Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

2 Coríntios 6.1-13 - 4º Domingo Após Pentecostes - 20/06/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

20/06/2021

20/06/2021 – 4º Domingo Após Pentecostes
Pregação: 2 Coríntios 6.1-13; Leituras: Jó 38.1-11 * Salmo 107.1-3,23-32 * Marcos 4.35-41
Cor litúrgica: verde. Miss. Dulcenelda Schneider - Paróquia de Santarém - PARÁ


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia. Que alegria, podermos estar aqui reunidos, na casa de Deus, nós, Corpo de Cristo, Sua Igreja. Podemos ter certeza de que Ele nos acolhe nesta manhã. Que possamos todos sentir-se bem vindos sob a presença de Jesus.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
6 – Livro de Canto – Aqui você tem lugar
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nós estamos reunidos aqui em nome do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém O apóstolo Paulo escreveu: Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: Aba, Pai! Gálatas 4.6.
CANTO DE INVOCAÇÃO
3 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus amado Pai. Estamos reunidos em tua casa como um só corpo. Sabemos Pai que muitas vezes temos rejeitado o teu chamado, o teu ensino, temos deixado o nosso eu reinar satisfazendo a nossa carne. Reconhecemos Senhor que somos pecadores, pecamos em pensamentos, palavras e atitudes, tem misericórdia de nós Senhor, tem piedade, tem compaixão. Dá que possamos ser filhos e filhas corajosos no sentido de agradecer, louvar, servir e obedecer, a cada novo dia. Por Teu Filho que morreu pelos nossos pecados, nosso Senhor e Salvador que pedimos . Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa o seu pecado e de coração se arrepende ouve de Deus as palavras de perdão: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas aqueles que os confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13).


KYRIE
Depois do momento de confissão e perdão dos nossos pecados, pedimos a Deus por todas as pessoas que ainda não o conhecem, sofrem dores e necessidades também físicas. Pedimos também pela Palavra que ela possa se tornar conhecida em toda a humanidade. Cantemos: /: “Pelas dores deste mundo ó Senhor” :/ (56 – Livro de Canto)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Manifestemos Glória a Deus cantando juntos: Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Misericordioso Deus e Pai, que venceste o poder da morte, pela ressurreição de Jesus Cristo, teu Único Filho, e que desejas que cada um de nós testemunhe isto ao mundo através de palavras e ações, concede a cada um de nós fé e ilumina o nosso entendimento para que possamos olhar além túmulo, a fim de que nossos ouvidos e nosso coração percebam o que os nossos olhos não podem ver e as nossas mãos não podem tocar. Pedimos a Tua bênção em nome de Teu Filho amado, Jesus Cristo. Amem.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jó 38.1-11

2ª Leitura Bíblica: Salmo 107.1-3,23-32

3ª Leitura Bíblica: Marcos 4.35-41

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
520 – Livro de Canto – Reina em mim

PREGAÇÃO

2 Coríntios 6.1-13

Prezada comunidade!

Talvez estamos nos perguntando:
Como os crentes de Corinto podiam rejeitar a mensagem de Deus? Talvez estivessem duvidando de Paulo e de suas palavras, confusos pelos falsos ensinadores, que divulgavam uma mensagem diferente. As pessoas ouviam a mensagem de Deus, mas não permitiam que esta influenciasse sua vida. Com que frequência eu e você temos rejeitado a mensagem de Deus?
Deus oferece salvação à todas as pessoas. Muitas pessoas adiam uma decisão a favor de Cristo pensando que haverá uma ocasião melhor, mas podem facilmente, pensando assim, perder por completo a oportunidade. Não existe um tempo apropriado para receber o perdão de Deus como presente. Não permita que algo o impeça de vir a Cristo.
Em tudo o que fazia, Paulo sempre considerava o que suas ações comunicavam a respeito de Jesus Cristo. Se você crê em Cristo, é crente, tenha certeza que os incrédulos o observam todos os dias. Não deixe que suas ações descuidadas ou indisciplinadas tornem-se desculpas para que alguém rejeite a Cristo.
Que diferença faz em você, o conhecer a Jesus! Ele se importa conosco a despeito do que o mundo pensa a nosso respeito. Os cristãos não têm que ceder à opinião e à pressão do público no mundo. Paulo se manteve fiel a Deus, quer o povo o louvasse quer o caluniasse. Ele permanecia alegre e contente nas mais sérias dificuldades. Não deixe que as circunstâncias ou a expectativa das pessoas o controlem. Seja firme, mantenha-se verdadeiro para com Deus e se recuse a ser indulgente em relação aos padrões da vida do mundo.
Quando Paulo fala “”alarga-se o nosso coração” v.11, Paulo está falando sobre seus verdadeiros sentimentos por eles, revelando claramente quanto os amava. Os Coríntios estavam reagindo friamente às palavras de Paulo, mas o apóstolo lhes explicou que suas palavras severas vinha do amor que sentia por eles. É fácil reagir contra aqueles a quem Deus coloca acima de nós para liderar; porem em vez de agir assim, devemos aceitar suas exortações como um sinal de seu amor por nós. Precisamos de um coração aberto, e não de um coração fechado em relação a mensagem de Deus.
Concluindo,
O apóstolo Paulo neste texto faz um chamado a fidelidade. Ele chama atenção aos Coríntios para que não recebam em vão a graça de Deus. Ele pede as pessoas que sejam íntegros, que tenham paciência ao suportar as aflições que infelizmente vem em resultado da nossa fidelidade com Deus. Por causa do Evangelho as pessoas sofrem provações, algumas dificuldades.
Paulo se comporta como um pai amoroso que chama atenção, mas ele faz isso com carinho, ele espera compreensão e afeto por parte das pessoas com as quais ele tem um compromisso de amor e de cuidado especial.
Pela graça de Deus devemos viver em harmonia com todas as pessoas, cuidando em viver em harmonia acima de tudo com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus.
Que o nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre. Amem

HINO
462 – Livro de Canto – Vem Espírito divino
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a fé no verdadeiro, único, Senhor e Salvador, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
84 – Livro de Canto – – Te agradeço


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Senhor Deus, tu nos fizeste santos, porque nos escolhes-te, porque reabriste o caminho para ti. Faze-nos entender sempre melhor esta oferta e responder de acordo na nossa vida cotidiana. Senhor, tu nos fizeste santos; faze-nos agir como santos. Agradecemos-te pela tua Palavra, que nos é presenteada como testemunho vivo do teu grande amor por nós, e portanto, onde nós podemos em nossa vida terrena depositar toda a nossa confiança e esperança de que contigo somos mais que vencedores. Dirigimos a ti também neste momento para interceder em favor daqueles que listamos acima, ... Por todos aqueles que se sentem cansados e desanimados. Socorre-os e auxilia-os em nome de Jesus Cristo que nos ensinou a orar.

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

ENVIO
Confiantes, vão em paz e sirvam ao Senhor

CANTO FINAL
300 – Livro de Canto – – Deus vos guarde pelo seu poder.
 


Autor(a): Missionária Dulcenelda Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61762

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br