Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Março de 2011 - um mês para ser lembrado

14/04/2011

1 | 1
Ampliar

Efetivamente, a Paróquia Martin Luther do Rio de Janeiro tem muitos motivos para incluir o mês de março de 2011 como um dos muito importantes da sua história, sem dúvidas, porém, os mais significativos são os relacionados às atividades de Investidura da Pastora Christine Drine.

Embora a pastora, juntamente com os pastores voluntários, Antonio Carlos Ribeiro e Rodrigo Portella, já estivesse presidindo cultos na Paróquia, foi com a investidura que recebeu a autoridade de pároca, em substituição ao Pastor Dorival Ivo Ristoff.

A relevância do momento para a vida da Igreja Evangélica de Confissão Luterana ficou clara com a presença do seu Pastor Presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich, que presidiu o ato de instalação, cuja condução, até o momento culminante, coube ao Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, Guilherme Lieven. A demonstração da importância do ato, também para a Igreja Evangélica da Alemanha, ficou expressa com a presença do Dekan Oliver Bruckmann, do Decanato de Schweinfurt, da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, origem da Pastora Chiristine.

Mas não só eles indicaram a relevância do momento para a Comunidade Luterana da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro. As paróquias co-irmãs, de Niterói (Paróquia Esperança), inclusive com a representação do Projeto Missionário do Norte Fluminense, através do P. Francisco Rafael Soares do Santos, e de Ipanema (Paróquia Bom Samaritano), transferiram os seus ofícios do dia e com a presença dos seus pastores, diácona e diretora da Creche Bom Samaritano, Vilma Petsch, presbíteros e muitos membros, aumentaram o calor e a emoção do dia, que também contou com a representação da Paróquia de Nova Friburgo, através do seu Pastor Emérito, igualmente colaborador da Martin Luther, P. Arlindo Müller, assim como da Paróquia de Petrópolis, com a participação da sua pastora voluntária, Carin Inês Rahmeier.

No dia anterior houve a reunião do Pastor Sinodal com a Pastora Christine e com o Conselho da Paróquia, quando foram assinados os documentos formais que a vincularam ao trabalho na paróquia.

Em seguida, também inserido na programação, houve o concerto de órgão e violino, com os músicos Benedito Rosa, organista e mestre de capela da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro e Marcelo Palhares, professor das Escolas de Música Villa Lobos e Baden Powell, cujo programa, apenas com obras de compositores alemães, nas palavras deles, serviu para homenagear a chegada e o início do trabalho da pastora. Dentre os ouvintes o Dekan Oliver Bruckmann, do Decanato de Schweinfurt.

O dia encerrou com uma pequena recepção oferecida pelo Restaurante Landhaus para o Decano, músicos e Conselho Paroquial.

Chegou o domingo! O aguardado domingo do Culto de Instalação! Igreja lotada. Pessoas em pé, músicos e coral a postos. Badalam os sinos anunciando o início da celebração. Os sons do Prelúdio, com órgão (Eugênio Gall), violoncelo (Rigoberto Moraes), fagote (Ariane Petri) e flauta (Igor Levy), enchem o templo com Louvai a Deus (Mit Freuden zart), enquanto inicia a procissão de entrada. À frente os pastores Mozart João de Noronha Melo e Carin Inês Rahmeier, seguidos pelos pastores Rodrigo Portella, Antônio Carlos Ribeiro, Arlindo Müller, pastoras Margarete Emma Engelbrecht e Christine Drini, ladeada pelo Dekan Oliver Bruckmann, com o pastor sinodal, Guilherme Lieven, e o pastor presidente, Nestor Paulo Friedrich, completando-a.

O Presidente do Conselho da Paróquia expressa gratidão a Deus pelo momento e enaltece a presença de autoridades civis, citando a presença do Cônsul Geral da Alemanha, Dr. Michael Works e sua esposa, e eclesiásticas como o Frei Eckardt Hermann Holfling, da Comunidade Católica São Bonifácio (Bonifacius Hause), de instituições ligadas ou não à nossa Igreja como a Sociedade Beneficente Humbold, o Colégio Corcovado e a Sociedade Germânia. Destaca a presenças dos irmãos, membros, conselheiros e obreiros das paróquias irmãs do Rio de Janeiro e agradece aos representantes dos grupos da própria paróquia como o Montagsgruppe; do Grupo de Encontro, Reflexão e Fé; do Coral Martin Luther; e do Projeto Missionário de Nova Iguaçu. Finaliza enfatizando a gratidão pela presença do Decano de Schweinfurt e do Pastor Presidente da IECLB, nesta sua primeira visita à Paróquia Martin Luther do Rio de Janeiro.

O Pastor Guilherme Lieven inicia o culto com a Saudação Apostólica e convida todos à litura do Salmo 8. O coral canta “Quão Admirável é o Teu nome”. A liturgia do culto tem a participação de quase todos os pastores presentes. O Presidente do Sínodo, Almiro Wilbert, leu Êxodo 17: 1-7. A segunda leitura, João 4 5-26, foi feita, em português, pela Pa. Margarete Emma, e, em alemão, pelo Dekan Oliver Bruckmann.

Na prédica o P. Nestor Friedrich, destacou a importância para as Igrejas Evangélicas de Confissão Luterana do Brasil e da Alemanha o convênio entre elas que permitiu a vinda da Pa. Christine Drini. Com a simbologia da “ponte” o P. Nestor ilustrou a explicação do Evangelho e do trabalho que será desenvolvido pela Pastora. (veja a síntese).

Depois do Hino 109 – “Da Igreja o Fundamento”, o P. Sinodal iniciou o ato litúrgico de instalação da Pastora, convidando para assisti-lo o Decano de Schweinfurt, a Pastora Margarete Engelbrecht e o Presidente do Conselho, Valdomiro Dockhorn e solicitando a Pastora Christine que fizesse a sua apresentação.

A pastora, em rápidas palavras, disse que nasceu em Munique. Depois e um ano como estagiária trabalhando com crianças especiais, estudou teologia em Neuendettelsau e Hamburgo, e, também na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista de São Paulo. Fez o vicariato em Würzburg e trabalhou na comunidade de Bad Kissingen, onde, por conta da Parceria Rio-Schweinfurt, conheceu um pouco da Paróquia Martin Luther do Rio de Janeiro. A decisão de se candidatar à vaga nesta paróquia ocorreu enquanto trabalhava no Colégio Evangélico de Neuendettelsau fazendo o ensino religioso e montando um trabalho pastoral para os alunos, jovens problemáticos. Disse que a decisão foi difícil, mas que a vontade de conhecer outra realidade e a vontade de ajudar a construir comunidade, foi maior do que os receios advindos da transferência de toda a família que é constituída pelo marido Qemal e pelos filhos Florian e Mira.

Cada um dos assistentes fez a leitura de um trecho da Bíblia e, em rápidas palavras, expressou votos de conforto e estímulo ao trabalho sob a proteção de Deus.

Com emoção visível a pastora proferiu ao seu compromisso perante Deus e a igreja.

O Pastor Presidente da IECLB, Nestor Friedrich, passou a presidir o ato solene de Instalação enquanto o P. Sinodal e seus assistentes impunham suas mãos sobre a pastora e sua família, pedindo que Deus apare e conduza-os nesse trabalho para engrandecer o Seu Santo Nome.

A emoção deu lugar a gostosa descontração com o recebimento de cumprimentos dos oficiantes e aplausos da comunidade presente.





No encerramento ouviu as palavras de estímulo do Frei Eckardt, da Sra. Elia de Mello Esteves Lima, presidente do Conselho da Paróquia Bom Samaritano e do Sr. Klaus Bernsmüller, que falou como representante da Unicef.



O P. Oliver Bruckmann leu a sua mensagem (anexa em português e em alemão)



Ainda uma constatação auspiciosa: esteve presente no culto a Sra. Ilse Romanó - uma das mais antigas e entusiastas membras da paróquia -, que no dia 27.03 estava completando 94 anos de vida. Ao seu lado o neto Raul e a filha Norma Strattner.



Certamente estava aguardando a tradicional Benção dos Aniversariantes, sempre no culto do último domingo do mês, que neste, em virtude do Culto de Instalação, excepcionalmente, foi transferido para o primeiro domingo de abril.

Após a Benção e o Poslúdio e os cumprimentos à pastora na porta do templo, seguiu-se uma confraternização no pátio da paróquia.





Quando foram obtidos alguns flagrantes dos irmãos das outras paróquias que estiveram na Martin Luther, como os da Paróquia Esperança (Niterói)



... da Bom Samaritano (Ipanema)....



... dos diretores do Colégio Corcovado, acompanhados pela esposa do Consul da Alemanha e da esposa do presidente da paróquia Martin Luther e o registro da presença do Cônsul na cerimônia de instalação.



... registro importante e devido relativamente à atuação dos músicos, e do coral...





e, finalmente, o registro da presença do Pastor Presidente, Nestor P. Friedrich, muito festejado por antigos amigos que o reencontraram e por membros da paróquia Martin Luther.



Agora, nossas contínas orações para que o nosso querido Pai oriente a pastora e fortaleça o trabalho para a Sua obra na cidade do Rio de Janeiro e também em Nova Iguaçu.


Autor(a): Paróquia Rio de Janeiro - Martin Luther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
ID: 5242

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br