Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

Relatório Anual do Pastor Alexandre

Aprovado na Assembleia da Paróquia em 20/11/2019

20/11/2019

Abaixo, está disponibilizado na íntegra o relatório do Pastor Alexandre para conhecimento dos membros da nossa Paróquia...

Assembleia Geral Ordinária da CEJ - Paróquia São Mateus
Relatório do P. Alexandre Fernandes Francisco [Período: 15/11/2018 a 20/11/2019]


 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para as pessoas” (Colossenses 3.23).

O presente relatório objetiva apresentar brevemente como eu, enquanto pastor na CEJ – Paróquia São Mateus, percebo nossa atual realidade, o que temos procurado fazer diante dos desafios e que sonhos podemos juntos tentar realizar. Não se atém a pormenorizar atividades realizadas por mim no período especificado acima. Assim, seguem minhas considerações:

1 – Transição → Tivemos um tempo abençoado na Paróquia, com a presença do Candidato a Pastor Augusto Cesar Klug e sua esposa Darllin Ingrid Fischer Klug. O PPHM dele terminou em janeiro deste ano. No dia 27 daquele mês, algumas pessoas, representado a São Mateus, estiveram no culto de ordenação ao ministério, realizado em Rio do Sul. Após a partida do casal para Rurópolis – PA, precisamos aguardar até o mês de agosto, quando chegou o Candidato a Pastor Guilherme Andrade, junto com sua esposa Rafaéli Knabach Andrade e seus pequenos filhos Pedro e Elisa. Posso afirmar que este período não foi muito bom para a Paróquia nem para mim. Ser mentor me exige bastante, porém, embora não seja o mesmo que ter outro colega pastor atuando junto, o PPHM ajuda a preencher várias lacunas no trabalho pastoral. Participei de seminário destinado a mentores, em Curitiba – PR, no mês de setembro passado. O próximo será em maio de 2020. Montamos a seguinte comissão de avaliação do PPHM: Karin Lange, Elisa Henning Codeço, Sandra Meier, Marilise Stein Matsumoto, Jamiro Altrak, Lucas Bivar Bararua Santos e eu. Baseado na experiência anterior, para o próximo ano, vamos otimizar a atuação do Guilherme, o que também resultará numa menor participação do P. em. Ari Bencke em nossa Paróquia, levando também em consideração questões financeiras.

2 – Aconselhamento e Visitação → Este ano, houve mais pessoas me pedindo aconselhamento do que em anos anteriores, o que é positivo. No período desde a nossa última Assembleia, realizei 61 visitas domiciliares e em hospitais. São 14 a menos que no último período, principalmente, por eu ter atuado sozinho na Paróquia entre janeiro e julho.

3 – Atividades Extraparoquiais → Em 2019, estive no culto ecumênico do Dia Mundial de Oração, na Paróquia Santo Antônio. Participei da Assembleia da CEJ-UP e do Sínodo. Palestrei no Curso Trilha 8, na Paróquia da Paz. Assisti à palestra “Vida Valiosa”, sobre prevenção ao suicídio, no Colégio Bom Jesus – Unidade Saguaçu. Com algumas exceções, participei das reuniões do Colegiado de Ministros(as) da CEJ-UP, das Conferências de Ministros(as) do Núcleo Joinville e do Sínodo Norte Catarinense, além da Atualização Teológica. Também, fiz parte da comissão de avaliação da Paróquia Martinho Lutero, com sede em Garuva. Por causa de minha viagem para o Seminário Internacional sobre a Teologia de Lutero, em Lutherstadt Wittenberg – Alemanha, deixei de ir à Convenção Nacional de Ministros(as) da IECLB e à última Conferência Sinodal de Ministros(as). Sou representante suplente, ainda, do Colegiado de Ministros(as) da CEJ – UP nas assembleias do Colégio Bom Jesus.

4 - Plano de Ação Missionária → No meu relatório anterior, tínhamos o objetivo de elaborar um novo Plano de Ação Missionária. Ao longo deste ano, com o empenho de um grupo coordenador e de várias outras pessoas que se dispuseram a dialogar em conjunto, elaboramos um Plano que pretende ser dinâmico, isto é, a essência permanece, enquanto novas ideias e estratégias são pensadas e executadas para agirmos diante dos nossos desafios enquanto Igreja. Quando me refiro à essência, quero dizer a MISSÃO (“Uma Igreja comprometida com o Evangelho, acolhedora e que se renova pela Palavra de Deus”), a VISÃO (“Uma Igreja que vive o desafio do Evangelho, prega a Palavra de Deus de maneira eficaz e estimula os membros a servir com amor, conforme sua vocação”) e os VALORES (“Oração, serviço, perseverança e amor ao próximo”) que Deus pôs em nossos “corações” como sendo o “norte” deste Plano. Qualquer ação terá como base este fundamento.

5 – Pensando 2020 → a) Seminário Internacional de Teologia: Minha recente participação neste me proporcionou uma experiência maravilhosa e indescritível. Quero aproveitar algumas ideias acerca da liturgia para introduzir, especialmente, nos cultos de sexta-feira (ou de quinta-feira, em janeiro e fevereiro). Também, pretendo reler e me aprofundar mais nos temas estudados para compartilhá-los por meio de prédicas e estudos com nossos membros.

b) Cultos: No próximo calendário, consta apenas a palavra “Culto” (não mais de Oração e de Louvor). A razão é para tentar evitar possíveis rotulações e considerar o culto como deve ser: o mais importante encontro da família da fé. Além disso, elaboramos o folheto “Vamos ao Culto!” objetivando tal conscientização.

c) Grupos: Embora o culto seja o principal na Igreja, os grupos são altamente importantes. Por isso, precisam ser sempre acolhedores e missionários. É fundamental que cada grupo, se reunindo na São Mateus ou nas casas, esteja aberto a novos participantes e continuamente convidando as pessoas. Senão, perdem sua razão de ser e de existir.

d) Homens: Já neste ano, mudamos a dinâmica. Ao invés de nos reunirmos num bem reduzido grupo, duas tardes de quinta ao mês, mudamos para um encontro aberto, a cada dois meses, numa manhã de sábado e com término num almoço conjunto. Em 2020, em parceria com as Paróquias dos Apóstolos, Martin Luther e Cristo Redentor, realizaremos um Passa Dia, com a presença do psicólogo Carlos “Catito” Grzybowski.

e) OASE Gerhild: Faremos um período de transição, no qual o P. Ari diminuirá sensivelmente sua presença no grupo e este será basicamente em língua portuguesa. Futuramente, pretendemos realizar a fusão com a OASE São Mateus, pois o grupo alemão está decrescendo e precisa de um acompanhamento pastoral mais próximo.

f) Ensino Confirmatório 1: Para tentar envolver mais os pais ou responsáveis, mudamos o 1º ano para domingos de manhã, no horário do culto (dois ao mês). Manteremos ainda o Alpha Jovem quintas à noite, no 1º semestre, incluído como conteúdo do Ensino Confirmatório.

g) Evangelizações: Em 2019, tivemos duas e a avaliação foi positiva. Para 2020, teremos novamente duas, com temas a definir: em junho, com o Assistente Paroquial Mario Angelo Pfützenreuter; em setembro, com o P. em. Dr. Valdir Raul Steuernagel.

h) Curso de Integração para Novos Membros: A partir de 2020, teremos um por semestre, em conjunto com as Paróquias dos Apóstolos, Martin Luther e Cristo Redentor. Passaremos os conteúdos dos materiais “Trilha 8” e “Quem é a IECLB?” Objetivamos uma melhor formação e um vínculo maior entre os participantes, de cada Paróquia, para que se sintam mais bem acolhidos e entrosados. Cada semestre será realizado numa Paróquia diferente.

i) Casais: Também, em conjunto com as referidas Paróquias, e em modo semelhante ao Passa Dia destinado aos homens, teremos um específico para casais, com o mesmo palestrante (Catito).

j) Presbitério: Como já foi aprovado, no ano que vem, teremos reuniões mensais do Presbitério, entre fevereiro e dezembro. Além de assuntos administrativos, patrimoniais e outros, haverá momento para avaliar como está na prática nosso Plano de Ação Missionária e o compartilhar entre grupos.

k) Patrimônio: Por termos um grande e variado patrimônio, a manutenção, reforma e adequação deste nos requer tempo e recursos. Continua sendo nosso desafio permanente. Investir em patrimônio é também investir em pessoas.

l) Curso de Revitalização de Comunidades: Nosso Sínodo está ofertando um Curso no qual poderemos dialogar e aprender sobre como podemos ser uma Igreja renovada pela Palavra de Deus e obra do Espírito Santo. É importante viabilizarmos uma boa representação de nossa Paróquia. Inclusive, subsidiar até onde for possível a participação (lembrando que o Sínodo ajudará no máximo três pessoas). São R$ 120,00 por etapa, iniciando em fevereiro, e tendo como local a Paróquia Martin Luther.

6 – 2021 → Quais serão nossas metas para 2021? Como vai ser ao final do PPHM do Guilherme? Até porque algumas mudanças só são possíveis com a presença de alguém me auxiliando. Dentre outras, estas são questões que precisamos conversar a respeito durante o próximo ano e decidir por onde iremos seguir.

7 - Agradecimentos → Para finalizar o presente relatório, agradeço a Deus por sua graça, misericórdia, sabedoria e cuidado; à minha família pela companhia e apoio ao ministério para o qual fui vocacionado; à Diretoria e ao Presbitério por todo o apoio prestado; aos vários colaboradores de grupos e frentes de trabalho por seu envolvimento na missão; aos membros da Paróquia por suas orações, apoio, participação e sustento; ao suporte prestado pela zeladoria e pela secretaria; ao P. Ari por sua dedicação nas atividades em que atua; ao Guilherme pela ajuda que nos tem dado durante seu PPHM.

Joinville, 20 de novembro de 2019.


Autor(a): P. Alexandre Fernandes Francisco
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 54205

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br