IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

"Missio 07" em Nürnberg / Alemanha

05/10/2007

1 | 1
Ampliar

   
O dia 03 de outubro é feriado aqui na Alemanha. Dia da reunificação alemã. Mas para a Igreja territorial da Baviera foi também um dia de congresso em torno do tema missão. Sob o título Missio 07 e tendo como slogan motivador a frase ...hin zu den Menschen (... rumo às pessoas), a Igreja Bávara ofereceu um dia de reflexão e de impulsos para colaboradores de suas comunidades.

Em torno de 1500 pessoas participaram do evento de abertura na Igreja St. Sebald (Nürnberg), e depois se ocuparam do tema missão em diversos seminários e oficinas (ao todo 46 ofertas) em cinco unidades temáticas. A palestra de abertura foi muito significativa, enfatizando que alterações organizacionais não necessariamente significam mudanças na cultura, no jeito de ser de uma comunidade. As pessoas de fora podem não perceber uma mudança organizacional, mas perceberão uma mudança na cultura, na forma como se vive comunidade, residindo ai a chance - ou não - de um testemunho eficaz. Certamente uma lembrança relevante da mesma forma para nós em contexto brasileiro.

A IECLB também esteve presente neste congresso, num dos seminários oferecidos. Tive a oportunidade de apresentar o processo de debate e reflexão havido em nossa igreja nos últimos anos desde a implantação do Plano de Ação Missionária (PAMI). Em torno de 15 pessoas se mostraram interessadas em ouvir de nossas experiências, naquele breve período de 1h15min.

Não há receitas que determinem como proceder e agir para preservar e fomentar o ímpeto missionário da igreja, de comunidades cristãs. E isto percebe-se também aqui, em comunidades irmãs no contexto originário do luteranismo. O tema missão já é, por si só, fonte de debates e discussões de grande repercussão. O conceito missão vem carregado de sentidos antigos, de ranços dolorosos. Há quem queira baní-lo de vez! Mas percebe-se que o fermento missionário continua ativo, pois a pergunta acerca da necessidade de ir rumo às pessoas continua sendo formulada também aqui. Neste sentido nosso tema lembra muito bem, que é no poder do Espírito que acontece a proclamação da reconciliação, e não por vaidade, mas porque não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos (Atos 4.20). Que Deus nos ajude a sermos igreja missionária no pregar, no servir, no celebrar.

P. Mauro Alberto Schwalm

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br