Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Domingo de Ação de Graças na Martin Luther - RJ

01/10/2009

1 | 1
Ampliar


Neste domingo, 27 de setembro, celebramos, na Martin Luther do Rio de Janeiro, o Culto de agradecimento a Deus por tudo que tem feito pelas nossas famílias, pelas nossas crianças, enfim por tudo e por nós todos.

Num Culto de Ação de Graças não poderíamos deixar de ter, ao mesmo tempo, muitas razões objetivas para agradecer. Por isso, também neste dia marcamos o Encerramento da Campanha, deste ano, para o PAMI. Mas, ficou certo e entendido que a “Missão de Deus” sempre será a “Nossa Paixão”. Que é de nossa responsabilidade, como luteranos, tudo fazer para viabilizar os programas de missão da nossa Igreja. Também lembramos a graça de termos na Parceria mantida com o Decanato de Schweinfurt, a manutenção de laços fortes e fraternos com a Igreja da Alemanha.

Teve mais: Como é da praxe da Paróquia, no último domingo os aniversariantes do mês receberam benção especial. Poder completar mais um ano de vida e, melhor, poder agradecer a Deus por isso, não é uma Graça???

Mas não acabou.... junto com os aniversariantes, o casal Erica e Knut Meiswinkel informou que, neste dia, completava 40 anos em que se conheceram, dando Graças à Deus pela data e pela feliz união.

E a celebração?.... que bela celebração! Esmeradamente preparada pelo P. Dorival, mais uma vez encheu os corações de emoções e enlevo espiritual.

No Prelúdio a participação do Quarteto de Clarinetas La Menor, da Escola de Música Villa Lobos, sob a regência do Prof. Genivaldo Soares, o primeiro à esquerda, seguido dos jovens Renata Correia, Adilson Alves e Felipe Amorim.

Representado pelos produtos colocados no altar, o agradecimento por não ter deixado faltar o pão de cada dia na mesa de cada família.


Na liturgia do dia, o foco na natureza, no cuidado que devemos a ela, ao Planeta, muito bem lembrado em alguns expressivos momentos em que reconhecemos a generosidade do Senhor, que nos permite viver neste mundo.

Enquanto o William Berger, de Itaguçu-ES, com a sua arte, declamava – e a comunidade cantava – Irmão sol, irmã luz (OPC 54), chegaram ao altar, velas, flores, a água que as regou, enquanto as crianças, com a pureza peculiar, fizeram flutuar no ambiente inúmeras bolhas de sabão.

Como o dia era de reconhecimento e agradecimento pelo amor de Deus, a Família Scofano Lopes trouxe a Pia Batismal e, consequentemente, ao Pai, a pequena Lara Scofano Lopes, para ser batizada sob a palavra: Deus será o teu Sol a iluminar os teus passos. Unido em fé a Cristo e revestido de suas qualidades, serás, feito filho, herdeiro das promessas de Deus. (Lc 1,67 a 75 e Gl 3,25 a 29). Lara é filha de Denis Guterrez Lopes e Regina Barcelos Scofano.


O Coral Martin Luther, sempre presente em todos os eventos festivos da Paróquia, talvez tenha feito uma das suas mais soberbas participações. Com certeza por Graça do Espírito Santo e retribuição pelo esforço semanal de todos os coralistas e do seu regente Eugênio Gall, no dia auxiliado pela organista da Igreja Batista Itacuruçá, Ilene Marinho Riitano.


Na oração final, o Pastor Dorival contou com a bela voz da Maria Luiza, que, conduzindo a comunidade, orava cantando “Graças, Senhor, por tua bondade, teu poder, teu amor! Graças Senhor!”, para, no final, pedir: “Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!


Mas estávamos no último domingo do mês e, como de praxe, nele, a benção especial para os aniversariantes.

Encobertos pelo P. Dorival, também recebendo a benção dos aniversariantes, o regente e organista Eugênio Gall, a representante do coral no conselho da paróquia Hannelore Weber e o coralista Werner.


Com eles se apresentou o casal Erica e Knut Meiswinkel, ainda que não aniversariantes, para a benção de comemoração, naquele exato dia, dos 40 anos em que se conheceram e iniciaram a caminhada conjunta e feliz. Foram homenageados com um cântico apropriadamente escolhido pelo P. Dorival e entoado por todos.


No Poslúdio, outra emocionante participação do Quarteto de Clarinetas La Menor.

Após o Culto, mais uma vez, fechando a celebração do Dia de Ação de Graças, a reunião em torno da mesa do Almoço Comunitário.Veja a Campanha Vai e Vem 2009


Autor(a): Paróquia Rio de Janeiro - Martin Luther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
ID: 5227

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br