas ainda nessa década. Os países industrializados deverão ajudar os países subdesenvolvidos. Para isso, é necessária a transferência de tecnologia, além de medidas de adaptação nos países e compensações (indenizações) aos países mais pobres, o que não deve substituir o atual projeto de aprendizagem.


http://mission-einewelt.de/cilca-konferenz-2015/
 

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br