Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

Carta aberta aos nossos membros

01/08/2018

A seguir, está manifestação da Diretoria da Paróquia São Mateus acerca da entrevista dada pelo nosso Pastor Sinodal Inácio Lemke, na tarde de 23 de julho passado, quando de sua visita ao ex-presidente Lula. Por decisão, em reunião ordinária, realizada em 31 de julho, diante do fato e de seus desdobramentos até aqui ocorridos, bem como no intuito de colaborar com a unidade da nossa IECLB e dar um feedback aos nossos membros, decidimos nos posicionar publicamente por meio desta carta aberta.

Joinville, 1º de agosto de 2018.

PARA:
Membros da CEJ-Paróquia São Mateus
Membros das demais Paróquias da IECLB
Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense Inácio Lemke
Pastor Presidente da IECLB Dr. Nestor Paulo Friedrich
Presidente do Conselho do Sínodo Norte Catarinense Sr. Carlos Henrique Sacht
Presidente da Diretoria do Conselho da IECLB Sra. Anelize Marleni Berwig
Diretoria da CEJ-UP

CARTA ABERTA


“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo” (1ª Tessalonicenses 5.11).

Prezados(as) irmãos(ãs) na fé:

Graça e Paz!

Em virtude do episódio ocorrido em 23 de julho passado, bem como de todos os desdobramentos posteriores, em reunião ordinária da Diretoria da CEJ-Paróquia São Mateus, realizada na noite de 31 de julho, dialogamos sobre a situação e, por meio desta, nos pronunciamos.

O P. Inácio Lemke é representante de nosso Sínodo Norte Catarinense e de nossa Igreja, no exercício do ministério com ordenação e dos cargos de pastor sinodal e 2º vice-presidente da IECLB, nas suas manifestações públicas. Portanto, em suas falas e escritos, quando não enfatiza explicitamente que fala e escreve por si, está se pronunciando em nome de um Corpo eclesiástico mais amplo.

Em sua Nota de Esclarecimento, postada em 27 de julho no site do Sínodo Norte Catarinense, defendeu-se:
“– não me apresentei como se viesse em nome de minha Igreja, não fui em nome do Sínodo que presido e tampouco fui em nome do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Reitero: fui a convite, como Pastor e amigo pessoal do ex-Presidente”;
“– lamento profundamente se meu depoimento no referido vídeo, ainda sob o impacto da visita e tomado pela emoção, deixa entender que minha intenção teria sido outra que a acima referida”.

No vídeo da entrevista concedida, ao responder a primeira pergunta (“Pode falar pra gente da visita ao presidente Lula?”), disse: “Eu saí de lá alimentando essa esperança e vou levar isso também para as nossas Igrejas, que são ligadas ao Conselho Nacional de Igrejas, ao CONIC, e também à Igreja Luterana”. E durante a resposta à quarta pergunta (“Vocês oraram lá dentro?”): “Nesse sentido, ele [Lula] disse: continuem orando por mim também. Ele se sente acolhido. É o que me comprometi com ele, de fazer orações nas nossas congregações, nossas Igrejas. Levar isso adiante, né?” Em alguns momentos da entrevista, também, o P. Inácio exibe a capa do Vade-Mécum Luterano 2018. Estes exemplos de comunicação verbal e gestual deixam transparecer, tanto a membros da IECLB quanto a pessoas de fora dela, que nossa Igreja, na pessoa de um de seus maiores líderes na atualidade, estaria publicamente esperançosa e comprometida com a possível candidatura do ex-presidente Lula ao pleito eleitoral de outubro próximo. Com tal atitude, desconsiderou a pluralidade de opiniões e as opções político-partidárias pessoais dos membros da IECLB.

O pastor presidente Dr. Nestor Paulo Friedrich, em sua Carta às Lideranças e a Todos os Membros da IECLB, publicada no Portal Luteranos, em 28 de julho, afirmou: “No exercício da sua missão, a IECLB não tem cor partidária. Contudo, ela não é apolítica...” Também, relembrou o Artigo 44 do Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO): “Em questões político-partidárias, a ministra ou o ministro atuará com o devido resguardo do seu ministério e do seu CAM [Campo de Atividade Ministerial], sem, entretanto, renegar a tarefa de promover o bem-estar do ser humano à luz do Evangelho. Parágrafo único: As preferências partidárias pessoais da ministra e do ministro não deverão prejudicar o bom relacionamento dos membros da Comunidade, entre si, e a sua convivência com o CAM”.

Com base no acima exposto e visando a preservação de sua pessoa, sua família e sua história como ministro da IECLB, nos últimos meses antes de se tornar emérito (aposentado), bem como no intuito de buscarmos recuperar um clima mais saudável para diálogo e futuros encaminhamentos, nas variadas instâncias de nossa Igreja, mui respeitosamente, exortamos ao P. Inácio Lemke que:

- Faça uma declaração em vídeo a ser divulgado no Portal Luteranos, bem como nas mídias sociais da IECLB e do Sínodo Norte Catarinense, reconhecendo que, mesmo tomado pela emoção da visita ao amigo Lula, errou ao se descuidar em sua manifestação pública, naquela entrevista, deixando transparecer que a IECLB teria sua opção político-partidária definida.
- Peça afastamento dos cargos que ocupa atualmente (pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense e 2º vice-presidente da IECLB), observada a legislação em vigor na nossa Igreja.

Finalizamos rogando sabedoria ao Senhor da Igreja e pedindo a todos os membros da IECLB, quando se manifestarem sobre este fato e seus desdobramentos, falando e postando suas opiniões via internet, que o façam conforme o Salmo 19.14: “Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!”

Fraternalmente,

Diretoria da CEJ–Paróquia São Mateus (Henrique Davi Hort – presidente; Marilise Stein Matsumoto – 1ª vice-presidente; Roberto Carlos Siedschlag – 2º vice-presidente; Cláudio Schroeder – tesoureiro; Luís Carlos Matsumoto – vice-tesoureiro; Loren Dulcenéia Hardt – secretária; Sandra Meier – vice-secretária; Monika Bretzke Meier – secretária executiva; Alexandre Fernandes Francisco – pastor)


Autor(a): Diretoria da Paróquia
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Natureza do Texto: Documento consensuado
ID: 48165

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br