Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

1 Samuel 3.1-10 (11-20) - 2º Domingo Após Epifania - 14/01/2024

20/12/2023

14/01/2024 - 2º Domingo Após Epifania
Pregação: 1 Samuel 3.1-10(11-20)
P. Volmar A. Saueressig – Sinop – MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite! Como é bom podermos nos reunir para louvar e adorar ao nosso Deus.
Estamos no começo de mais um ano. Quero te convidar a pensar por alguns instantes, em
motivos que você tem para louvar e agradecer a Deus. Quem se sentir à vontade, peço que
falem seus motivos em voz alta [OUVIR OS MOTIVOS].
O Lema das Senhas Diárias para esta nova semana que hoje tem o seu início diz: “O Senhor me
disse: Israel, você é o meu servo, e por meio de você serei glorificado” (Isaías 49.3). Que, assim
como Israel, nós também possamos glorificar a Deus neste culto através de nosso louvor e da
nossa adoração; e, ao sairmos daqui, possamos continuar glorificando a Deus através de
nossas palavras e de nossas ações.
Acolher os/as visitantes
Pergunto se temos visitantes em nosso meio. Peço que aqueles/as que nos visitam levantem
uma das mãos para podermos conhecê-los e entregar um folheto com dia e hora de nossas
programações.
CANTO DE ENTRADA
Nº 14 LCI – Deus está presente
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Sempre que nos reunimos em culto, o fazemos em nome e na presença do Trino Deus: Pai,
Filho e Espirito Santo. Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 3 LCI – Trino Deus
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
A Palavra de Deus afirma que “todos pecaram [e por terem pecado], carecem da glória de
Deus”. Confessemos, portanto, nossos pecados a Deus
Querido Deus e Pai! Obrigado pelo teu grande amor por nós. Obrigado por ter enviado teu
único filho a este mundo, para se tornar o nosso Salvador e Senhor. Em nome de Jesus,
pedimos perdão por todos os pecados que temos cometido, seja em pensamento, palavras,
ações e até mesmo através da nossa omissão. Pedimos também perdão por tantas e tantas
vezes que falhamos em nosso testemunho; por tantas e tantas vezes que nos omitimos em ir e
fazer discípulos de todas as nações. Abra, Senhor, nossos ouvidos, para ouvirmos o teu

chamado. Dá-nos força, coragem e fé, para que não deixemos de cumprir a tua vontade.
Oramos em o nome de Jesus. Amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo “se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar,
fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem” (Tt 2.14). Que
notícia maravilhosa. Em Jesus, todo aquele que confessa o seu pecado, recebe o perdão de Deus,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes a dor e sofrimento presentes no
mundo. Por isso queremos clamar a Deus por piedade, cantando: 56 LCI – Pelas dores deste
mundo.
GLÓRIA IN EXCELSIS
“Irmãos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem dele” (1 Ts 1.4). Saber do amor de
Deus é motivo de alegria para nós. Vamos dar glória ao Deus de amor cantando: Deus te ama e eu
te amo (487 HPD)
ORAÇÃO DO DIA
Querido e bondoso Deus! Agradecemos pelo teu amor e pelo teu cuidado. Agradecemos
porque em Jesus Cristo tu nos deste perdão, vida e salvação. Agradecemos por mais este dia
que nos deste e pela oportunidade de estarmos na tua presença, na companhia de irmãos e
imãs na fé. Pai! O Senhor conhece o nosso coração, o nosso íntimo. Sabe como chegamos aqui.
Por isso pedimos: Use a Palavra que será lida e explicada para falar a cada um de nós. Que tua
palavra seja lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho. Que ela encontre em nossos
corações um solo fértil, e assim, possa produzir muitos frutos em nossa vida. Em nome de
Jesus. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 139.1-6, 13-18
2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 6.12-20
3ª Leitura Bíblica: João 1.43-51
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 572 LCI – No Espírito Unidos
Ou: Nº ____________________________________________________
PREGAÇÃO
TEMA: UM DEUS QUE CALA E FALA
Amados(as) do Senhor! Estamos no começo de mais um ano. Estar diante de algo
desconhecido, gera dúvidas, incertezas, medos, ... afinal, o novo ano traz novos projetos,
novos desafios, novas responsabilidades, novas dificuldades, novos conflitos, mas também traz
novas possibilidades...

O texto indicado para este final de semana nos lembra que nós amamos e adoramos um Deus
que fala, a um Deus que se comunica com o seu povo. Através de sua palavra ele instrui, ajuda,
conforta e consola o seu povo.
Abra sua Bíblia em 1 Sm 3.1-10. Vamos ler esse texto em conjunto:
“ 1 Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o Senhor. Naqueles dias poucas
mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras. 2 Certa noite Eli, já quase
cego, estava dormindo no seu quarto. 3 Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da
aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. 4 Então o Senhor Deus chamou: - Samuel,
Samuel! - Estou aqui! - respondeu ele. 5 Então correu para onde Eli estava e disse: - O senhor me
chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: - Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel
voltou. 6 Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava
Eli e disse: - O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: - Eu não chamei
você, filho. Volte para a cama. 7 Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia
falado com ele. 8 Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli
estava e disse: - O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor
quem estava chamando o menino 9 e ordenou: - Volte para a cama e, se ele chamar você outra
vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. 10
Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: - Samuel, Samuel! - Fala, pois o
teu servo está escutando! - respondeu Samuel”.
1) Deus havia calado
Nosso texto começa afirmando que “naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as
visões também eram muito raras” (1 Sm 3.1b). Usando um português mais fácil, o capítulo três
de Samuel começa dizendo que: “O Deus que sempre falava com o seu povo, já fazia algum
tempo que estava mudo; que o Deus que falava com o seu povo, já não falava mais”.
Você, amado(a) do Senhor, já teve, em algum momento de tua vida, a impressão de que Deus
estava mudo? Você orou, clamou, mas não viu nada acontecer? Voltou a orar, voltou a clamar,
mas a oração não passava do teto; não surtia efeito algum?
Quando a gente ora, clama, jejua... e nada acontece, a dúvida começa a ganhar força; a fé
começa a fraquejar; a luz do evangelho parece se apagar ante as trevas da dúvida. É por isso
que no Salmo 102 o salmista pede a Deus: “Não escondas de mim o teu rosto quando estou
atribulado”. E, ele faz este pedido, porque o silêncio de Deus, pode tornar insuportável a nossa
vida; pode até mesmo levar um filho/uma filha de Deus a pensar que pra ele/a não há mais
futuro.
2) O que faz com que Deus se cale?
Vou deixar que a Palavra de Deus responda esta pergunta. Em Isaías 59 lemos: “ 1 Vocês estão
pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e
não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas
maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda às suas orações” (Isaías
59.1-2).
O Profeta não era o porta voz entre Deus e as pessoas? Por que, então, Deus deixou de falar
com Eli? Ao lermos os versículos 11 a 21, veremos que o profeta de Deus, de nome Eli, que
deveria ser o esteio; que deveria dar o exemplo; que deveria estar animando o povo a partir da

Palavra, era, na verdade, um profeta corrupto, um profeta que fazia vista grossa ante as
atitudes erradas de seus filhos.
Queridos! Vocês querem que Deus ouça a oração de vocês? Vocês querem usufruir da bênçãos
de Deus? Querem que Deus abençoe sua família, seu trabalho? Então, confessem a Deus o
vosso pecado. Coloquem a vossa vida nas mãos do Senhor. Não escondam nada. Afinal, ele vê
tudo. Ele sabe tudo. Busquem ao Senhor em primeiro lugar, e todas as demais coisas, Ele há de
acrescentar (Sl 37.4-5); tenham a certeza de que todas as coisas, inclusive aqueles que, no
momento, nós não compreendemos, contribuem para o bem daqueles que amam a Deus
(Romanos 8.28), pois Ele quer o melhor para cada um de nós!
3) O que fez com que Deus voltasse a falar, depois de tanto tempo de silêncio?
Queridos! Deus havia se calado, devido a desobediência de Eli; bem como ao pouco caso que
ele fazia da vida errada que seus filhos estavam vivendo. Em 1 Samuel 2.35 Deus pronunciou
palavras de Juízo a Eli, ao dizer: “Escolherei para mim um sacerdote fiel, e ele fará tudo o que
eu quero. Darei a ele descendentes que sempre estarão a serviço do rei que eu escolher”.
Deus estava à procura de alguém que tivesse um coração puro; alguém que pudesse ser
profeta no lugar de Eli e sua família. Quando, naquela noite, Deus chamou Samuel, é claro que
Samuel achou que fosse Eli. Ele estava acostumado a obedecer, então ele se levantou
imediatamente. Isso aconteceu três vezes e, finalmente, Eli entendeu que Deus estava
tentando falar com o menino. Então ele disse a Samuel que quando ouvisse novamente aquela
voz, ele deveria responder: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” (1Samuel 3.9).
Queridos! Com este episódio temos algumas lições importantes para a nossa vida. Deus, quer
abençoar a vida de seus filhos. Ele promete estar presente todos os dias. Promete cuidar de
nós em todas as situações. No entanto, muitas pessoas já perderam a bênção de Deus, por não
fazer a vontade do Senhor. A bênção de muitas pessoas já foi passada adiante, como no caso
de Eli, porque não deram ouvidos à Palavra do Senhor.
Com essa passagem das Escrituras, Deus quer mostrar a mim e ti, como é importante estarmos
atentos à voz do Senhor! Como é importante, estarmos atentos àquilo que Deus quer falar a
nós! Muito sofrimento poderia ser evitado, se as pessoas ouvissem mais o que Deus está
falando; muitas família poderiam estar vivendo sob a bênção e o cuidado de Deus, se não se
recusassem a ouvir o instrução que Deus dá através de sua Palavra.
No tempo de Samuel, os profetas e os sacerdotes era mediadores entre Deus e as pessoas.
Hoje, não precisamos mais de mediadores. Hoje, eu e você podemos falar diretamente com
Deus. Podemos contar com a intercessão do Espírito Santo (que intercede por nós junto ao pai,
com gemidos inexprimíveis). Podemos contar com Jesus Cristo, que é o nosso Advogado junto
ao Pai. Ele nos defende das acusações do inimigo.
Na bíblia encontramos o registro das leis e da sabedoria de Deus. Por exemplo, no Evangelho
de João, capítulo 14, versículo 21 lemos: “- A pessoa que aceita e obedece aos meus
mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu
também a amarei e lhe mostrarei quem sou”.
4) Deus prova a nossa fé
Quando Deus falou com Samuel pela primeira vez, lhe deu uma tarefa para cumprir. Esta seria
como uma espécie de um teste. Leiam comigo 1 Samuel 3.11-18:

“E o Senhor disse: - Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que
ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. 12 Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a
respeito da família dele, do começo até o fim. 13 Eu lhe disse que ia castigar a sua família para
sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso,
mas não os fez parar. 14 Por isso, juro à família de Eli que nenhum * sacrifício ou oferta poderá
apagar o seu terrível pecado. 15 Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os
portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que
havia tido. 16 Mas Eli o chamou: - Samuel, meu filho! - Estou aqui! - respondeu ele. 17 - O que foi
que Deus lhe disse? - perguntou Eli. - Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente
se você não me contar tudo o que ele disse. 18 Então Samuel contou tudo, sem esconder nada”.
Querida comunidade! Samuel tinha um coração puro, mas Deus precisava prová-lo. E Samuel
passou no teste.
Deus também prova a minha e tua fé. Deus deu a sua Igreja a tarefa ser sua testemunha. É fácil
falar de Deus quando tudo vai bem. Quando nossos ouvintes são pessoas que andam no
caminho do Senhor e não lhes falta nada. Mas, Deus também nos envia a testemunhar para
aqueles que não querem ouvir; para aqueles que acham eu não precisam de Deus; Deus nos
envia a levar o evangelho para aqueles que se encontram á margem da sociedade; nos envia a
resgatar pessoas dos vícios, das drogas, da prostituição, ... Contudo, se Deus ocupa o primeiro
lugar em nossa vida, então, não será um fardo obedecer a Deus. Aliás, quanto mais rápido
obedecemos, maior será o resultado.
Ao lermos a história de Samuel na Bíblia, veremos que ele se manteve fiel até o final de sua
vida; veremos que ele sempre ouviu a voz de Deus. E Deus fez da vida dele uma bênção para
muitas pessoas. E sua oração em prol do povo, sempre foi ouvida por Deus.
Como vimos, o pecado nos separa de Deus. Se não estivermos dispostos a obedecer a Deus, e
a lutar com todas as nossas forças contra o pecado – nossa vida terá o mesmo destino que a
vida de Eli; isto é, deixaremos de experimentar da graça e da bênção de Deus em nossa vida.
Mas, se mantivermos nosso coração puro, podemos também ter um relacionamento bem
pessoal com Deus; poderemos ouvir a sua voz, e usufruirmos de suas bênçãos; além de sermos
cooperadores no reino de Deus – e nossa vida, se tornará bênção para muitas pessoas, pois
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6). Amém!
HINO
Nº 516 LCI – Por sua paternal bondade
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO
(proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 565 – LCI – Diaconia
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido Deus e Pai! Te agradecemos por este culto, pela tua presença em nosso meio, pelas
bênçãos derramadas sobre cada um de nós.. Te agradecemos pela palavra, pois ela nos
mostrou que tu és um Deus que fala; um Deus que se comunica com o teu povo; um Deus que
instrui o teu povo através de tua palavra. Dá-nos ouvidos abertos para ouvir a tua voz, assim
como Samuel ouviu. Dá-nos também um coração humilde, que esteja disposto a fazer o que
tua palavra nos instrui. Não permitas que nos desviemos de teu caminho e de teus propósitos.
Colocamos diante de ti todos aqueles e aquelas que completaram mais um ano de vida.
Pedimos que vás à frente de cada um para mostrar o caminho certo; que vás ao lado e por
detrás de cada um para proteger e guardar de todo perigo e de todo mal. Intercedemos por
todos aqueles que se encontram enfermos, em tratamento; intercedemos por aqueles que
estão aflitos, angustiados, por aqueles que estão passando por alguma situação difícil, ... Tu és
Senhor. Para ti não há impossível. Confiamos todos nossos queridos em tuas mãos e
antecipadamente agradecemos pelo teu amor e pelo teu cuidado. E, acima de tudo, pedimos
por todos que se encontram em alguma dificuldade, para que tu os segure bem firmes em tua
mão, para que jamais percam a esperança em Ti. Intercedemos ainda por todas as lideranças
de nossas comunidades e paroquia; intercedemos pela direção geral de nosso Igreja.
Intercedemos por todos aqueles e aquelas que se dedicam em levar o teu evangelho adiante.
Que todos cumpram com a sua função, dando honra e glória ao teu nome. Entregamos tudo
nas tuas mãos, na certeza de que tu ouves e atendes a nossa oração, conforme a tua santa
vontade que é o melhor para nós. E tudo mais que teríamos a pedir ou agradecer, resumimos
orando: Pai Nosso...
PAI NOSSO...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
BÊNÇÃO

Recebam a bênção do nosso Deus: “Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça
resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre
ti e te dê da sua eterna e da sua santa paz. Amém!
ENVIO
Vamos na paz do Senhor, tendo em nosso coração o firme propósito de ouvir a sua voz, para que
não venhamos a nos afastar de seu propósito. Amém!
CANTO FINAL
288 – LCI - Vem derrama a paz
Ou: Nº ____________________________________________________


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72014

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br