Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Culto do 1º domingo de Advento - Paróquia Martin Luther-RJ

01/12/2010

1 | 1
Ampliar


Em meio aos problemas de segurança que recrudesceram durante toda a semana no Rio de Janeiro, a nossa comunidade não se calou e esteve presente e participante no culto do 1º domingo do Advento, celebrado no dia 28 de novembro de 2010.

 
O culto, como todos preparados pelo P. Dorival, que privilegia música para a abordagem teológica e explicação das palavras indicadas (Salmo 24; Isaías 64, 1-3+6-11; Mateus 21;1-9 e o principal texto da prédica de Jeremias 23,5-8), mais uma vez, contou com músicos que emprestaram maior emoção às mensagens que foram sendo passadas.
O nosso organista, Eugênio Gall, preparou arranjos especiais para os hinos que foram escolhidos pelo pastor, e executados pela fagotista Ariane Petri, pela flautista Stael Malamut e pelo violoncelista Fabio Coelho.


Para as leituras do dia convidou a Márcia Barros e a Maria Luiza Oliveira, que também nos auxiliou no louvor ao Senhor com a bela voz e o dom que Deus lhe deu.

 
Na prédica o Pastor Dorival destacou as palavras de Jeremias, que já se referia à primeira vinda de Jesus entre o seu povo. Talvez, o que tenha chamado mais a atenção foi o paralelo traçado para os dias atuais, no momento em que o Pastor Dorival citou uma situação em que um conhecido, buscava imagem em um portal de busca na internet, digitou a palavra “Jesus Cristo”, como não teve a resposta esperada, digitou, junto, “SALVADOR”. Para sua surpresa a imagem que a apareceu não foi a de Jesus Cristo, mas a de Barack Obama.

Partindo desta ocorrência a palavra de consolo e conforto foram as seguintes: “Jesus Cristo pode ser Barack Obama, mas nunca Obama poderá ser Jesus”, isto é, Deus pode usar o homem para salvar uma nação, mas este homem não pode ser Deus. O Pastor Dorival, voltando ao texto de Jeremias, destacou que a sua tônica é a da esperança: “eis que vêm dias disse o Senhor...”, “Em seus dias Judá será redimido e Israel morará em segurança; e este é o nome com que será chamado: “Senhor, Justiça Nossa”.

Nós cristãos temos a felicidade de ter a salvação vinda do Deus eterno, através de Jesus e junto ao início de mais um ano eclesiástico celebramos juntos esta bênção, anunciando ao mundo esta alegria.
 

Dos avisos que foram dados, destacou-se algo que apenas surgiu como feliz coincidência, em virtude do momento de tensão vivido pela cidade do Rio de Janeiro, decorrente da necessária ação de reconquista de território para a comunidade cidadã que estava há algum tempo dominado por criminosos ligados ao narcotráfico, como foi exaustivamente noticiado pelos meios de comunicação nacionais e internacionais. A “coincidência” estava na 2ª estrofe do hino que entoamos após a prédica: “Uma outra canção de Natal”, que vale a pena conferir no folheto do culto.

Na oração final, de certa forma, a surpresa de um anúncio de despedida do Pastor Dorival da nossa Comunidade. Embora definida pela EKD a indicação da P. Christine Drini, que estará na paróquia no início de 2011, pode-se dizer que não é fácil, após quase doze anos sob a coordenação ministerial do P. Dorival, ouvir uma despedida em forma de oração, ainda que seja ela, com certeza, a melhor forma de pedir a proteção, para os dias novos que serão vividos por ele e sua família, em novos “plagos”, e também para a paróquia.


Sabemos que o Pastor Dorival é uma bênção para a nossa comunidade e sempre influenciará com as suas palavras – e com a sua música -, os corações de todos que tiveram contato direto com as mensagens que proferiu no exercício do seu pastorado. Ficamos felizes em saber que esta despedida, como ele mesmo disse, é apenas um “até logo”. Pedimos a Deus para que derrame as suas bênçãos em sua vida e na vida de sua família.

Mais uma vez, seguindo o costume da paróquia, tivemos, no final do culto, o momento especial da bênção dos aniversariantes do mês.

 
Para cada aniversariante uma palavra e um abraço especial.


 
E a benção do pastor e da comunidade.

 

No final, antes do Pósludio, no bandoneon, o jovem músico Christian Gazzetta acompanhou a canção “As luzes Brilham”, musicada pelo próprio P. Dorival, em ritmo de tango.
 

E assim, na melhor forma de como deve ser um ano Eclesiástico, o Senhor foi louvado.

Marcos Linhares Mouren
(fotos, Carlos Caldeira)
Veja mais informações sobre o Advento e Natal


Autor(a): Paróquia Rio de Janeiro - Martin Luther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
ID: 5239

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br