Instituto de Educação Ivoti


Rua Pastor Ernesto Schlieper , 200
CEP 93900-000 - Ivoti /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3563-8600
superior@institutoivoti.com.br
ID: 2439

Emoção marca reencontro de ex-alunos do IEI

Confraternização reuniu mais de 200 pessoas, de diferentes gerações, em Ivoti

27/08/2012

Encontro de Ex-alunos do IEI 2012 04
Encontro de Ex-alunos IEI 2012 03
Encontro de Ex-alunos IEI 2012
Encontro ex-alunos 2012
1 | 1
Ampliar

Ivoti - A emoção tomou conta dos ex-alunos do Instituto de Educação Ivoti (IEI) durante um reencontro, no domingo, 26 de agosto, em que foram homenageadas nove turmas formadas na instituição (1957, 1962, 1967, 1972, 1977, 1982, 1987, 1992 e 2002). Este foi o Dia do Ex-Aluno, promovido pela Associação dos Ex-Alunos da Escola Evangélica Ivoti (AEXEEI), e que reuniu mais de 200 pessoas de todo o Brasil em uma confraternização entre diferentes gerações.

E o domingo chuvoso não foi um empecilho para o reencontro dos colegas de IEI, que neste ano reuniu mais pessoas que na edição passada. É muito gratificante promover a integração, homenagear as turmas e ver pessoas que se deslocaram de longe percorrendo centenas de quilômetros para encontrar amigos e colegas, relembrando momentos importantes de suas vidas, disse o agora ex-presidente da AEXEEI, Flávio Adolfo Tietze.

Depois de 40 anos, com olhos marejados de lágrimas, Noeli Ries Neitzke, retornou à instituição, viajando de Itapema (SC) para reencontrar seus antigos colegas. Relembro tudo o que vivi. Aqui, noto que não mudou nada. Tenho um motivo a mais para me emocionar, afinal foi aqui que conheci meu esposo. Há 8 anos ele faleceu, convivemos por mais de 30 anos juntos. Voltar aqui também faz me lembrar dele. Por um lado é bom, mais também machuca. É um turbilhão de sentimentos, são muitas alegrias conta.

Nova diretoria da AEXEEI

Na tarde de domingo ocorreu a assembleia da AEXEEI, em que foram eleitos o novo presidente e as novas diretoria e conselho fiscal da associação. Ruben Arend, da turma de formandos de 1972, assume a presidência da AEXEEI no lugar de Flávio Tietze.

De aluno para professor

Entre os ex-professores, muito requisitado para fotos, estava Hermedo Wagner, hoje com 77 anos, conta que entrou na Escola Evangélica Ivoti (hoje IEI), como aluno aos 13 anos. Wagner lecionou na instituição de ensino por 40 anos. Esta é a minha segunda casa, fico cada vez mais contente de ver o progresso na vida de todos meus ex-alunos, muitos já aposentados me apresentando os netos. E o que mais escuto é que este professor não muda!, sorri Hermedo com aquele ar de satisfação e dever cumprido.

Aprendizado para a vida toda

O ex-aluno Everton Augustin, hoje diretor da escola Humboldt desde 2008, veio de São Paulo especialmente para o encontro. Esta escola foi a base importante para minha vida. Aprendi a ter respeito pelos outros. Tive aqui uma educação com muita ênfase em humanas. Aprendi coisas aqui que não aprendi na universidade. Convivi diariamente com os meus colegas estudando alemão, violino, participando da orquestra, praticando esportes. Tinha colegas que só viam a família uma vez por ano, nós éramos um apoio para o outro. Hoje falamos sobre nossos filhos, relata.

__________________________--

Saiba mais sobre o IEI – O Instituto de Educação Ivoti (IEI), como hoje é denominado, tem uma longa trajetória. Sua origem remonta ao ano de 1909, no município de Taquari, onde iniciou sua história e tradição em educação e formação de professores, líderes e pessoas comprometidas com a realidade, que valorizam a integridade e a dignidade do ser humano. Com 103 anos de fundação, a instituição é fruto dos esforços de imigrantes alemães que iniciaram a construção de escolas no início do século passado e sua origem marca a inconformidade com a realidade educacional no país e a responsabilidade de oferecer uma educação qualificada. Mantida pela Associação Evangélica de Ensino (AEE), a escola integra a Rede Sinodal de Educação.

Com um projeto educacional voltado para a excelência no ensino, o IEI prima pela qualidade no ensino básico. Articulando tradição e modernidade, a instituição oportuniza uma formação diferenciada aos seus estudantes, sendo referência nos três níveis da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com destaque para o curso Normal em Nível Médio, oferecendo, também, cursos profissionalizantes nas áreas da Comunicação Visual, Informática e Multimeios Didáticos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda a modalidade de Moradia Escolar, que reúne adolescentes de ambos os sexos vindos de mais de diferentes municípios do RS e de outros estados brasileiros.

A educação em turno inverso também faz parte do cotidiano escolar do aluno do IEI. Projetos curriculares como atletismo, robótica, teatro, idiomas e educação financeira constituem a base das atividades extracurriculares coordenadas pela escola em turno contrário ao período letivo. Iniciativas de inclusão social como os projetos: Cultivando as Flores na Adolescência, Tecnologias a Serviço da Comunidade e Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto (Asema) abrem as portas para a comunidade, com o intuito de aprender informática e participar de cursos de formação profissional, entre outros.

Na avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, a escola figura entre as 10 melhores da região do Vale do Rio dos Sinos. O bom desempenho é reflexo de um planejamento educacional que privilegia a capacitação do aluno nas diferentes áreas do saber, aliado a projetos pedagógicos de qualidade que garantem premiações para a instituição.

Assessoria de Imprensa do Instituto de Educação Ivoti - IEI
Imago Comunicação Comunicação Organizacional • Fotojornalismo

Ricardo de Moraes - Jornalista MTB 10.226 - (51) 9795.7895
Michel Pozzebon - Jornalista MTB 14.315 - (51) 8163.1776
e-mail • imago.com@terra.com.br
skype - MSN • imago.com@terra.com.br

Instituto de Educação Ivoti - IEI
Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200 • Bairro 7 de Setembro
Ivoti / RS
Cep • 93900-000
fone • 51 3563.8600
www.iei.org.br

 

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br