Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Limeira

Sínodo Sudeste



Rua Gustavo Teixeira , 241
CEP 13486-971 - Limeira /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3441-7463
paroquialimeira@luteranos.com.br
ID: 376

Luteranos no Bairro dos Pires há 137 anos

08/10/2010




No dia 03 de outubro estivemos reunidos em Culto de Ação de Graças pelos 137 anos de fundação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Bairro dos Pires.

Esta Comunidade se localiza na área rural da cidade de Limeira/SP. Ela teve sua origem na imigração de colonos vindos do norte da Alemanha do então Grão Ducado de Holstein.

Todos residiam nas proximidades da cidade de Kiehl.

Foi lembrado durante o Culto que os ancestrais de boa parte daqueles que lá estavam presentes, optaram por vir para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Viver na Europa lá pelos idos de 1850 não era nada fácil. Guerras, revoluções, fome e outras mazelas que elas produzem, tornaram-se a mola propulsora para esta saída de sua terra natal.

A escravidão em nosso país tinha chegado a seu fim. Para substituir esta mão de obra começaram a criar alguns projetos para facilitar a imigração de colonos europeus. Num destes se acenava com uma promessa de trabalho em parceria nas fazendas de café. Seu idealizador foi o Senador Vergueiro, dono de vastas áreas onde hoje se localizam os Municípios de Limeira e Cordeirópolis. Ele tinha como linha mestra acolher os imigrantes que teriam suas passagens de navio oferecidas como empréstimo. Depois, ao longo dos anos, iriam pagar este empréstimo com seu trabalho nas glebas que ficariam sob sua responsabilidade.

Isto iria assim até que a dívida fosse paga. Então como pessoas livres fariam suas economias e poderiam partir em busca de sua independência adquirindo sua própria terra.

A história, porém, revelou uma faceta perversa por trás deste ideal. Via de regra os colonos tinham uma dívida que só aumentava e o sonho de se ver livre dela ficava cada vez mais longe.

Isto gerou uma grande insatisfação entre os imigrantes. Rebeliões contra os fazendeiros, ou fugas das famílias das fazendas para São Paulo se tornaram comuns.

O processo para que os colonos tivessem um tratamento justo foi longo e difícil. Houve, em alguns casos, até intervenção de governos dos países de origem dos imigrados para corrigir esta distorção.

Foi assim que, após anos de trabalho e de luta por justiça, um grupo destas famílias vindas de Holstein comprou uma área de terras no muncípio de Limeira. Isto era parte de uma fazenda que pertencia à família de Francisco Pires, ou Chico Pires como era conhecido. E este nome deu origem ao que hoje chamamos de Bairro dos Pires.

Após se estabelecerem construindo suas casas e derrubando a mata orginal para poder cultivar a terra, se organizaram para construir um local para cultos e uma escola para a educação das crianças.

A tradição luterana que traziam em sua bagagem foi de fundamental importância para esta organização. Tudo foi construido em regime de mutirão, enquanto aguardavam a vinda de um pastor para atender a Comunidade e também ser o professor na escola. Este sonho finalmente se realizou e em outubro de 1873. A Comunidade foi oficialmente fundada. Uma diretoria foi eleita. E para manter o pastor/professor cada família contribuia anualmente para o salário do pastor e manutenção da escola e local de cultos.

Hoje não se fala mais o alemão, ou mais propriamente o dialeto "Platt". Tudo isto acabou se perdendo devido as fortes pressões e influências que os alemães e seus descendentes sofreram durante a segunda guerra mundial. Mas ainda é forte a consciência de que aqui estamos por termos recebido por herança a terra e o local de cultos, bem como nossa tradição de confissão luterana, e as marcas e histórias de nossa ascendência.

P. Renato Gerber


Autor(a): Paróquia de Limeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Limeira (SP)
ID: 5984

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br