Paróquia Evangélica Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

Sínodo Sudeste



Rua Carlos Sampaio , 251 - Centro
CEP 20231-084 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2232-8548
centrorio@luteranos.com.br
ID: 354

Um domingo para ser lembrado - Martin Luther-RJ

22/11/2010



O último domingo do ano eclesiástico de 2010 é mais um daqueles que não poderá ser esquecido. Não só pelo fato, por si só relevante, de ter sido dedicado a culto ao Senhor, mas, principalmente, pelo conteúdo do que ouvimos e vimos. Até lembro, ao escrever estas linhas, do lema recente que já tivemos na nossa IECLB: “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos....”

Como temos dito, estamos aguardando a chegada da nova pastora, Christine Drini, que, enviada pela EKD, está em providências finais para se apresentar na paróquia já nos primeiros dias de janeiro/2011. Enquanto isso, também como já comentamos, são os pastores Antonio Carlos Ribeiro, Rodrigo Portella e, o agora pastor emérito, Dorival Ristoff, que mantém as atividades eclesiásticas da Martin Luther.

Segundo o rodízio que eles combinaram cumprir, neste domingo, por ser o terceiro do mês, sob a condução do P. Dorival, mais uma vez tivemos dois cultos, ambos com Santa Ceia, um em língua alemã e outro em português.

Os Cultos

Embora a importância da manutenção da tradição dos cultos em língua alemã, já não são muitas as pessoas que o freqüentam, mesmo assim, as que participam, com certeza, saem edificadas pela mensagem que Deus lhes envia e as alimenta.



De forma diferente, o culto em português recebeu um grande número de pessoas. A liturgia proposta pelo P. Dorival é valorizada pelos hinos escolhidos, do cancioneiro luterano, mesclados com belas canções, muitas delas de autoria ou versão dele próprio

O culto deste domingo contou com a excelente participação do coro Vox in Vias, regido por Rigoberto Santos Moraes, que acrescentou ao dia uma forte carga emocional complementar, fazendo com que os corações saíssem ainda mais alegres e agradecidos.



Para as leituras convidou duas mulheres. A Cláudia Hinz (foto) e a Márcia Barros.



Na prédica, a parábola utilizada pelo P. Dorival para introduzir a leitura de Apocalipse 21, 1-7, já foi, por si só, o ensinamento que precisamos praticar todos os dias. Ele utilizou a figura do mercador sábio que auxiliou três irmãos a dividirem os 17 camelos conforme seu pai lhes havia deixado como herança em testamento, porém, cuja divisão proporcional seria impossível de ser conseguida em números inteiros. O mercador, com sua sabedoria, acrescentando o seu próprio camelo aos dos irmãos, fez a correta divisão matemática, pacificando-os - que não abriam mãos dos “seus direitos” individuais, e, ao final, continuou com o seu camelo.



Também tivemos um momento triste, porém de agradecimento. Foi lembrado o Sr. Eckard John, membro da paróquia, que aos 85 anos, foi para a eternidade.



A Santa Ceia foi, como sempre, o grande momento de conforto espiritual e alegria por poder partilhar da mesa do Senhor com todos indistintamente, independentemente de confissionalidade .



Bazar de Natal da Montagsgruppe

Mas o domingo teve mais um motivo para ficar fixado na nossa lembrança. Foi o primeiro dia do Bazar de Natal das senhoras da Montagsgruppe, que, desde que passou a iniciar no domingo, após o culto, tem permitido que um número muito maior de pessoas tenham acesso aos produtos que elas preparam, com alegria, carinho e dedicação, ao longo dos meses que se seguem à Páscoa.

As fotos bem demonstram a alegria das senhoras da Montagsgruppe e a satisfação das pessoas com os produtos que encontram.







O Bazar de Natal da Montagsgruppe segue, nesta terça e quarta-feira (23 e 24.11.2010), como de praxe, na Sociedade Germânia, quando, junto com os produtos natalinos, são oferecidos almoço, com saborosos pratos do Restaurante Landhaus, e gostoso lanche vespertino.

Assembléia Geral Extraordinária - Missão em Nova Iguaçu

Mas, com certeza, o maior motivo para que este domingo não seja esquecido foi a aprovação, em Assembléia Geral Extraordinária, da oficialização do Projeto de Missão em Nova Iguaçu, como iniciativa vinculada à Paróquia Martin Luther.





Ao mesmo tempo que é desafiador é, também, alentador nos inserirmos com ação objetiva no Projeto de Missão da nossa Igreja. Podemos dizer, agora, com amor e devoção: Missão de Deus – Paixão da Martin Luther-RJ.


Autor(a): Paróquia Rio de Janeiro - Martin Luther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
ID: 5238

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br