Paróquia em Maripá

Sínodo Rio Paraná



Rua Duque de Caxias , 709
CEP 85955-000 - Maripá /PR - Brasil
Telefone(s): (44) 3687-1254 | (44) 3687-1171 | (44) 9987-41970
ieclbmaripa@hotmail.com
ID: 341

Igreja em Antioquia - Espírito Santo em Movimento

Prédica em Atos 11.19-30 autoria P. Me. Alexander Busch

01/09/2021

Estimada comunidade,
No relato que ouvimos hoje do livro de Atos nós temos um recorte da vida das comunidades cristãs em duas grandes importantes cidades do mundo antigo: Jerusalém e Antioquia. Jerusalém é a capital do Judaísmo, a cidade onde se localizava o templo de Jerusalém, local onde Jesus cumpriu sua promessa de enviar o Espírito Santo para que seus seguidores e seguidoras fossem testemunhas de Jesus e seu evangelho – a boa notícia. Antioquia, por sua vez, era a terceira maior cidade do império romano, local de grande diversidade cultural e de povos diferentes. O relato que ouvimos hoje do livro de Atos nos conta como o evangelho – a boa notícia de Jesus - chegou em Antioquia. Apesar de ser um recorte – um relato breve – uma história contada em apenas 11 versículos – chama a atenção o vai e vem, o vem e vai desta história. É uma história dinâmica, repleta de movimentos. Por causa da perseguição às pessoas da comunidade cristã em Jerusalém, os seguidores de Jesus são obrigados a se mover. Algumas pessoas vão até a região da Fenícia, ao norte de Jerusalém, depois à ilha de Chipre e chegam enfim à cidade de Antioquia. Como dissemos a pouco, Antioquia era uma cidade com grande diversidade de povos e, inicialmente o evangelho é compartilhado somente com o povo judeu. Logo mais, o evangelho é levado também aos outros povos, identificados em nosso texto como os não-judeus. Ou seja, o evangelho de Jesus está se deslocando de um povo para o outro, de uma cultura para outra, aproximando pessoas diferentes. Em Antioquia novas comunidades cristãs estão nascendo, e quando estas notícias alcançam Jerusalém, as lideranças em Jerusalém enviam um representante chamado Barnabé. Barnabé vai à Antioquia e se alegra com o que vê, o testemunho de pessoas vivendo a nova vida em comunidade a partir de Jesus Cristo. E mais pessoas vem e são agregadas à comunidade, se voltando ao Senhor Deus anunciado por Jesus.

O movimento continua, quando Barnabé vai até a cidade de Tarso para encontrar-se com Saulo. Conforme Atos 9, sabemos que Saulo era um homem que perseguia a comunidade cristã, mas Jesus foi ao seu encontro e lhe abriu os olhos. Saulo foi batizado e retornou à sua cidade de origem, a cidade de Tarso. Agora, em Atos 11, o texto que ouvimos, Barnabé busca Saulo e os dois vão para Antioquia, onde continuam ensinando as pessoas sobre Jesus. Mais tarde Saulo será conhecido como Paulo, o apóstolo que, juntamente com Barnabé, leva o evangelho de Jesus para outras cidades e regiões do mundo antigo. Mas antes de ir por este caminho, Atos 11 nos relata mais um vem a vai. De Jerusalém sai um grupo de profetas que vai até Antioquia, onde Ágabo, um dos profetas do grupo, anuncia um tempo de grande fome - que, segundo pesquisadores, deve ter sido um tempo de seca prolongada. Barnabé e Saulo são incumbidos pelas comunidades cristãs em Antioquia de levar uma generosa oferta de solidariedade para as comunidades cristãs em Jerusalém, para aliviar o sofrimento devido à falta de alimentos. E assim a dupla viaja a Jerusalém, completando um ciclo - o relato que ouvimos em Atos 11 inicia e termina em Jerusalém, repleto de movimentos de vai e vem, vem e vai.

Este movimento é atribuído ao poder do Senhor, o Espírito Santo que, desde o início do livro de Atos, é o principal personagem protagonista, movendo as pessoas para dar testemunho de Jesus, gerando novas comunidades cristãs, capacitando e animando pessoas a colocar dons à serviço da missão de Deus neste mundo. Porque onde o Espírito de Deus atua, a comunidade é impulsionada para a missão. Onde o Espírito de Deus atua, as pessoas são movidas para colocar dons à serviço do próximo. Mesmo reconhecendo que nós não somos a comunidade de Jerusalém, e que tampouco somos a comunidade de Antioquia, mesmo reconhecendo que não existe como reproduzir esta história em nosso meio - o que é passado pertence ao passado-, reconhecemos o que é presente: este mesmo Espírito Santo está presente na vida da IECLB, presente também na vida da comunidade evangélica em Maripá/Pérola, acolhendo e agregando pessoas em torno da Palavra de Jesus, movendo pessoas batizadas a afirmarem sua fé em palavras e atitudes, conduzindo pessoas para a nova vida em comunidade a partir de Jesus Cristo. O Espírito gera em nós a fé, nos conduzindo a Jesus, nos fortalecendo na sua Palavra e nos enviando num movimento de Vai e Vem.

Isto certamente podemos e devemos ouvir e viver a partir de Jesus e sua boa notícia. O evangelho nos chama e nos compromete a colocar nossas vidas, a colocar nossa comunidade debaixo deste movimento dinâmico, se deixando conduzir pelo Espírito, que quebra barreiras erguidas por mãos humanas e constrói pontes erguidas por Deus. Sobre isto, Paulo, que antes era Saulo, escreve, “Porque vocês foram batizados/as para ficarem unidos com Cristo e assim foram revestidos com as qualidades do próprio Cristo. Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre pessoas escravas e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus.” (Gl 3.27-28). Queira Deus continuar enviando a nós seu Espírito, para sermos testemunhas de Jesus e seu evangelho. Amém.
 


Autor(a): P. Me. Alexander Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 30
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65101

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br