Juventude Evangélica



ID: 2770

Mensagem do XVII CONGRENAJE e III Fest'Art - Paracatu/MG - 2004

31/07/2004

Congrenaje 2004
Congrenaje 2004
Congrenaje 2004
1 | 1
Ampliar

Nós, jovens luteranos de todo Brasil, irmanados com jovens visitantes dos Estados Unidos e da Alemanha, nos reunimos durante os dias 26 a 31 de julho de 2004, na cidade de Paracatu (MG), no Sínodo Brasil Central, para o 17º Congresso Nacional da Juventude, Festival da Canção e 3º Fest`Art da Juventude Evangélica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O tema do encontro foi “VOCÊ TEM FOME E SEDE DE QUÊ? e teve como lema bíblico: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque ficarão satisfeitos” (Mateus 5.6).

Em Paracatu, nós nos confrontamos com um contexto cultural diferente do vivido na maioria de nossos sínodos. A cultura local, alegre, comunitária e solidária, com envolvimento nos movimentos sociais, enriqueceu a nossa experiência e reflexão sobre o ser jovem luterano no Brasil.

Ouvimos do pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, que os trabalhos realizados pelo CONAJE e DNAJ junto aos jovens são muito importantes para a Igreja, e o vimos vestir a camiseta do evento.

No Congresso conhecemos e discutimos os resultados da pesquisa sobre o perfil do jovem da IECLB. Também reafirmamos a importância de manter a nomenclatura JE para nos identificarmos e afirmamos a necessidade de trabalhar constantemente a identidade confessional de nossa juventude. Também elegemos obreiros e obreiras que, juntamente com os representantes jovens dos Sínodos, foram instalados e incumbidos de coordenar o Conselho Nacional da Juventude Evangélica.

No festival da canção percebemos a riqueza e a criatividade musical do jovem luterano nas músicas inéditas apresentadas. O 3º Fest`Art novamente ofereceu-nos diversas oficinas com o objetivo de desenvolver os nossos dons artísticos e a nossa criatividade, bem como de capacitar-nos para sermos multiplicadores em nossas comunidades.

A partir dos relatórios dos Sínodos, do Conaje e do DNAJ, nós identificamos cinco demandas do trabalho entre jovens e definimos cinco áreas prioritárias para os próximos dois anos: 1) Formação; 2) Articulação interna (IECLB) e com a sociedade civil; 3) Produção de Material; 4) Missão e Diaconia e 5) Recursos para sustentar o planejamento. Para cada uma destas prioridades o Conaje e o Dnaj definirão ações para serem desenvolvidas nos próximos anos.

A manifestação pública da nossa fé se mostrou no Grito da Juventude, que percorreu as ruas de Paracatu e culminou com um ato na praça principal da cidade. Como jovens da IECLB, nos manifestamos em favor da justiça, da paz, da democracia e da liberdade e proclamamos o desejo de engajar-nos na construção de um outro mundo, baseado na valorização da vida. Fundada no exercício de uma rebeldia responsável, manifestamos a nossa inconformidade com as práticas autoritárias, competitivas e excludentes que marcam as relações sociais na sociedade brasileira e que vitimam especialmente os jovens, calando suas falas, dissolvendo seus laços comunitários e solidários e levando-os para a marginalidade.

A todos os jovens da IECLB, a nossas comunidades e sínodos levamos a motivação, a certeza e a esperança de que Deus, em Jesus Cristo, há de nos ajudar a testemunharmos em palavra e ação diaconal o seu reino de justiça e de paz, onde a vida é construção coletiva e solidária de todas as pessoas que têm fome e sede de justiça. Pois, como diz uma canção de nosso encontro “eu preciso de você. Você precisa de mim. E nós precisamos de Cristo até o fim”.

Paracatu, 31 de julho de 2004


 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 20746
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br